Aclimatar não é o problema, não é o Everest :-). Eu subi direto de Salta para San Antonio de Los Cobres, a 4300 metros, no primeiro dia. Levei a tia da minha esposa, com quase 70 anos. Ainda descemos do carro lá em cima e fomos caminhar pra conhecer as redondezas. San Antonio não tem nada a não ser um posto de gasolina e as casinhas dos mineradores. A não ser que tu gostes de camping selvagem, não tem estrutura nenhuma para turismo. É um lugar para passar, bater fotos, curtir a paisagem deslumbrante, e voltar para a cidade.
Te recomendo ir até Salta, tomar uma boa cerveja e comer deliciosas empanadas "salteñas", descansar em um hotel confortável (e barato), e tirar um dia para ir a San Antonio e voltar. No dia seguinte, segue por San Salvador de Jujuy (Ruta 9), dá uma paradinha em Purmamarca, e dalí pega a Ruta 52, com uma das subidas mais ingremes e bacanas que tu vais conhecer na viagem. Não te preocupa, o pessoal sobe com Sprinters lotadas de turistas por alí. Tráfego constante, é rota internacional até pra caminhões.
O pessoal vende saquinhos de folhas de coca em San Salvador. Mastigar algumas uma meia hora antes ajuda a enfrentar o enjôo. Dá uma olhada no meu blog, tem mais algumas informações da região:
Rotas da América. Boa sorte!