A estrada de Ponte Alta a Mateiros é bastante cansativa, com terrenos variados. Ora tem pedras, ora areia, e por fim lama. Isso exige uma atenção constante na direção. Cuidado com pontos de erosão nas bordas da pista.
Pegamos um camping, em razão do horário (já era bem tarde) denominado Rio Novo, que fica mais ou menos no meio do caminho. O bom é que, em razão da localização, deu para evitar rodar muito no caminho para mateiros a noite, o ruim é que fica mega isolado e longe de combustível (tem posto em mateiros e ponte alta com gasolina e diesel). Depois nos hospedamsos numa casa alugada em Mateiros (vulgo casa do Quico - recomendo aliás, saiu a R$ 40/dia por pessoa, no caso eramos 4 - era simples mas tinha chuveiro quente, 2 quartos com camas - uma casal e duas de solteiro, além de geladeira).
Meu carro é um GV III 4x4, sem lift e com pneu 100% asfalto e conseguiu ir aos atrativos na boa, tirando que arrastou fundo algumas vezes - no que se destaca a trilha para as dunas, muito escavada por carros maiores(uma boa proteção é fundamental) - e alguns trechos da citada estrada, que contam com valas, areiões e buracos na lama. Note que choveu bastante no carnaval, apesar do tempo abrir, graças a Deus, na maior parte das atrações (tirando a Serra do Espirito Santo, onde começou a chover quando estava no topo rs).
De toda forma, pelas informações que colhi, o caminho de Ponte Alta para Mateiros é o melhor acesso para quem vem de Brasilia. Indo por Pindorama se pega mais uma estrada de terra de uns 70km porém razoavelmente regular, evitando longos kms até Porto Nacional.