Powered by vBulletin

Melhorar rendimento motor Samurai EFI

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/05/2014, 15:31
    Marvin_CPS
    Nossa... Sério?! 5mm....

Poxa, tinha lida uma vez um kra falando q mudou pra .75 para ganhar algo de potencia no motor e ele bebia mais por isso....
    POis eh, não podemos confiar em tudo que lemos na internet, ainda mais coisas que não conhecemos! :putz:

Mas valeus a dica!
  • 25/05/2014, 20:10
    Nava
    Marvin, estive dando uma olhada em preparações de admissao e cabeçote e o pessoal consegue tirar até 20% a mais de potencia com alterações simples.
    Uma MI com admissao retrabalhada deve dar os resultados esperados, o q vc acha?
  • 26/05/2014, 13:47
    Marvin_CPS
    Nava,
    Entrando com uma MI e retrabalhando o cabeçote para baixar (e consequentemente aumentar a tx de compressão) vc vai ganhar alguma coisa sim... Não sei em que ordem, mas não arrisco dizer 20% não....

Acho que esse ganho seria em carro 1.8 (talvez), 2.0 pra cima..... Nos nossos motores 1.3 acredito que ganharia ai algo entre 7% a 10% no conjunto (ou seja, 10% de 63cv = 6cv)....

Mas tem q tomar cuidado com 2 pontos:
    1 - Consumo: apesar de melhorar o desempenho do motor, vc aumento o fluxo de ciclos do motor e faz com que ele beba mais com isso...
    2 - Temperatura: Aumento da temperatura do motor devido ao aumento da tx de compressão!

Qdo comprei meu samuca, o cabeçote dele era mexido (vulgo, rebaixado), e o bixão começou a esquentar demais na trilhas (tendo em vista que ele veio de blumenau que o clima era mais frio)... Tive que preencher com solda... Hj melhorou, mas ainda esquenta bem em dias muitos quentes (mas a ventoinha elétrica deu jeito nisso :)). Pode ser que o serviço foi mal feito ou a ECM não soube trabalhar com esse aumento da potencia, mas nunca fui atrás para saber!

Resumo: na teoria é pra funcionar! Rs.s
  • 26/05/2014, 22:55
    Nava
    Naaaaao....retrabalhar admissao e escape. o pessoal coloca o cabeçote na bancada e vai retrabalhando os dutos, camara de combustão, polindo, quebrando cantos etc....só com isso aumenta a velocidade e a capacidade do cabeçote respirar e sai dai a potencia. Arrancam 60cv de um motor de opala 6cc só com isso!
  • 27/05/2014, 10:09
    Nava
    Estive pesquisando que o pessoal de fora usa o pistão do vitara e aumenta a taxa de compressão de 9,5 para 10,2.
    Usando entrada de ar de baixa restrição, e comando 270 da low range, mais escapamento 3y, gera até 95cv no dyno.

Mais uma injeção MI deve ficar suficiente para o que queremos. Que acha?

Consegui as especificações do came de comando do 260, torque entre 1000 e 4000rpm. O 270 nao tem especificação e vai de 2200 a 5000rpm. Bom para uso diário.

Li bastante que não vale a pena usar bloco do vitara 1.6 pois ele é mais fraco que o do 1.3. Vi também que o motor do gti tem liga mais resistente e caso interessa rturbinar, esse é o bloco!
  • 27/05/2014, 20:38
    Marvin_CPS
    Nava,
    Nem tem como comparar motor de Opala 6CC com motor suzuki 1.3.....
    Em motor grande ganhar 60cv é coisa besta! Gorjeta de bêbado! rs.s.....

Se procurar por forum de corsa e gol, vai ver que em motor até 1.4 o ganho é em torno de 10%.. Não mais q isso... Seja retrabalhando cabeçote por polimento ou aumentando tx de compressão!

"Estive pesquisando que o pessoal de fora usa o pistão do vitara e aumenta a taxa de compressão de 9,5 para 10,2.
    Usando entrada de ar de baixa restrição, e comando 270 da low range, mais escapamento 3y, gera até 95cv no dyno.

Mais uma injeção MI deve ficar suficiente para o que queremos. Que acha?

Consegui as especificações do came de comando do 260, torque entre 1000 e 4000rpm. O 270 nao tem especificação e vai de 2200 a 5000rpm. Bom para uso diário.

Li bastante que não vale a pena usar bloco do vitara 1.6 pois ele é mais fraco que o do 1.3. Vi também que o motor do gti tem liga mais resistente e caso interessa rturbinar, esse é o bloco!"

Interessante a mistura de vitara com bloco de samuca.... Sabe como fica o vira e as bieletas?! Mantem-se originais?!
    So muda msm a cabeça do pistão para a do vitara?!

Realmente o 260 para trilha deve ficar muito bom!!!!
  • 30/05/2014, 00:07
    (BODY)
    Boa noite. meu nome é Rodrigo Guimarães (mais conhecido como BODY) sou mecânico, eu tenho um samurai 1994 com algumas mudanças. e gostaria de compartilha-las com vocês.
    no momento meu samurai está com o motor aberto para uma nova configuração. mas pra adiantar. meu samurai tem: freio a disco nas quatro rodas, direção hidráulica, eixo cardam de frontier, rodas de 8 polegadas com pneus BF A/T 235/75 R15 e um veneninho no motor original. cabeçote trabalhado e plainado 1 mm com válvulas de vitara, coletor de admissão de vitara, eletroventilador, escape dimensionado, eliminei a válvula EGR. agora estou fazendo mais umas mudanças. assim que testar eu aviso. um abraço 4x4 e Reduzido.
  • 30/05/2014, 14:32
    Marvin_CPS
    Body,
    Interessante essa sua aparição, rs.s!

Se pude traga boas novas pra nos, pois esse projeto que tem era o que eu e o Nava estavamos procurando....

Depois nos passe essa sua receita...

Meu samuca tb esta sem EGR agora, pois estou usando central programaval (Aspro RF4 da Hardware Car).

Abs,
  • 18/06/2014, 15:12
    Marvin_CPS
    Achei uma materia legal sobre polimento de cabeçote....

Nava, tem haver com a conversa de outro dia!

Pra quem tem interesse fica ai a dica!

"Essa questão sobre polir ou não dutos de admissão e escapamento em motores é realmente muito discutida. A principal razão desta discussão é o argumento de que o polimento seria prejudicial, pois levaria o escoamento a se tornar laminar, prejudicando a emulsificação do combustível (o ato de o combustível se misturar ao ar, de forma a perder a característica de gotinhas dispersas e passar a se comportar como um gás, compondo a mistura). E parece um argumento sólido.

Por outro lado, os defensores do polimento argumentam que ele torna o escoamento laminar, permitindo maior vazão. Mesmo com o desperdício de combustível pouco emulsificado, isso se justificaria pela possibilidade de contornar a perda de capacidade energética (devido à menor eficiência de queima de uma mistura pouco emulsificada), aumentando a quantidade de combustível na mistura. Isso aumenta -- em termos estatísticos -- a quantidade de combustível queimado, apesar do desperdício. Mas, quando o que se quer é potência, tudo é válido. Este parece também outro sólido argumento.

Tudo não passaria de uma questão de escolha entre ter mais potência, desperdiçando combustível, ou ter menos potência, com maior eficiência. O fato é que ambos os argumentos estão errados e essa discussão é, de certa forma, infundada e desnecessária.

Ambos estão errados porque são baseados em uma suposta laminaridade do escoamento no interior dos dutos de admissão do motor, mas isso está longe de ocorrer. O escoamento dento de um coletor é de alta velocidade em um duto com muitas curvas e acidentes -- borboletas, sensores, difusores. Além disso, é um escoamento pulsado, devido à abertura e fechamento das válvulas, ou seja, nem de longe tem chance de ser um escoamento tranqüilo, como é exigido para se formar um fluxo laminar.

Mas uma coisa é verdade: realmente são observados ganhos de potência quando se faz o polimento dos dutos, assim como é observado desperdício de combustível nesta prática. Então, como podem ser as conclusões corretas mas a argumentação errada?

As conclusões são baseadas em observações e medições, por isso estão corretas. Mas a explicação para o que é observado independe disso. Então cabe perguntar: qual a explicação real? O ganho de potência observado quando se faz o polimento dos dutos é devido ao aumento de seu diâmetro com o polimento. Mesmo um aumento discreto, de 1 mm ou 2 mm no diâmetro destes dutos, faz uma boa diferença na capacidade de fluxo. Como se vê, nada tem a ver com escoamento laminar.

Mas, se o escoamento não é laminar, então a emulsificação do combustível permanece normal: portanto, de onde vem a queda de eficiência que provoca o desperdício de combustível? Ou, por que os fabricantes não fazem logo os dutos polidos? Bem, os fabricantes utilizam o diâmetro dos dutos dimensionado conforme um compromisso entre as curvas de torque e potência e regimes de giros para aquele motor. Além disso, deixar as paredes dos dutos lisas seria caro e não teria função.

E mais -- e aí está a razão maior do desperdício de combustível: as rugosidades nas paredes dos dutos servem de trampolins para eventuais gotículas que tenham aderido à parede retornarem ao fluxo de mistura. Novamente, nada tem a ver com laminaridade do fluxo, mas provoca um desperdício de combustível, já que as gotas aderidas não chegarão à câmara no momento certo para queimar corretamente.

Outra componente da queda de eficiência é o aumento da quantidade e velocidade do fluxo (o motor ganha capacidade de giro), provocado pelos dutos de maior diâmetro -- todo escoamento mais rápido tem perdas maiores. No fim, chegou-se à mesma escolha: polir dutos e ter maior potência com maior desperdício, ou não polir e ter menor potência com mais eficiência.

Ao menos agora se sabem os reais motivos desta escolha. E fica liberado o preparador de ter que polir os dutos até parecerem espelhos. As ruguinhas do interior do coletor não fazem mal a ninguém e até ajudam -- o objetivo é aumentar o diâmetro dos dutos e não os deixar lisinhos."
  • 15/07/2014, 23:12
    Marvin_CPS
    4 Anexo(s)
    Bom, depois de algum tempo fora, vamos ao resultados das melhoras!

Instalação da Aspro RF4 - Concluida!
    Teste do motor com o novo sistema - Concluido!
    Aquisição de um Scanner para leituras melhoras do motor - Em andamento!
    Limpeza da eletrica antiga e arrumação do cofre do motor - A planejar!

Final de maio/2014 conclui a instalação da Aspro, fui obrigado a fazer uma limpeza geral na TBi, visto que a msm ainda mantém o controle de RPM (para o motor a quente) e aumento da aceleração (para o motor a frio) na mesma.

Na configuração atual, trabalhando com a solenoide eletrônica, o motor na primeira partida do dia, mantém a rotação a 1500rpm até os 55ºC, de 55º até os 85º/90º ele sobe no range de 800rpm até 1000rpm, para quando o motor esta quente (media de 94ºC considerado o ponto quente para acerto final da RPM). Adotei trabalhar com a rotação em torno de 1000rpm pois foi a melhor configuração que achei para controle da mesma ainda mais quando entra AC ou ventoinha elétrica do radiador (uso a de astra em segundo estagio apenas - FORTE!!). Com essa funções ligadas a RPM cai na casa dos 800/900rpm.

O teste da montagem foi feito numa viagem até a Serra da Canastra na semana passada!
    O samuca se comportou como esperado, não ferveu, na bebeu demais, nem deu zica de funcionamento!
    Para as altitudes e medias de temperatura da região da serra, o motor manteve media de temperatura na casa dos 80ºC na maior parte do tempo (mesmo em 4x4 H ou L) e RPM na casa dos 900rpm (principalmente devida a temperatura mais baixa do motor).

Media de consumo me agradou muito.
    Foram 4 abastecimentos conforme segue abaixo:
    1 - 370,0 km rodados / 48,0 litros / 7,7 km/l - pista de asfalto e terra, somente 4x2;
    2 - 292,0 km rodados / 43,5 litros / 6,7km/l - pista de asfalto 4x2 e terra 4x4L;
    3 - 242,6 km rodados / 36,0 litros / 6,7km/l - pista de terra 4x4L e 4x4H;
    4 - 281,0 km rodados / 30,6 litros / 9,2 km/l - pista de asfalto 4x2;

Total de 1185,6 km rodados / 158,1 litros / 7,5 km/l

Vale lembrar que meu tanque é de 60 litros, em inox, alteração feita em janeiro/2013.
    Fiz uma viagem ano passado em março/2103 até Ilha Bela/Ubatuba/Paraty. Nessa viagem minha melhor média de consumo tinha sido de 7,2km/l, e as estradas até o litoral são mais planas que as de minas cheias de serras!

Desta forma, adaptação aprovada! Não medi no dinamometro pois pra TBi mono não é o interessante!
    Quem sabe na fase II do projeto, com uma multiponto, farei melhores medições!

FASE I - Aprovada!

Seguem algumas fotos da adaptação do motor!
  • 15/07/2014, 23:17
    Marvin_CPS
    7 Anexo(s)
    Segue algumas fotos das viagem...
  • 21/08/2014, 12:20
    Cesinha_Valinhos
    Citação:

Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Segue algumas fotos das viagem...

Olá Marvin_CPS, como está?

Concluiu o "projeto"?

Voltei aqui ao tópico para ver como estava e descobri que este mundo é pequeno mesmo, principalmente quando se tem um 4X4..

Nós nos conhecemos na pousada na Serra da Canastra, lembra? Eu estava com um Tracker prata...

Vc foi me mostrar sua viatura e eu nem me toquei que já havíamos conversado aqui pelo tópico..rsrs

Mas é isso aí

Abraços e sucesso..
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:01.