Agendado aqui, agora vamos começar a programação
Versão Imprimível
Agendado aqui, agora vamos começar a programação
Este trajeto tambem está nos meus planos,quero se possivel fazer a atravessia de Rio verde à Corumbá, irei na mesma época.Se possivel gostaria de acompanhar vocês....!!!!.Grato, Quintaes.
Ards,
Sim, é mais ou menos isso mesmo... digo "mais ou menos" porque decerto iremos ouvir outras opiniões durante o planejamento, mas já temos a "linha mestra" desta expedição.
E como uma das poucas queixas que tenho ouvido se dá em relação a "montar e desmontar acampamento", optamos por fazer um ou no máximo 2 acampamentos breves e por fim passar pelo menos 3 dias acampados às margens da cachoeira de São Domingos.
De lá poderemos:
1 - descer até o vale, na parte baixa da cachoeira, à pé;
2 - ir à pé, de bicicleta ou dirigindo nossas viaturas até à cachoeira dos 3 Tombos, a uns 9 km dali, um ótimo lugar para se passar o dia e fazer pic-nic, mas nem tão bom assim para acampar;
3 - ir de bicicleta ou dirigindo, até o poço da cachoeira da abóbora e ainda admirar a cachoeira da samambaia (bem próxima), sendo esta ideal para quem quiser fazer rapel;
4 - mais distante, voltando para Caiapônia, há a cachoeira da Jalapa, ótima para banho e camping de pequenos grupos, mas inapropriada para camping de muitas pessoas ao mesmo tempo;
Decerto precisaremos de no mínimo 2 dias para o que descrevi acima... e é claro que até lá poderemos "descobrir" mais alguma cachoeira interessante, dentre as dezenas (dizem que chega a uma centena!) de cachoeiras da região!
A idéia de montar o acampamento às margens da cachoeira de São Domingos é interessante porque, assim, teremos um lugar amplo, plano, com sombra à vontade e muita água (com rio e poço para banho) para passar os dias, poupando de deslocamentos aqueles que preferirem acampar e garantindo a proximidade de outros lugares interessantes aos que quiserem rodar pela região!
_______________
Alfonse, de Goyaz
Defender 110
Alfonse, a data seria essa mesma?
Sim, Marcelo!
Decidimos esta data por causa do feriado de 07/09, sexta-feira!
Ter um feriado no meio facilita a vida para quem, como o Jyoti, o Alex, o André 4x4, o Danilo, o Guilherme, Dilemon&Família (Jalapão 2010) vem de mais longe...
E tomamos a decisão lá no seu rancho, na Barra do Bugre, enquanto devorávamos aquele carneiro... eita dias bons, aqueles!
A saída será dia 1°/09/2012 (se a Catarina estiver bem, é claro!) :mrgreen::mrgreen::mrgreen: e deixaremos a cachoeira de São Domingos no sábado, 08/09/12!
________________
Um abraço,
Alfonse, de Goyaz
Defender 110
Ok Alfonse...
As ferias do Dimasi começam dia 8...e a principio eu saio de folga no dia 7....mas consigo trocar a escala com alguem...
Dando tudo certo...a proposta seria me encontrar com vcs em Caiaponia ou Piranhas... e após o dia 8 me encontraria no caminho com o Dimasi para os Lençois...( Isto se o Dimasi não for ...)
Grande Abraço
Alfonse.
Ano passado tentei atravessar o PN Emas, mas só podia com guia. Até conversei com 1 guia lá no parque, mas teria que trazê-lo de volta após a travessia. Tente contratar 1 guia com moto própria.
Abs.
Konai,
A preservação dos parques nacionais brasileiros vai do 8 ao 80. Alguns, só existem no papel e são verdadeira "terra de ninguém", outros são super preservados, até com excesso de zelo...
Em outubro/2010, estive no PN Emas no primeiro fim de semana aberto à visitação, depois do incêndio e o Marco Cunha, diretor do parque, disse que não havia mais a necessidade de guias.
Percorremos o parque à tarde e à noite, fotografando o fenômenos da bioluminescência nos cupinzeiros e até dormimos lá, acampados em frente à casa destinada a pesquisadores - acompanhávamos um pesquisador da Unicamp em pesquisa de campo.
No dia seguinte, atravessamos o parque em sentido noroeste e saímos próximos à nascente do rio Araguaia - hoje, uma terrível voçoroca.
De qualquer forma, precisar de um guia é um retrocesso... esses caras são, sem exceção, chatos, falantes, intrometidos e folgados. Não gosto deles.
Fica porém o alerta: ligaremos para o Marco Cunha antes de partir para a visitação!
_______________
Alfonse, de Goyaz
Defender 110
DICAS PARA PARQUE NACIONAL DAS EMAS-GOIÁS (retirada do site Mochileiros.com)
por claytonxr » 27 Jan 2010, 12:57
Estado: Goiás
Cidades próximas que oferecem apoio de hospedagem para visitação no Parque Nacional das Emas, entre elas: Chapadão do Céu, Costa Rica, Mineiros
Localizado em Goiás, esse Parque é ideal para observação de animais como a ema (origem do nome do Parque), capivaras, tamanduás-bandeiras, seriemas e veados-campeiros. Foi criado em 1961 e tem vegetação típica do cerrado.
ATRAÇÕES Trilha 1
Esse percurso de, aproximadamente, 50 km é ideal para ser feito de carro. Pelo caminho passa-se por diversas paisagens como o cerrado, o campo limpo e a cabeceira do Rio Jacuba. Animais como veados-campeiros, tamanduás, emas e aves silvestres. Durante o passeio é possível parar o carro e fazer algumas trilhas. Uma delas passa perto do córrego Jacubinha, onde se pode beber água. O acesso é pelo portão Jacuba, a 86 km de Mineiros pela GO-341.
Trilha 2
A paisagem desse passeio é bastante parecida com a da Trilha 1: cerrado, campos limpos, matas de galeria. O trajeto ainda passa pelo Rio Formoso. As araras e os tamanduás-bandeira são vistos com facilidade. O acesso é pelo Portão Guarda da Bandeira, a 163 km de Mineiros pela GO-302.
Rio Verde
Localizado no município de Mineiros esse Rio é ideal para prática de canoagem.
Salto do Rio Formoso
A 20 km da cidade de Chapadão do Céu esse local oferece descida pelo rio, corredeiras, remansos e uma pequena praia. É possível visitar a Gruta dos Morcegos, uma formação rochosa dentro da mata. O salto do Rio Formoso fica na fazenda Alvorada dos Formosos.
Água Santa
A Água Santa é um fenômeno natural composto de 14 poços d´água térmicos. São antigos géiseres em extinção, que jogam água para cima em um espaço regular de tempo. A atração fica na cidade de Costa Rica.
Atividades Noturnas
Na cidade de Mineiros é possível encontrar choperias, churrascarias e bares.
Turismo / Ecoturismo:
Atividades de ecoturismo: Canoagem, Trekking
GEOGRAFIA e HISTÓRIA
Clima
Tropical subquente úmido. No inverno a estação é seca com ocorrências de geadas. Já na primavera e no verão a temperatura aumenta bastante.
Vegetação
A vegetação mais típica do local é o cerrado, com campos abertos cobertos por gramíneas e por pequenas espécies arbustivas. Nos trechos de cerrado típico, as árvores variam em torno de 5 a 6 metros, com formas retorcidas.
Relevo
A altitude na região varia entre 350 m e 1.000 m. Os terrenos mais elevados do Planalto Central se concentram na serra dos Caiapós. As áreas mais baixas estão junto aos vales dos rios. O relevo é suavemente ondulado e o solo predominantemente arenítico.
História e Cultura
Na época colonial a região era habitada por povos indígenas. Os primeiros homens brancos apareceram na região no final do século XIX em busca de terras para o plantio. A descoberta de diamantes às margens do Rio Verde atraiu muitos garimpeiros. Atualmente a região é utilizada para cultivo de soja, algodão, girassol, milheto e outras culturas.
LOCALIZAÇÃO e ACESSO
Como chegar
Saindo de São Paulo siga pela SP-270 (Raposo Tavares) até Presidente Epitácio. De lá siga pela BR-267 até Capim Verde, passando por Campo Grande. Em Capim Verde pegue a BR-060 até Paraíso e de lá siga em direção a Costa Rica. Para quem sai do Rio de Janeiro segue-se pela BR-116 (Dutra) até São Paulo. A partir desse ponto o caminho é o mesmo de quem sai de São Paulo.
Distâncias das capitais:
- São Paulo (SP): 1359 km
- Rio de Janeiro (RJ): 1771 km
- Belo Horizonte (MG): 1331 km
- Brasília (DF): 638 km
- Salvador (BA): 2165 km
- Porto Alegre (RS): 2525 km
Aeroporto mais próximo: Campo Grande
Parque Nacional das Emas
É isso aí Jyoti, vamos recomeçar nosso projeto. Antes que me esqueça, parabéns pela viagem e obrigado pelas fotos.
Abraço a todos
Jyoti, Cunha & Cia.,
Quando estive em Costa Rica, em 10/2010, a secretaria de turismo da cidade estava fechada e era lá que pretendíamos buscar informações e o roteiro exato para as termas de Água Santa...
Optamos por iniciar a viagem de volta mais cedo, indo para a cachoeira da Rapadura (completamente deserta!) e PN das Emas.
A região de Caiapônia-Piranhas já está razoavelmente mapeada. Temos bastante o que ver por lá, mas Costa Rica ainda merece uma visita para levantamento de roteiro... :mrgreen:
________________
Um abraço,
Alfonse, de Goyaz
Defender 110