Postado originalmente por
PY5KJ
Olá pessoal, conforme alguns já comentaram, essa discussão não terá fim mesmo. Mas eu convido-os, para quem nunca tocou a amarok num longo trecho, a fazê-lo. Sou rangeiro de coração, pois tive algumas. Mas quando andei com a amarok, resolvi mudar de segmento: de pickup para confort-pickup...
Alguns reclamam que ela apaga ao arrancar. Bom isso é devido a tecnologia embarcada...Ela possui um assistente de subidas, que numa arrancada acima de 5graus, o veículo ficará freiado por 3s até que o condutor resolva acelerar e arrancar. Devido a isso, deve-se acelerar um pouco mais em relação as demais. Se você fizer isso num terreno plano, simplesmente é como as outras (modernas e suaves).
Convido-os a fazer um teste com suas pickup´s para arrancar e já mudar para 2a marcha e observar o comportamento do seu veículo. A ranger, por exemplo, sairá acelerando, galopando pois a central tem uma programação que privilegia a segurança do usuário que jamais ficará sem o acelerador. A amarok simplesmente seguirá com a força do motor em marcha lenta, sem acelerar, mas suficiente para o caso de um engarrafamento. As demais, eu quando do test drive, não fiz isso para comentar. Isso para mim é uma característica e uma qualidade.
Quanto a motorzinho e motorzão, por favor, vamos manerar e ter foco nas discussões. Esse motor foi desenvolvido pela engenharia da Audi e equipa algumas versões da série A (me parece que o A8 também), inclusive na versão biturbo com 200cv. Resumindo, tem muita tecnologia neste motor.
Com uma leitura bem acurada no manual, me chamou atenção o alerta da VW para a utilização do biodisel. Este conjunto motor-camioneta não foi desenvolvido para a utilização de biodiesel acima de 7%. Acredito que num futuro próximo (até mesmo antes de eu terminar de pagar a camionete...ehehehe) será aumentado a participação do biodiesel no diesel atual. Aí, como ficaremos nessa história. Isso sim me parece um argumento para poder questionar a VW. Enviei um email a eles questionando sobre isso, mas até agora não recebi nenhuma resposta.
O que posso dizer sobre a camioneta até então, é que me parece um carro muito confiável e muito moderno. Faltaram algumas coisas realmente. Não me refiro ao câmbio automático, já que isso é uma questão de gosto e tempo (março/2011) já estará a venda. Mas sim, por exemplo, numa fechadura de tampão trazeiro (podendo ser elétrica), sistema de refrigeração para algumas bebidas (o que não seria dificil), saídas de ar para os passageiros (banco trazeiro), um sistema de rebatimento do banco com apenas um acionamento.
Ontem fechei uma última média de viagem/cidade: 12 km/l. Para mim, isso é muito bom.
Andem com a pickup por um período maior, usem os recursos de tração, etc. Aí vamos discutir com propriedades. O fórum não deve ser para especulações ou partidarismo, mas sim de evoluírmos e aprendermos com as experiências dos outros.
Saudações a todos.
Marco