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Tópico: F 75 spoa

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de aareal
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Não tenho dúvida de que o seu problema consiste no segunte: Quando o mecânico foi soldar as novas bases para apoio dos feixes de mola ele fez com que o diferencial ficasse olhando para a caixa de transferencia, o que é errado, na verdade essa é uma técnica para que o cardã consiga rodar e vc não quebre os yoques... enfim... SPOAr não é fácil... vc nota que nos munhões onde pega a barra da direção que une as duas rodas, eles estão olhado pra baixo, é exatamente isso que faz com que seu jeep tenha o shimmy, e isso não tem jeito até vc reparar... em relação a caixa de direção, é preferível que vc ligue esta a roda mais distante, mas quando essa barra fica muito inclinada, no seu caso, que fez um suporte superior para a mesma, não tem necessidade...

    Para resolver seu problema: primeiro tem que procurar um profissional que entenda ou que vc diga cada passo a fazer, pois se for na cabeça do mecânico, pode se dar mau, como está agora (sem querer tirar o mérito do seu meca, pois não o conheço), então o serviço básico a fazer é o seguinte, calcular quanto o seu diferencial deverá ficar olhando para a caixa de transferencia (reduzida), feito isso, deve gabaritar para poder soltar as duas cabeças dos munhões, normalmente a turma corta e solda novamente, é uma opção, mas pra isso tem que desmontar todo o eixo para soldar no torno (na minha opinião, senão pode ficar torto), ou seja vc pode até colocar o diferencial de cabeça pra baixo, mas os munhões vc tem que deixar na posição original, senão dá shimmy... existe um tópico dizendo quanto é o ângulo do caster (se não me engano), e como medir...
    Uma solução mais simples e barata pra vc (caso não queira enfrentar esse problema de frente e resolver logo), é voltar para o que tava antes, pois pelo que vi naõ foi retirado as bases antigas dos feixes!!!

    Abraços e boa sorte...

    Pablo
    Pablo,

    A questão da barra de direção não é só a inclinação, mas também o comprimento da mesma, pois quanto mais curta, mais bumpsteer.

    Além disso, no caso da VW, por ser pinhão e cremalheira, quando a suspensão abrir ou fechar muito, vai forçar demais a ponta da cremalheira verticalmente, o que sempre causa a quebra do corpo da caixa de direção. Se for usar o jeep somente para ir pro shopping pode até durar, mas se for fazer trilhas mais pesadas, vai trocar uma caixa por mês.

    Já o problema da bola do diferencial, o correto é que as saídas da T-Case estejam paralelas as saídas dos diferenciais, no mesmo angulo, pois a velocidade dos cardans não são constantes e uma cruzeta anula a vibração gerada pela outra. Desta forma, devem estar no mesmo angulo. Quanto maior a diferença, maiores vibrações.

    Abs,

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Vulczak Ver Post
    Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.

    Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
    Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
    Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....


    PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?

    Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?

    Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!

    Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!

    Att,
    tem que cortar a solda das pontas da carcaça do diferencial e girar os munhões

  • #3
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    Bumpsteer, no português claro, é o que acontece quando vc passa em um buraco ou a suspensão abre ou fecha e causa movimento no volante ( que se vc der mole arranca o dedão fora)...rsrsrs

  • #4
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    Bumpsteer

    Fiz um desenho bem ruinzinho pra te explicar o que estou falando:

    As figuras 1 e 2 ilustram o que ocorre com uma barra de menor comprimento, sendo a 2 quando se abre a suspensão. Note que a barra ficou curta. Então o que acontece? Ela "puxa a caixa de direção" o que causa movimento no volante: BUMPSTEER.

    Nas figuras 3 e 4 ocorre o mesmo, porém com uma barra mais longa. Note que quando se abre a suspensão, a barra ficou curta também (óbvio, é geometria!!), mas como a variação de seu angulo é menor, o bumpsteer é amenizado.

    Por isso que sempre é melhor ligar a caixa a roda mais longe dela.

    Note que quando a suspensão abre, a barra "puxa" a caixa de direção para a direita (no caso) e para baixo. No caso da VW, que não foi projetada para esforços verticais, ocorre alto índice de quebra.

    Uma solução que vi aqui no forum é criar guias bem parrudas para a cremalheira para evitar esforços verticais na caixa, mas acho mais prático e melhor usar uma caixa de direção com pitman.

    Abs,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F 75 spoa-bumpsteer.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
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    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Fiz um desenho bem ruinzinho pra te explicar o que estou falando:

    As figuras 1 e 2 ilustram o que ocorre com uma barra de menor comprimento, sendo a 2 quando se abre a suspensão. Note que a barra ficou curta. Então o que acontece? Ela "puxa a caixa de direção" o que causa movimento no volante: BUMPSTEER.

    Nas figuras 3 e 4 ocorre o mesmo, porém com uma barra mais longa. Note que quando se abre a suspensão, a barra ficou curta também (óbvio, é geometria!!), mas como a variação de seu angulo é menor, o bumpsteer é amenizado.

    Por isso que sempre é melhor ligar a caixa a roda mais longe dela.

    Note que quando a suspensão abre, a barra "puxa" a caixa de direção para a direita (no caso) e para baixo. No caso da VW, que não foi projetada para esforços verticais, ocorre alto índice de quebra.

    Uma solução que vi aqui no forum é criar guias bem parrudas para a cremalheira para evitar esforços verticais na caixa, mas acho mais prático e melhor usar uma caixa de direção com pitman.

    Abs,
    Muito bom .... eu tenho isso aí de sobra no meu jeep.... uso caixa de passat, então saem dois braços, nunca pega alinhamento, pois quando está baixo tá aberto, quando está alto tá fechado... enfim... to trocando a caixa por uma hidráulica do santana... e vou amenizar isso!!!

    Abração!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #6
    Usuário Avatar de aareal
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    Cara, já que vai trocar, coloca uma de opala.....

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Cara, já que vai trocar, coloca uma de opala.....
    É... verei, pois comprei um kit de direção do VW pela net (olha a merd*), quando chegou a caixa estava travada e quebrada um suporte... então, instalei a bomba e só, a caixa eu dei como perdida, então posso tentar fazer um jogo, só me resta ver a adaptação, pois não gosto daquele trambolho na frente e se tiver que ter aquilo, desisto... aí vai a de VW, mesmo com as desvantagens!!!

    Abração!

    Pablo
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  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    O Cáster está positivo, o que acontece? simples as rodas que foram projetada para girar sobre o solo, passara a TOMBAR de um lado para o outro o que vai tornar a viatura simplesmente inguiável, indirigível, indomável, etc...
    Mais uma vez o SPOA, que é uma bela solução de suspensão por sinal, leva a culpa, por conta de serviço mal realizado de mexânicos fuçadores...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...oa-em-cjs.html (SPOA em CJs)

    imprime esse tópico aqui e leva pro "profissionau" que fez o "selvisse"


    []´ spoados e sem qualquer problema de dirigibilidade
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #9
    Usuário Avatar de Vulczak
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    Feixe molas f75

    (primeiramente gostaria de agradecer as pessoas que tem colaborado comigo - outros posts e tópicos-, dando dicas de como proceder para "levantar" minha viatura!! muito obrigado)

    Bem, agora a questão é as molas...

    Após SPOa, observei que a F ficou mas dura, etc...

    Isso é em função da calibragem das molas ou do número de lâminas...

    Dá pra deixar mais macia? Posso tirar umas lâminas? Se sim, quais devo retirar?

    Valew

    Att

  • #10
    Usuário Avatar de Vulczak
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    Amortecedor f75 após spoa?

    Olá...

    Estou com dúvida com relação aos amortecedores para a F após SPOA?

    Mas a distância entre os suportes do amortecedores dianteiros, agora estão em 32-33cm aproximadamente, qual amortecedor fica melhor?

    Os da Ranger/97 ou Rancho dá para colocar com essa distância entre os suportes?

    valew

  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Mudou o tamanho dos jumelos? o que mudou do spua (original) para o spoa, amortecedores (vc. falou que puseram de fusca), as nolas são as mesmas que usava antes? mexeu nos suportes de mola? qual a inclinação do jumelo?
    A suspensão foi projetada para funcionar com molas e amortecedores de f-75, e não com nada de fusca, tente amortecedores de f-75 é só fazer novos suportes, ou mais embaixo no eixo, o mais em cima no chassis, ou um pouquinho dos dois, não tem segredo, leu o tópico sobre spoa?
    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #12
    Usuário Avatar de Vulczak
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    Mudou o tamanho dos jumelos? o que mudou do spua (original) para o spoa, amortecedores (vc. falou que puseram de fusca), as nolas são as mesmas que usava antes? mexeu nos suportes de mola? qual a inclinação do jumelo?
    A suspensão foi projetada para funcionar com molas e amortecedores de f-75, e não com nada de fusca, tente amortecedores de f-75 é só fazer novos suportes, ou mais embaixo no eixo, o mais em cima no chassis, ou um pouquinho dos dois, não tem segredo, leu o tópico sobre spoa?
    []´s
    Olá...

    Então... apenas passei as molas por cimas do eixo. Em função disso, diminui a distância entre os suportes do amortecedor (atualmente está: +/- 32cm na dianteira e +/- 48 na traseira - estas são as distâncias entre os pinos/suporte amortecedores)

    Na frente, se eu passar com "vontade" em uma lombada os amortecedores "batem no fundo" na dianteira. Além disso, a pick up ficou mais dura do que era, acho que devo tirar algumas molas pelo que andei lendo.

    O conjunto é todo original agora.
    Antes tinha colocado os amortecedores do fusca em função do tamanho, mas batiam no fundo, dae arqueei as molas mais um pouco, e voltei com os amortecedores originais (que não estão lá estas coisas também, são bem velhos)!

    Mas estou com receio de tirar molas, e se for tirar, a qual devo tirar?
    Em relação aos amortecedores, li que os turbogás são melhores (ranger, s10, etc) mas para a distância que tenho entre pinos, eles darão certo?

    Abços

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