Postado originalmente por
E. Mac
Prieto,
Há duas regiões da Argentina que a corrupção é endêmica: Entre-Rios e Chaco, sim, há correlação positiva com a pobreza do povo que por lá vive. Passei por essas regiões por 4 vezes, e fui parado em duas vezes, na primeira o policial olhou os documentos e não me pediu nada, na segunda ocasião ele me pediu os documentos e uma "contribuição", lhe falei que não iria dar e educadamente lhe pedi que me devolvesse o dos documentos, para meu alívio ele os devolveu sem insistir no seu pleito. Lógico que eu havia lhe entregado cópias coloridas plastificadas. Detalhe, nas duas vezes eu estava de motocicleta. Penso que os meus cabelos brancos, talvez tenham pesardo um pouco.
No Chile já fui parado algumas vezes, e sempre para um inspeção normal, eles são bem profissionais. No Perú nunca fui parado. No Paraguai me pediram dinheiro, também não dei. Na Bolívia também fui parado duas vezes, não me pediram dinheiro. A Bolívia tem algumas peculiaridades importantíssimas, por exemplo: se entrar por Corumnbá, vá até o quartel de polícia logo após efetuar os trâmites de migração e de aduana. No quartel de polícia eles emitirão um documento que será pedido não apenas na sua cidade como eventualmente em qualquer vistoria policial. Se vc não tiver esse documento o seu veículo será apreendido e jamais será devolvido. Acredita? Consulte a página da net do consulado brasileiro em Santa Cruz da Serra.
No Uruguai eu nunca fui parado. No Brasil nunca me pediram dinheiro, mas já se insinuaram e eu me fiz de desentendido e fiquei esperando o auto, acho que eles perceberam que não iria render nada e tempo para eles é dinheiro, assim resolveram me despachar rápido.