Powered by vBulletin

Acionamento do 4x4 do Grand Vitara / Tracker

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/06/2013, 14:09
    Angelo RJ
    Obrigado pelas respostas. Só ficou uma dúvida:

Andando com o carro normalmente, no asfalto ou num local onde não é preciso acionar a tração, em qual posição o cambio da tração tem que estar colocado ?

valeu !
  • 15/06/2013, 18:53
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por Erick_Chibanca Ver Post
    nem em estrada de terra?

Estrada de terra = baixa aderência = pode usar sem medo.
  • 15/06/2013, 18:55
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Obrigado pelas respostas. Só ficou uma dúvida:

Andando com o carro normalmente, no asfalto ou num local onde não é preciso acionar a tração, em qual posição o cambio da tração tem que estar colocado ?

valeu !

Na posição 4x2 (2H)
  • 12/09/2013, 13:20
    Telêmaco
    1 Anexo(s)
    O problema do conjunto compressor Acionador do 4x4 pode ser na alimentação elétrica.
    Caros!
    Gostaria de compartilhar uma experiência que ocorreu comigo em relação ao acionador da 4x4 da TRACKER 2008. Fiz todos os procedimentos de manutenção da bomba de acionamento citados pelo colega mas o problema ainda persistia. Então resolvi analisar mais detalhadamente o problema que só descobri quando comprei o manômetro e instalei na linha de pressão: 1 - o tempo para acender a lampada do 4x4 é exatamente o tempo para encher a linha de pressão para o diferencial até o botão interno atuar com a pressão de 4 a 7 libras, no meu caso, exatos 4,5 mca. 2 - Se houver qualquer vazamento a pressão cai gradativamente conforme a severidade do mesmo. Mas percebi que quando acelerava a minha tracker a pressão caia a zero quase que instantaneamente e depois voltava a pressurizar, mas na rampa retirando a lancha da água, o estrago estava feito pq o diferencial dianteiro desacoplava e fazia o tranco característico que enlouquece qualquer jipeiro:shock:... 3 - Conclui o seguinte: se a pressão cai bruscamente é porque a linha de alimentação 12V do conjunto está com problemas porque a única justificativa para essa queda brusca da pressão é a desenergização do solenoide que libera o ar. Verificando então essa linha achei o problema: Há 2 anos tive um outro problema de quebra do suporte do focinho que por sua vez danificou um pedaço da caixa seca do câmbio os conjuntos tiveram que ser retirados para reparos, trocados por focinho de ferro bla bla bla. Ocorre que o mecânico ao reparar a tcase, deve ter quebrado o conector do 4x4 e fez uma emenda apenas torcendo os fios e conectando novamente. Mas com o tempo, essa emenda folgou com as trepidações das estradas e provocou a intermitência do acionamento do 4x4 que foi ficando paulatinamente cada vez mais frequente. Consegui arrumar eu mesmo o problema abrindo a abertura do câmbio por cima e colocando outro conector e refazendo as conexões soldando tudo conforme manda o figurino. Resultado: Show. O acoplamento agora está sendo feito da forma correta e a luz da tração não apaga mais ou seja tudo funcionando. Segue a Foto mostrando o local entre os bancos por onde fiz o serviço.
  • 07/10/2013, 11:03
    PFernando
    O meu sistema também não esta acoplando o diferencial, acho que é algum problema elétrico, que aconteceu quando foi consertado o coletor de descarga. Alguém tem o esquema de como seguir o circuito desde o conector da tcase? Vi que o cabo tem três pinos. Tava pensando em curto circuitar o conector pra ver se o comando tá indo, depois tentar retirar o contato da tcase (precisa tirar o óleo para soltar o conector?). Se alguém tiver algum detalhe deste circuito completo favor enviar. Obrigado.
  • 07/10/2013, 19:33
    Executor
    Oi PFernando!
    Melhor usar um multimetro pra testar o circuito, custa coisa de 15 pratas um xingling que atende bem. Foi fazendo curto no sistema que o bendito dono anterior da minha viatura fritou uma trilha na placa do compressor. Lógico que vc está falando no curto do termial sem o compressor, mas nunca se sabe...
    Se não tiver chegando corrente no terminal pode ser a cebola da tcase ou algum fusível.. um dos problemas que ocorreu no meu (fora a trilha queimada do compressor) foi um fio partido na cebola, neste caso não precisei retirá-la para fazer o reparo, mas creio que não seja necessário baixar o óleo pra fazer isso.

Um abraço!
  • 12/11/2013, 10:02
    PFernando
    Citação:

Postado originalmente por Executor Ver Post
    Oi PFernando!
    Melhor usar um multimetro pra testar o circuito, custa coisa de 15 pratas um xingling que atende bem. Foi fazendo curto no sistema que o bendito dono anterior da minha viatura fritou uma trilha na placa do compressor. Lógico que vc está falando no curto do termial sem o compressor, mas nunca se sabe...
    Se não tiver chegando corrente no terminal pode ser a cebola da tcase ou algum fusível.. um dos problemas que ocorreu no meu (fora a trilha queimada do compressor) foi um fio partido na cebola, neste caso não precisei retirá-la para fazer o reparo, mas creio que não seja necessário baixar o óleo pra fazer isso.

Um abraço!

Dei uma olhada no circuito elétrico e percebi que a bombinha está funcionando. Ela liga, passa um tempo (próximo aos 10 segundos citados) e não acende a luz do 4x4. Alguém tem o esquema das linhas de pressão para seguir. Se eu entendi, teria que desconectar a linha que vai para o diferencial e colocar um pressostato. Se atingir algo próximo a 6psi então o problema é interno ao diferencial.
    Outra coisa. A mangueira da tomada de ar está livre. Esta tomada de ar tem algum filtro ou é assim mesmo?
    Obrigado.
  • 20/11/2013, 23:46
    mfjunior
    Citação:

Postado originalmente por PFernando Ver Post
    Dei uma olhada no circuito elétrico e percebi que a bombinha está funcionando. Ela liga, passa um tempo (próximo aos 10 segundos citados) e não acende a luz do 4x4. Alguém tem o esquema das linhas de pressão para seguir. Se eu entendi, teria que desconectar a linha que vai para o diferencial e colocar um pressostato. Se atingir algo próximo a 6psi então o problema é interno ao diferencial.
    Outra coisa. A mangueira da tomada de ar está livre. Esta tomada de ar tem algum filtro ou é assim mesmo?
    Obrigado.

O meu parou de funcionar hoje...
  • 21/11/2013, 09:47
    uvantuil
    Acompanhando o topico. Ganhando conhecimento
  • 19/01/2014, 18:52
    Dataguga
    Gostei muito de transformar para acionamento mecanico!

No caso a roda livre será instalada no cubo da roda??

Poderiam postar como fizeram, ou onde fizeram? tenho interesse

Obrigado
  • 19/01/2014, 19:04
    Sergio c
    Muito bom esse tópico....
  • 21/01/2014, 15:46
    Rafa_Marques
    Pessoal, pegando carona neste topico, comprei meu Tracker a pouco tempo, fui testar a tração 4x4, a luz no painel acendeu e senti o carro puxar com as 4 rodas, mas faz um estalo principalmente do lado esquerdo. entrando em baixo do carro vi que a coifa da homocinetica esta rasgada. Acredito que vou ter que trocar a homocinetica, existe alguma de outro carro que posso usar?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:14.