Postado originalmente por
Troller-a-vista
rafael, veja o que vc colocou esta quase td certo. tb sou contra um carro descartavel, tb acho um absurdo um carro apodrecer sem destino e isencao de ipva pra carro zero. concordo com td isso.
mas se vc der uma voltinha pelos ferro-velhos da tua cidade, vera que nao ha carros, exceto raras exceções . Certeza que nao há centenas ou milhares de carros parados apodrecendo, pelo simples fato de que a industria recicla grande parte deles. Os desmanches mesmo tendo vários ainda assim sao poucos carros.
Veja em Ribeirao Preto em média sao 15 mil carros por mes novos emplacados, entao os vendidos devem ser pelo menos 3x mais que isso, ja que a regiao compra tudo aqui.
Se fizer essa conta de forma burra, sao 15 mil x 12 mes = 180.000 carros que deveriam estar nas ruas apodrecendo ou dentro dos ferro velhos e desmanches, te garanto que nao passa de 1000 o ano inteiro.
Qto a seguranca é um assunto amplo e complexo, por exemplo meu fiesta tem um projeto de 96 depenado e abrasileirado, logo, é tao ou mais inseguro que um carro americano da decada de 60... Porem as peças nao tem folgas, nao tem jogo, nao tem estresse de metal por fadiga, enfim, coisas que mesmo parado vc pode ter um acidente.
A poluicao é um fato incontestável (e que a maioria do forum adora dizer que é balela, que é isso ou aquilo, e principalmente, mostrar a fumaca preta do diesel comendo solta como se aquilo fizesse o proprio bilau crescer 3cm por baforada). Vivemos num mundo cada vez mais poluido, muito se deve a queima desenfreada de combustivel (atire a primeira pedra quem nunca pegou o carro pra ir na padaria a menos de 3 quadras de casa!). Logo, ainda que vc nao esteja nem aí, é dever do fabricante e do governo restringir cada vez mais os niveis de poluiçao. O resultado virá ao longo do ano.
Semana passada fui pescar, eu tenho um motor de 2t, reguladissimo e muito bem tratado, adoro ele, forte, nunca me deixou na mao, enfim, nao troco e nao vendo. Mas ao andar pela margem do rio por mais de 100 metros vi manchas de oleo e gasolina(que nao foram minhas) . Poxa, todos sabemos que basta manter o motor no jeito e por o correto de oleo que nao acontece isso. Mas nem todos fazem, resultado, um lugar maravilhoso, lindissimo, tocado por Deus e durante 3 dias NEM UMA MALDITA FISGADA tivemos. Pq será? Por centenas de motivos, inclusive o fdp que deixou aquilo acontecer ... MEsma coisa com nossos motores, nao é só culpa dos motores ou das vacas que peidam e cagam, mas se ninguem fizer nada e nao houver controle, as coisas rapidamente irao ficar horriveis, como nossa pescaria que foi um fracasso.
Eu por exemplo como disse acima, adoro carros antigos, pra ficar nas picapes meu sonho é ter uma d20 e uma f100 hot rod... Ainda vou ter, mas nem de longe vou usar todos os dias, simplesmente pq é muito melhor usar uma atual.
Agora uma coisa é impossivel de se contestar, fabricante faz o carro PRO PRIMEIRO DONO. O segundo em diante, que se LASQUE com muita força. Só o primeiro da lucro, o resto da trabalho.
Logo se 99% nao usará nem 100 mil km, pra q q eles vao fazer um de 1 milhao? 300 mil pra fazer a fama ta otimo. Pensando simples.
Ou seja, os carros semi-novos abarrotados nas ccss é exatamente isso, servem, e vao servir mesmo, por mais alguns anos, e depois começarem a sumir.
Veja, pode procurar os primeiros corsinhas 94 ate 99,vc simplesmente nao acha, alias, é dificil achar qualquer carro dessa época, inclusive os absolutos omegas. Todos eles rodam, servem pra andar, etc etc etc... Mas o tempo se encarregou de se livrar deles, foram desmanchados, roubados, destruidos ou simplesmente reciclados... Assim é o mercado e a vida, faz parte.
ja pensou se as ruas estivessem com todos os 100 milhoes de carros produzidos de 1980 ate 2000 ainda rodando? Alem de engarrafamento puro, estariamos como no China, com uma nuvem permanente de poluicao sobre nossas cabecas.