Powered by vBulletin

Melhorar rendimento motor Samurai EFI

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/09/2013, 10:53
    marcusjal
    Apenas para confirmar: o coletor dos 93/95 é diferente sim dos 96/98! Na verdade toda a parte de injeção é diferente, inclusive o módulo e chicote. A sonda lambda também é diferente se não engano.

    Eu nunca vi o motor do jimny 98, mas eu suponho que o do samurai 96/98 seja o mesmo.
  • 12/09/2013, 11:10
    Cesinha_Valinhos
    Bom dia,

    É realmente tem que dar uma estudada pra ver quanto tempo e quanto custa tudo isso.

    Vc disse que o Swift tem mais de 100CV? caramba, não sabia... Então o "resto" do motor aguenta bem.. Tá parecendo GM151/GM250 que dá pra dobrar a potencia sem alterar nada na parte de baixo!!. rsrs

    Assim sendo, vc já pensou em um compressor volumétrico tipo o do antigo Fiesta Supercharger? Já que é pra ganhar só um pouco de potencia... Ou então uma turbinha pequena (pra encher rápido) e com uns 0,3 Kg de pressão...

    "Ideias, ideias, ideias...." rs

    Abraços
  • 12/09/2013, 11:57
    Marvin_CPS
    Marcusjal,
    Sim, o sistema muda msm, somente mantem o bloco...
    Veja que comparei os coletores com o Cesinha e já notamos as diferenças!
    Não procurei informações do motor do Jinmy, então não sei qual o bloco e sistema de injeção.


    Cesinha,
    Creio que os maiores custo nesse caso de usar as peças de corsa seria 3:
    - MO Mecanico / Torneiro
    - Flange de ligação bloco/coletor corsa
    - Central programavel (na faixa de R$900,00 a mais barata)

    Qto ao motor do swift, veja o relato abaixo (ele tem 100cv, não mais que isso):
    G13, quando relacionado a Samurai,/Suzukis, é só designação para quando existem
    peças equivalentes entre o G13A e G13BA. Samurai sai do 1.0 direto para o G13A
    G13A é o primeiro motor que equipou o samurai após o F10A que era 1000 65,5 x
    72 (bore x strole), mudando bore x stroke mudou o código do motor que pula de F
    para G.

    Muda então o bloco, Bore x Stroke (diametro do cilindro x deslocamento) = 74 x
    77 e usa taxa de compressao 8,9:1 (pistão cavado) carburados claro pela não
    existência ainda da injeção eletrônica.

    G13B é quando passa a ser Bore x Stroke de 74 x 75,5 Usa taxa de compressão
    8,9:1 (pistão cavado)
    G13BA quando a taxa de compressão muda para 9,5:1 (pistão plano) vai de 1993 a
    1999 aqui no Brasil e todos são injetados

    A diferença entre o motor do Samurai Helicoidal Injetado e o Feixe injetado
    está somente na injeção, melhoria de parâmetro para minimizar emissões
    atmosféricas. Na prática tem a mesma potência e torque, embora o Samurai
    helicoidal tenda a ser mais gastão pelo maior controle de gases de emissão.

    O Swift GTi, com aquelE motor bala, de 100cv, é praticamente o G13B com
    cabeçote 16v com duplo comando, pistão passa a ser plano para aumentar taxa de
    compressão (10,5:10) contanto ainda com ignição e eixo girabrequim diferente,
    este foi chamado de G13K, mas por ai vemos designado erradamente como G13B.
    Esse motor foi realmente um salto de G (h,i, j) para K.

    Qto a parte de ganhar cv usando turbo eu acho dificil, pois pelos relatos que já vi não existe kit especifico, e qdo se monta um o motor do samurai nunca responde bem, e acaba perdendo tempo e $$ demais. Ou seja, nunca vi turbo em motor original de samurai.. A não ser que o motor seja AP, rs.s....
    Em relação ao uso de supercharge (os famosos M24 de Fiesta com custo de R$900 em media) o uso é legal, mas o custo gira alto tb...
    Tem um amigo aqui do forum que colocou num vitara modificado (é o mauricioalan32 -http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim.html), lembro de ter lido em algum lugar que o custo final ficou na casa dos R$2.000,00 e teve de usar bico auxiliar, valvula de alivio, clamper, etc etc etc..
    A vtr ficou outra coisa nas retomadas, segundo ele disse, mas teve q limitar a pressão em 0,6kg pro motor não ratiar muito...

    O ruim de usar o superchager é que se perde o AC (no meu caso o samuca é metal top, logo se torra dentro no calor) e as polias são V e não Poli-V, o que prejudica um pouco o funcionamento da criança...

    Ainda optaria por melhorar o sistema de admissão antes de mexer com outras opções!

    Abs,
  • 12/09/2013, 12:27
    Fabil
    esse assunto aparece, some, volta, debate, some, volta, debate e no final das contas cai na MESMA CONCLUSAO....

    quem melhorar a performance de cavalaria do samurai??? o custo X beneficio imbativel ainda é colocar um motor VW AP e ponto final..

    dá p/ "envenenar" o motor original 1.3??? dá, vc pode importar comando de valvulas, colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI, turbinar, nitro e o diabo a quatro. mas na hora que coloca os CUSTOS $$$$ na ponta do lapis, adaptar um APzao sai mais barato e confiavel. simples assim
  • 12/09/2013, 12:44
    Cesinha_Valinhos
    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    esse assunto aparece, some, volta, debate, some, volta, debate e no final das contas cai na MESMA CONCLUSAO....

    quem melhorar a performance de cavalaria do samurai??? o custo X beneficio imbativel ainda é colocar um motor VW AP e ponto final..

    dá p/ "envenenar" o motor original 1.3??? dá, vc pode importar comando de valvulas, colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI, turbinar, nitro e o diabo a quatro. mas na hora que coloca os CUSTOS $$$$ na ponta do lapis, adaptar um APzao sai mais barato e confiavel. simples assim

    Boa tarde Fabil.

    Acompanho meio que à distancia o forum, e vejo que vc tem bastante experiencia nos Suzuki..

    Em citação anterior, neste mesmo tópico comentei rapidamente da semelhança dos 1.6 dos Vitara com os 1.3 dos Samurai, pelo menos aparente.

    Isso procede? Conhece alguém que já trocou o 1.3 pelo 1.6?

    Sem levar em consideração o custo x beneficio, vc acha que é possível sem grandes dificuldades?

    Abraços
  • 12/09/2013, 14:32
    Marvin_CPS
    Fabil,
    Não discordo de vc... O bom e velho AP sempre cai bem..
    Mas e pra quem não quer mudar de motor, quer fugir da MO de adpatação e BURROcracias do Detran, como faz?! Não tem jeito?! A solução vai ser sempre trocar o motor?!

    Não sei se mexer apenas na admissão do motor, com poucos peças e MO vai ser tão caro que o fato de trocar o motor compensa.. Aqui na regiao de SP tem AP na casa de R$1.800 a R$3.000, mais pelo menos R$2.000 de MO de um bom mecanico. Só ai já foram, no melhor dos casos, R$3.800,00...

    Não queria fazer um mega motor, so queria melhorar um pouco o rendimento do meu 1.3L EFi....
    Se fosse pra partir pro pau msm, tb não iria de AP, partiria logo pra ignorancia e iria de GM2.4... Mas ai são outros cavalinhos... rs.s....



    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    esse assunto aparece, some, volta, debate, some, volta, debate e no final das contas cai na MESMA CONCLUSAO....

    quem melhorar a performance de cavalaria do samurai??? o custo X beneficio imbativel ainda é colocar um motor VW AP e ponto final..

    dá p/ "envenenar" o motor original 1.3??? dá, vc pode importar comando de valvulas, colocar cabeçote e injeçao do Swift GTI, turbinar, nitro e o diabo a quatro. mas na hora que coloca os CUSTOS $$$$ na ponta do lapis, adaptar um APzao sai mais barato e confiavel. simples assim

  • 12/09/2013, 14:34
    Marvin_CPS
    1 Anexo(s)
    Cesinha,
    Já vi gente colocar motor 1.6 de Vitara, assim como o 2.0 de GV (este feito pela RC4x4 como na foto anexa).

    No samuca cabe muito bem os 4.3 V6 de Blazer, assim como os V8 smallblock como fazem os americanos...
    nos USA existem kit prontos para instalação desde 4cc, V6 e até V8.

    Mas lembrando, subindo muito o motor e não dosando o pé = quebra na certa!

    Abs,



    Citação:

    Postado originalmente por Cesinha_Valinhos Ver Post
    Boa tarde Fabil.

    Acompanho meio que à distancia o forum, e vejo que vc tem bastante experiencia nos Suzuki..

    Em citação anterior, neste mesmo tópico comentei rapidamente da semelhança dos 1.6 dos Vitara com os 1.3 dos Samurai, pelo menos aparente.

    Isso procede? Conhece alguém que já trocou o 1.3 pelo 1.6?

    Sem levar em consideração o custo x beneficio, vc acha que é possível sem grandes dificuldades?

    Abraços

  • 12/09/2013, 14:36
    Marvin_CPS
    Ta ai email da RC4x4 falando do samuc que tava na Fenajeep do ano passado.

    "...

    Eu particularmente não gosto de alterar a motorização, pois hoje em dia envolve muita eletrônica, mas neste caso o cliente quis fazer de qualquer jeito e compramos uma sucata de GranVItara 2.0 automático que foi transplantado pro Samurai. A MDO para este transplante ficou em R$ 4000,00.

    Neste carro foi colocado um kit de suspensão básico completo por R$ 7000,00 já inclusa MDO e 2 eixos reforçados com diferencial DANA 44 ao custo de R$ 13800,00 o dianteiro + 9000,00 o traseiro. Neste eixos já estavam inclusas homocinéticas reforçadas (garantia ilimitada) e semi eixos usinados aqui em 4340 com garantia de 1 ano + bloqueios elocker, etc...
    A direção hidrostática fica instalada por mais R$ 4500,00.

    Depois tem mais perfumaria, como:
    Fender flares instalados por R$ 1000,00
    Rockslider lateral R$ 850,00
    Gaiola Interna R$ 4000,00
    Pneus 37”x12,5 R17” trepador competition R$ 6000,00
    Rodas aro 17” co beadlocks feitas aqui R$ 3000,00

    Etc.
    Etc...

    Att,

    RC EQUIPAMENTOS 4x4"
  • 12/09/2013, 14:46
    Fabil
    Citação:

    Postado originalmente por Cesinha_Valinhos Ver Post
    Boa tarde Fabil.

    Acompanho meio que à distancia o forum, e vejo que vc tem bastante experiencia nos Suzuki..

    Em citação anterior, neste mesmo tópico comentei rapidamente da semelhança dos 1.6 dos Vitara com os 1.3 dos Samurai, pelo menos aparente.

    Isso procede? Conhece alguém que já trocou o 1.3 pelo 1.6?

    Sem levar em consideração o custo x beneficio, vc acha que é possível sem grandes dificuldades?

    Abraços


    é só aparente a semelhança... o padrao de furaçao do bloco do motor G16 ( vitara)é diferente do G13 ( samurai) logo vai ter que fazer flange p/ adaptar no cambio etc..etc...

    basicamente o mesmo trabalho que vc teria em adaptar um VW AP, porem optando pelo G16 vai continuar com um motor importado de manutençao muito mais cara que um AP.

    sem falar que o G16 tem apenas 79cv, enquanto que um AP 2.0 por exemplo te dá 116cv

    enfim, é possivel sim, mas pelo mesmo custo ( ou até menos) colocaria um AP .
  • 12/09/2013, 14:50
    Fabil
    Citação:

    Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Fabil,
    Não discordo de vc... O bom e velho AP sempre cai bem..
    Mas e pra quem não quer mudar de motor, quer fugir da MO de adpatação e BURROcracias do Detran, como faz?! Não tem jeito?! A solução vai ser sempre trocar o motor?!

    Não sei se mexer apenas na admissão do motor, com poucos peças e MO vai ser tão caro que o fato de trocar o motor compensa.. Aqui na regiao de SP tem AP na casa de R$1.800 a R$3.000, mais pelo menos R$2.000 de MO de um bom mecanico. Só ai já foram, no melhor dos casos, R$3.800,00...

    Não queria fazer um mega motor, so queria melhorar um pouco o rendimento do meu 1.3L EFi....
    Se fosse pra partir pro pau msm, tb não iria de AP, partiria logo pra ignorancia e iria de GM2.4... Mas ai são outros cavalinhos... rs.s....


    se vc nao se preocupa com o custo$$$ e quer ficar livre da burocracia/adaptaçao p/ ganhar 10~20 pangarés vai fundo... mete uma injeçao MI e cabeçote de Swift GTI. é o maximo que vc poderá fazer pelo G13 aspirado.

    depois vc nos conta como ficou o "Custo x Pangarés" :mrgreen:

    T+
  • 12/09/2013, 15:48
    Marvin_CPS
    Fabil,
    Não seria o fato de me preocupar com o custo, isso me preocupa sim...
    Mas acho que a mudança de motor seria trabalhosa do mesmo jeito, senão mais cara.

    Eu pensei em mudar o motor do meu sim, inclusive tive proposta de colocar um motor AT1.6 de Golf aos custo de R$2.500 o motor completo com ECM original e mais R$2.000pra MO de mecânica de adaptação. Sem falar nos custos de Detran, que morreriam facil uns R$500,00 (so taxa de doc é R$247,00 aqui em SP).

    Achei caro demais....
  • 12/09/2013, 15:50
    Marvin_CPS
    Cesinha,
    Olha esse video que achei.. Além do kra injetar o samuca (veja como o cofre ficou livre dos 500 mil sensores do motor original) o kra turbinou e conseguiu tirar nda menos que 120cv do motorzinho....
    Bem interessante....

    Pelo visto primeira visão pensei que o kra tinha usado o coletor original do samurai, mas quando chega em 1 min do video que ele mostra a parte de tras do coletor, veja que não foi original... Comparei com as fotos que temos aqui e a parte de tras do coletor não bate com nenhum dos nossos... Me parece que foi um híbrido de algum veiculo...

    suzuki samurai 1300 turbo ie. - YouTube
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:32.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy