Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
Joel,
O que é dito aqui no fórum, nem sempre é o que se poderia escrever, é preciso ler também as entrelinhas.
As maiorias das pessoas que opinaram sobre esse motor, nunca tiveram um carro com esses motores, outros nem sequer carros com motores diesel. Muitos com aquele papo: que ouviram falar isso ou aquilo... Que o carro do pai de não sei de quem, teve de ser refeito com menos de 100.00Km... Por aí vai...
Quando falam que o motor do Ranger é melhor que o do S10, se ferem as potências e não a durabilidade... Parece que estão falando de motores completamente diferente...
Eu já andei de 0Km a mais de 90.000Km com o meu Ranger e motor ta como 0Km. Isso é na verdade pouco p/ avaliar esse motor, mas a boa referência desse motor que eu tenho é o S10 do meu irmão que está marcando 270.00Km. Ele comprou esso S10 já em péssimo estado, com a kilometragem certamente muito alem do que marcava o velocímetro, 70.000Km. Ele é um sujeito muito relaxado e só faz manutenção quando o picape para, e olha que já aconteceu de tudo com aquela picape.
Só os problemas relacionados com o motor:
Três quebras da correia sincronizada, a primeira vez, porque nunca tinha procurado saber quando tinha que trocar e a segunda quebrou, trocou a correia e o mecânico não percebeu que o tinha um vazamento no retentor da bomba e quebrou pela terceira em menos de 5000Km, acabou empenando as varetas do CV, mas custaram R$13,00 cada + R$270,00 da revisão da Bomba que também estava aberta desde que comprou.
Dois super aquecimentos, por falta d`agua no sistema de refrigeração. Mangueira do radiador furada e um outro vazamento que não lembra mais o que foi. Resultado, nessa segunda vez, teve que desempenar o cabeçote e agora vai ter que trocar os bicos. Segundo o mecânico, os bicos durariam a vida do motor desde que não ocorra nenhum super aquecimento e os dele deveriam ter sido trocados desde o primeiro super aquecimento.
É sempre bom lembrar que quando um motor super aquece por falta de água no sistema, o marcador de temperatura não indica o super aquecimento. Simplesmente porque ele mede justamente a temperatura da água e se falta água...
Joel, por incrível que pareça, o motor dele ta inteiro, mesmo depois de dois super aquecimentos, três quebras de correia, rodar mais de 200.000Km (fora o que rodou com os antigos proprietários) e com a bomba aberta. Ainda vamos ver até onde esse motor vai...