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Tópico: F 75 spoa

  • #25
    Usuário Avatar de Vulczak
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    Citação Postado originalmente por Vulczak Ver Post
    Obrigado Sr. Antônio!
    Seguinte: EStou anexando as fotos...
    Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.

    Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
    Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
    Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....


    PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?

    Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?

    Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!

    Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!

    Att,

  • #26
    Usuário Avatar de Vulczak
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    30/05/2013
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    Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.

    Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
    Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
    Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....


    PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?

    Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?

    Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!

    Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!

    Att,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F 75 spoa-foto0428.jpg   F 75 spoa-foto0434.jpg   F 75 spoa-foto0430.jpg   F 75 spoa-foto0431.jpg  

  • #27
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    Aparentemente o mecânico mudou a inclinação do eixo todo para alinhar a cruzeta dá para perceber bem na foto 4, eu na tua situação primeiro voltava o eixo na inclinação original pois é o mais facil principalmente porque o mecânico deixou as sapatas originais no eixo, retira as sapatas de cima alinha o diferencial com um nivel de bolha (de pedreiro) pelas sapatas originais e solda as sapatas de cima pelo nível, acaba o problema do shimmy e a barra de direção também vai afastar das molas, quanto ao alinhamento das cruzetas fiz SPOA em duas rurais e não mexi na inclinação dos diferenciais (fiz como descrevi com o nível) e as cruzetas trabalham normal é preciso esmerilhar um pouco a flange das cruzetas para dar um pouco mais de ângulo tanto nas do cardã como na da reduzida e apenas nas do diferencial dianteiro devido ao comprimento do cardã, agora outra dica é a do Diogo quanto a caixa VW sugiro a troca por uma caixa mais robusta principalmente pelo tamanho dos pneus.

  • #28
    Usuário Avatar de Vulczak
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    Vou fazer isso!!!
    A caixa vai ter de esperar um pouco, mas creio que não tenha problemas, pois não farei trilhas!!! Só passeios!

    Mais uma vez obrigado!

  • #29
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    Direção e Geometria

    Citação Postado originalmente por Vulczak Ver Post
    Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.

    Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
    Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
    Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....


    PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?

    Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?

    Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!

    Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!

    Att,

    Meu camarada,

    Existem 2 tópicos de trocentas páginas e muito explicativos, um sobre o SPOA e outro sobre as diferenças de instalação de direção VW.

    Sugiro a leitura destes tópicos antes de fazer qualquer coisa, mas, já adianto que deve corrigir/verificar o seguinte:

    1-Ângulo de Cáster / Inclinação da saída do cardan dianteiro
    2-Verificar, reforçar ou REFAZER seu highsteer
    3-Fazer a ligação da caixa de direção a roda mais distante, por causa do bumpsteer e pq mais cedo ou mais tarde, desta forma vai quebrar. Eu não sou fan de caixa VW em jeep, mas da forma correta dá para utilizar.

    Abs,

  • #30
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Vulczak Ver Post
    Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.

    Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
    Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
    Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....


    PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?

    Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?

    Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!

    Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!

    Att,
    Não tenho dúvida de que o seu problema consiste no segunte: Quando o mecânico foi soldar as novas bases para apoio dos feixes de mola ele fez com que o diferencial ficasse olhando para a caixa de transferencia, o que é errado, na verdade essa é uma técnica para que o cardã consiga rodar e vc não quebre os yoques... enfim... SPOAr não é fácil... vc nota que nos munhões onde pega a barra da direção que une as duas rodas, eles estão olhado pra baixo, é exatamente isso que faz com que seu jeep tenha o shimmy, e isso não tem jeito até vc reparar... em relação a caixa de direção, é preferível que vc ligue esta a roda mais distante, mas quando essa barra fica muito inclinada, no seu caso, que fez um suporte superior para a mesma, não tem necessidade...

    Para resolver seu problema: primeiro tem que procurar um profissional que entenda ou que vc diga cada passo a fazer, pois se for na cabeça do mecânico, pode se dar mau, como está agora (sem querer tirar o mérito do seu meca, pois não o conheço), então o serviço básico a fazer é o seguinte, calcular quanto o seu diferencial deverá ficar olhando para a caixa de transferencia (reduzida), feito isso, deve gabaritar para poder soltar as duas cabeças dos munhões, normalmente a turma corta e solda novamente, é uma opção, mas pra isso tem que desmontar todo o eixo para soldar no torno (na minha opinião, senão pode ficar torto), ou seja vc pode até colocar o diferencial de cabeça pra baixo, mas os munhões vc tem que deixar na posição original, senão dá shimmy... existe um tópico dizendo quanto é o ângulo do caster (se não me engano), e como medir...
    Uma solução mais simples e barata pra vc (caso não queira enfrentar esse problema de frente e resolver logo), é voltar para o que tava antes, pois pelo que vi naõ foi retirado as bases antigas dos feixes!!!

    Abraços e boa sorte...

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #31
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Não tenho dúvida de que o seu problema consiste no segunte: Quando o mecânico foi soldar as novas bases para apoio dos feixes de mola ele fez com que o diferencial ficasse olhando para a caixa de transferencia, o que é errado, na verdade essa é uma técnica para que o cardã consiga rodar e vc não quebre os yoques... enfim... SPOAr não é fácil... vc nota que nos munhões onde pega a barra da direção que une as duas rodas, eles estão olhado pra baixo, é exatamente isso que faz com que seu jeep tenha o shimmy, e isso não tem jeito até vc reparar... em relação a caixa de direção, é preferível que vc ligue esta a roda mais distante, mas quando essa barra fica muito inclinada, no seu caso, que fez um suporte superior para a mesma, não tem necessidade...

    Para resolver seu problema: primeiro tem que procurar um profissional que entenda ou que vc diga cada passo a fazer, pois se for na cabeça do mecânico, pode se dar mau, como está agora (sem querer tirar o mérito do seu meca, pois não o conheço), então o serviço básico a fazer é o seguinte, calcular quanto o seu diferencial deverá ficar olhando para a caixa de transferencia (reduzida), feito isso, deve gabaritar para poder soltar as duas cabeças dos munhões, normalmente a turma corta e solda novamente, é uma opção, mas pra isso tem que desmontar todo o eixo para soldar no torno (na minha opinião, senão pode ficar torto), ou seja vc pode até colocar o diferencial de cabeça pra baixo, mas os munhões vc tem que deixar na posição original, senão dá shimmy... existe um tópico dizendo quanto é o ângulo do caster (se não me engano), e como medir...
    Uma solução mais simples e barata pra vc (caso não queira enfrentar esse problema de frente e resolver logo), é voltar para o que tava antes, pois pelo que vi naõ foi retirado as bases antigas dos feixes!!!

    Abraços e boa sorte...

    Pablo
    Pablo,

    A questão da barra de direção não é só a inclinação, mas também o comprimento da mesma, pois quanto mais curta, mais bumpsteer.

    Além disso, no caso da VW, por ser pinhão e cremalheira, quando a suspensão abrir ou fechar muito, vai forçar demais a ponta da cremalheira verticalmente, o que sempre causa a quebra do corpo da caixa de direção. Se for usar o jeep somente para ir pro shopping pode até durar, mas se for fazer trilhas mais pesadas, vai trocar uma caixa por mês.

    Já o problema da bola do diferencial, o correto é que as saídas da T-Case estejam paralelas as saídas dos diferenciais, no mesmo angulo, pois a velocidade dos cardans não são constantes e uma cruzeta anula a vibração gerada pela outra. Desta forma, devem estar no mesmo angulo. Quanto maior a diferença, maiores vibrações.

    Abs,

  • #32
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Pablo,

    A questão da barra de direção não é só a inclinação, mas também o comprimento da mesma, pois quanto mais curta, mais bumpsteer.

    Além disso, no caso da VW, por ser pinhão e cremalheira, quando a suspensão abrir ou fechar muito, vai forçar demais a ponta da cremalheira verticalmente, o que sempre causa a quebra do corpo da caixa de direção. Se for usar o jeep somente para ir pro shopping pode até durar, mas se for fazer trilhas mais pesadas, vai trocar uma caixa por mês.

    Já o problema da bola do diferencial, o correto é que as saídas da T-Case estejam paralelas as saídas dos diferenciais, no mesmo angulo, pois a velocidade dos cardans não são constantes e uma cruzeta anula a vibração gerada pela outra. Desta forma, devem estar no mesmo angulo. Quanto maior a diferença, maiores vibrações.

    Abs,
    Perfeito... eu não sabia desse detalhe da distância (só não entendi ainda porque, mas deixa pra lá) pois não sei o que é bumpsteer!!!

    Abração... vamos errando que pra quando eu for colocar a minha, colocar certo!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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  • #33
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    Bumpsteer, no português claro, é o que acontece quando vc passa em um buraco ou a suspensão abre ou fecha e causa movimento no volante ( que se vc der mole arranca o dedão fora)...rsrsrs

  • #34
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    Bumpsteer

    Fiz um desenho bem ruinzinho pra te explicar o que estou falando:

    As figuras 1 e 2 ilustram o que ocorre com uma barra de menor comprimento, sendo a 2 quando se abre a suspensão. Note que a barra ficou curta. Então o que acontece? Ela "puxa a caixa de direção" o que causa movimento no volante: BUMPSTEER.

    Nas figuras 3 e 4 ocorre o mesmo, porém com uma barra mais longa. Note que quando se abre a suspensão, a barra ficou curta também (óbvio, é geometria!!), mas como a variação de seu angulo é menor, o bumpsteer é amenizado.

    Por isso que sempre é melhor ligar a caixa a roda mais longe dela.

    Note que quando a suspensão abre, a barra "puxa" a caixa de direção para a direita (no caso) e para baixo. No caso da VW, que não foi projetada para esforços verticais, ocorre alto índice de quebra.

    Uma solução que vi aqui no forum é criar guias bem parrudas para a cremalheira para evitar esforços verticais na caixa, mas acho mais prático e melhor usar uma caixa de direção com pitman.

    Abs,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F 75 spoa-bumpsteer.jpg  
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  • #35
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    Citação Postado originalmente por aareal Ver Post
    Fiz um desenho bem ruinzinho pra te explicar o que estou falando:

    As figuras 1 e 2 ilustram o que ocorre com uma barra de menor comprimento, sendo a 2 quando se abre a suspensão. Note que a barra ficou curta. Então o que acontece? Ela "puxa a caixa de direção" o que causa movimento no volante: BUMPSTEER.

    Nas figuras 3 e 4 ocorre o mesmo, porém com uma barra mais longa. Note que quando se abre a suspensão, a barra ficou curta também (óbvio, é geometria!!), mas como a variação de seu angulo é menor, o bumpsteer é amenizado.

    Por isso que sempre é melhor ligar a caixa a roda mais longe dela.

    Note que quando a suspensão abre, a barra "puxa" a caixa de direção para a direita (no caso) e para baixo. No caso da VW, que não foi projetada para esforços verticais, ocorre alto índice de quebra.

    Uma solução que vi aqui no forum é criar guias bem parrudas para a cremalheira para evitar esforços verticais na caixa, mas acho mais prático e melhor usar uma caixa de direção com pitman.

    Abs,
    Muito bom .... eu tenho isso aí de sobra no meu jeep.... uso caixa de passat, então saem dois braços, nunca pega alinhamento, pois quando está baixo tá aberto, quando está alto tá fechado... enfim... to trocando a caixa por uma hidráulica do santana... e vou amenizar isso!!!

    Abração!

    Pablo
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  • #36
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    Cara, já que vai trocar, coloca uma de opala.....

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