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Quantos KM a sua caminhonente faz por litro?

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  • 06/01/2012, 12:04
    Lewis Sw4
    colegas ,

    voltei das festas de ano novo , pela Fernao Dias as 6hrs da manha sozinho , a familia ficou , pe totalmente em baixo .
    trecho de 150km , rodovia cheia de curvas e subidas , Sw4 chipada pelo Reiko (220cv ) , computador de bordo 11,5 km/l , paguei 1,83 Diesel Texaco .

    grande abraco
  • 06/01/2012, 12:17
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    A minha triton flex faz com alcool uma média de 5.5 na estrada (melhor passagem 6.5), porém fui pro Rio no ano novo e o alcool lá ta por R$ 2,49 o mais barato, ai enchi com gasolina e voltei para Sampa andando sem economizar, em alguns trechos dando pau em uma perua jetta 2.5, e o consumo na bomba foi de 6,8km/l (gasolina) andou 568km com 83l de gasolina. Se eu economizasse acho que faria perto dos 7,5km/l facil.

    Será que a diesel ta compensando?

    Não sei se reparou também. Depois que o governo reduziu a mistura álcool para 20% na gasolina os veículos com gasolina estão mais econômicos. O consumo do Honda Fit daqui de casa passou de 7 para 8km/l na cidade e a Ford Corrier de 9 par 11Km/l na estrada.
  • 06/01/2012, 12:58
    Samir Matheus
    Verdade, Walter, nossos 2 carros da empresa também estão mais econômicos, a courier tá fazendo 10 na cidade e a montana 12,5 com a/c ligado direto 50% estrada e 50% cidade
  • 06/01/2012, 13:14
    RANGER FEDERAL
    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    A minha triton flex faz com alcool uma média de 5.5 na estrada (melhor passagem 6.5), porém fui pro Rio no ano novo e o alcool lá ta por R$ 2,49 o mais barato, ai enchi com gasolina e voltei para Sampa andando sem economizar, em alguns trechos dando pau em uma perua jetta 2.5, e o consumo na bomba foi de 6,8km/l (gasolina) andou 568km com 83l de gasolina. Se eu economizasse acho que faria perto dos 7,5km/l facil.

    Será que a diesel ta compensando?


    JoaoClaudio,

    Desculpa não responder diretamente sua pergunta, mas eu aqui, pensado e calculando com meus botões, li seu comentário e me perguntei quanto eu gastaria para ir passar o fim de semana em casa com uma Triton flex.

    Como você disse que gastou 83l para rodar 570 km, distância idêntica que percorro de ida para passar o fim de semana em casa. Aqui no interior a Gasolina custa R$ 3,00 (arredondando) x 83 litros = R$ 249, 00 x 2 (ida e volta) = 500 pilas.
    No Diesel, 570 km gasto 60 litros (9,5 km/l andando pisando em baixo, piores médias de consumo) 60 litros x R$2,00 (arredondando) = R$120 x 2(ida e volta) = R$240,00.

    Eu sei que existem inúmeras variáveis, esse cálculo foi feito a grosso modo. Mas desse jeito, ficaria inviável, pelo menos para mim.
  • 06/01/2012, 13:16
    JoaoClaudio
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não sei se reparou também. Depois que o governo reduziu a mistura álcool para 20% na gasolina os veículos com gasolina estão mais econômicos. O consumo do Honda Fit daqui de casa passou de 7 para 8km/l na cidade e a Ford Corrier de 9 par 11Km/l na estrada.

    Achei que já tinha voltado para os 25%. Imagina se fosse sem adição de etanol deve fazer mais de 10km/l. Tem um pessoal que vai pro chile ou outros paises vizinho (venezuela tb) e o consumo dos carros melhora muito.

    Será que com esse diesel "novo" vai melhorar o consumo?
  • 06/01/2012, 13:32
    JoaoClaudio
    Citação:

    Postado originalmente por RANGER FEDERAL Ver Post
    JoaoClaudio,

    Desculpa não responder diretamente sua pergunta, mas eu aqui, pensado e calculando com meus botões, li seu comentário e me perguntei quanto eu gastaria para ir passar o fim de semana em casa com uma Triton flex.
    Como você disse que gastou 83l para rodar 570 km, distância idêntica que percorro de ida para passar o fim de semana em casa. Aqui no interior a Gasolina custa R$ 3,00 (arredondando) x 83 litros = R$ 249, 00 x 2 (ida e volta) = 500 pilas.
    No Diesel, 570 km gasto 60 litros (9,5 km/l andando pisando em baixo, piores médias de consumo) 60 litros x R$2,00 (arredondando) = R$120 x 2(ida e volta) = R$240,00.
    Eu sei que existem inúmeras variáveis, esse cálculo foi feito a grosso modo. Mas desse jeito, ficaria inviável, pelo menos para mim.

    Ranger Federal: A minha pergunta era justamente para provocar essas contas e a sua foi bem pratica. Agora coloca nessa diferença R$15.000,00, que foi o quanto paguei mais barato na Triton flex. Além disso o etanol tava R$1,29 qdo comprei e ainda valia a pena.

    O problema todo, meu pelo menos, é encher o tanque com 200 pilas e andar só 560km o psicologico pifa. Hj a triton flex sai por 105 mil e a diesel por 123 mil, a diferença ainda é grande. Mas ai entram outros diversos fatores como revenda e etc.

    O que eu acho é que as diesel estão gastanto demais...teriam de fazer no mimino 10 km/l.

    A toyota pelos relatos (confirmado pelo Lewis) acho que ainda são as mais economicas.
  • 06/01/2012, 13:55
    RANGER FEDERAL
    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Ranger Federal: A minha pergunta era justamente para provocar essas contas e a sua foi bem pratica. Agora coloca nessa diferença R$15.000,00, que foi o quanto paguei mais barato na Triton flex. Além disso o etanol tava R$1,29 qdo comprei e ainda valia a pena.

    O problema todo, meu pelo menos, é encher o tanque com 200 pilas e andar só 560km o psicologico pifa. Hj a triton flex sai por 105 mil e a diesel por 123 mil, a diferença ainda é grande. Mas ai entram outros diversos fatores como revenda e etc.

    O que eu acho é que as diesel estão gastanto demais...teriam de fazer no mimino 10 km/l.

    A toyota pelos relatos (confirmado pelo Lewis) acho que ainda são as mais economicas.



    JoãoClaudio,

    É verdade que as Toy são mais econômicas que as Triton Diesel. Triton diesel fazer mais de 10km/l é complicado.

    Levando em consideração o preços dos dois carros Triton Flex e Triton Diesel, seguro, manutenção, etc... essa diferença toda no preço vale a pena SIM, mas para quem roda pouco, quem trabalha perto de casa. Uma coisa é ter um carro com consumo alto quando se mora a 5km do trabalho, outra é morar a 550 km de casa. No dia que morar na mesma cidade que trabalho penso em ter uma Triton flex, dirigir um monstro de 6 canecos desse ver empolgante.

    Quanto ao preço, se eu comprar um usada flex, posso conseguir uma diferença de preço maior que uma usada diesel, comparando com ambas zeradas. Fora que a Flex tem a chance de ser muito menos rodada que a diesel, isso reflete em menos manutenção na flex.

    Mas minha realidade, me permite andar muito na Ranger, pois o consumo supera os 10km/l fácil, sem muito esforço, chegando a médias inacreditáveis em condições favoráveis. Em outro carro não sei se iria andar tanto como faço atualmente.
  • 06/01/2012, 14:10
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Lewis Sw4 Ver Post
    colegas ,

    voltei das festas de ano novo , pela Fernao Dias as 6hrs da manha sozinho , a familia ficou , pe totalmente em baixo .
    trecho de 150km , rodovia cheia de curvas e subidas , Sw4 chipada pelo Reiko (220cv ) , computador de bordo 11,5 km/l , paguei 1,83 Diesel Texaco .

    grande abraco

    Você já fez essas contas na bomba do posto. O computador de bordo num motor chipado tende a marcar um consumo menor que o real.
  • 06/01/2012, 14:16
    Nilo
    Sempre que encho o tanque, tenho o habito de verificar o consumo, e sempre foi essa, a cada 500 km - R$ 100,00, uso misto, ar ligado direto, marcador chegando no 1/4. Frontier SE mec.
  • 06/01/2012, 14:48
    Lewis Sw4
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Você já fez essas contas na bomba do posto. O computador de bordo num motor chipado tende a marcar um consumo menor que o real.


    o computador de bordo sempre apresentou dados bem semelhantes ao calculo feito na bomba , depois que constatei que o CB e bem fiel a realidade , nunca mais fiz calculos .
    porque em uma carro com chip o computador nao informaria corretamente ?
  • 06/01/2012, 15:45
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Lewis Sw4 Ver Post
    o computador de bordo sempre apresentou dados bem semelhantes ao calculo feito na bomba , depois que constatei que o CB e bem fiel a realidade , nunca mais fiz calculos .
    porque em uma carro com chip o computador nao informaria corretamente ?

    Porque quando a ECU é remapeada o tempo e volume de injeção são aumentados e o CB continua considerando os parâmetros originais.
  • 06/01/2012, 16:41
    Lewis Sw4
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Porque quando a ECU é remapeada o tempo e volume de injeção são aumentados e o CB continua considerando os parâmetros originais.


    vou voltar a calcular o consumo pela bomba e depois posto os dados , abraco !
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