x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 43
    Usuário Avatar de gmilani
    Entrada
    08/11/2009
    Local
    Bauru/SP
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por marcaoz Ver Post
    Olá Pessoal! Bom dia! Vc explicou muito bem Renato. Essa parte eu entendi mas levantou uma dúvida por conta de outra informação que tenho mas não possuo conhecimento pleno para saber a diferença. Então novamente vou te aporrinhar as idéias.

Já li que nos bloqueios de diferenciais centrais (como no niva) o uso deve ser em situações muito específicas (locais com pouco atrito como barro ou areia) pois se for usado no asfalto, por exemplo, estraga as engrenagens. Vc descreveu uma situação como essa da camioneta apenas para ilustrar a explicação ou o bloqueio em eixo individual (pelo fato de deixar a roda de fora livre) pode ser usado em asfalto, por exemplo? Portanto imagino que sejam dois conceitos diferentes (o bloqueio central com o eixo individual)!?

Outra coisa, todos esses efeitos que vc mencionou do bloqueio 100% são considerando o bloqueio ativado, certo? Mas e o uso do veículo com o bloqueio desativado, implica em alguma diferença de comportamento com um veículo comum, pelo simples fato do sistema estar instalado ou não? Desculpe-me por tantas dúvidas mas essas informações são importantíssimas. Grato mais uma vez. Abraços.
    Marcao, o renato estava falando sobre os bloqueios automaticos (KAISER, por ex). Os bloqueios selecionaveis (ARB, E-Locker), só sao ativados qdo o usuario deseja (por um botao), ou seja, qdo estao desligados nao interferem em absolutamente em nada, igual a um diferencial normal, passando a bloquear qdo o usuario assim desejar.
    O caso de bloqueio de diferencial central (ex niva, TR4, land) eles qdo ativados permitem que ambos os eixos (diant e traz) recebam 50% do torque cada um. A ranger por ex nao pode rodar em 4x4 em pisos de alta aderencia, exatamente nao ter o diferencial central, os veiculos AWD (traçao permanente 4x4 full time) tem um diferencial central, mas se uma das rodas (só precisa de 1) perde contato com o solo, as outras 3 perdem traçao, aí se tem um bloqueio de dif. central, o outro eixo que tem as duas rodas no chao pode tracionar normalmente.
    Entao o ideal seria um veiculo com possibilidade de andar com traçao 4x4 em qq piso (mesmo no asfalto), que tivesse bloqueio de diferencial central, e que tivesse um bloqueio selecionavel nos dois eixo (arb ou elocker).
    Abraço
    Frontier 4x4 Mec 13/14 190cv!!!eba
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4

Usuário
    Entrada
    28/06/2007
    Local
    ilha solteira/SP
    Agradecimentos: 0
    Blz! Agora entendi que ele se referia a um bloqueio automático.
    Mas nessa configuração que vc mencionou {um veiculo com possibilidade de andar com traçao 4x4 em qq piso (mesmo no asfalto), que tivesse bloqueio de diferencial central, e que tivesse um bloqueio selecionavel nos dois eixo (arb ou elocker)} o veículo não teria dois dispositivos (bloqueio central e selecionável nos dois eixos) fazendo a mesma função?

Ou ainda poderia surgir situação em que o veículo não andaria se faltasse um ou outro desses dois bloqueios? Grato. Abraços.

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Exato, valeu Gmilani por adiantar o expediente.

Eu fiz comentários apenas a 2 tipos de Bloqueios de diferencial. O LSD e o 100% automático. Não fiz referência aos selecionáveis pois achei óbvio sua praticidade, acionando o mesmo somente quando necessário.

Um 100% automático pode ser perfeito por conta de não precisar acioná-lo. Sem que você sinta a necessidade, ele já está funcionando, mas coloca certas restrições ao veículo conforme eu tentei descrever.

Num diferencial central é possível também existir um bloqueio seletivo e/ou de deslizamento limitado. Em tese, até mesmo um automático 100% funcionaria. Muitos carros AWD possuem um acoplamento viscoso que controla a diferença entre o cardã dianteiro e o cardã traseiro. No caso do NIVA e do DEFENDER, existe um bloqueio selecionável no diferencial central.

Abraços

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Blz! Agora entendi que ele se referia a um bloqueio automático.
    Mas nessa configuração que vc mencionou {um veiculo com possibilidade de andar com traçao 4x4 em qq piso (mesmo no asfalto), que tivesse bloqueio de diferencial central, e que tivesse um bloqueio selecionavel nos dois eixo (arb ou elocker)} o veículo não teria dois dispositivos (bloqueio central e selecionável nos dois eixos) fazendo a mesma função?

Ou ainda poderia surgir situação em que o veículo não andaria se faltasse um ou outro desses dois bloqueios? Grato. Abraços.
    Com todos esses bloqueios, central, diferencial dianteiro e diferencial traseiro, você consegue andar com o carro, mesmo que 3 semi eixos quebrem. POrtanto, consegue tracionar apenas uma das rodas, o que não é possível num veículo convencional.

Usuário
    Entrada
    28/06/2007
    Local
    ilha solteira/SP
    Maravilha! Brigadão e abraços.

Usuário
    Entrada
    28/06/2007
    Local
    ilha solteira/SP
    Maravilha! Mas só com o bloqueio central isso não seria possível? Brigadão e abraços.

Entrada
    08/11/2009
    Local
    Bauru/SP
    Maravilha! Mas só com o bloqueio central isso não seria possível? Brigadão e abraços.
    Nao, imagine 3 pontas de eixo quebradas.... o carro nao andaria. o bloqueio central só serve pra distribuir o torque entre os eixos dianteiro e trazeiro, ao mesmo tempo. eu sofri um x, com a ranger, ou seja (ela ja tem bloqueio de diferencial central, ou melhor, ela ja é blocada, sem opcao de ter diferença de rotaçao entre as rodas da frente e de traz) fiquei com uma roda da frente em contato com o solo, e uma roda de traz..... FIQUEI!!!! se tivesse um bloqueio em qq UM dos eixos, teira saido MASSSS, se o diferencial central fosse ABERTO, teria ficado do mesmo jeito.
    Nao sei se consegui me expressar corretamente, a RANGER nao tem um "diferencial central", e sim uma caixa de tranferencia que literalmente acopla os cardans de ambos os eixos... mais ou menos isso!!!!!

os veiculos equipados com diferencial central (aberto), com a possibilidade de blocar este, podem andar com o 4x4 engatado em qq situaçao, mesmo no asfato de alta aderencia, pois, os diferencias dos eixos, corrigem a diferença de percusro das rodas no eixo, e o central faz o mesmo, porem entre os eixos dianteiros e trazeiros, assim, se qq roda ficar no ar.. BABAU no traciona, mas se blocar o central, e tiver 2 rodas em contato do mesmo eixo TRACIONA!!, e ainda por cima se blocar o central, e blocar os dois eixos, com apenas uma roda no chao, vc tem traçao!!! UM MONSTRO!!!!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    28/06/2007
    Local
    ilha solteira/SP
    E é comum o uso dessa configuração (pras trilhas mais severas) ou torna-se inviável e cara?
    E um veículo 4x4 que tenha bloqueio nos eixos dianteiro e traseiro mas não no central (ou nem tenha diferencial central/como sua ranger) não seria muito bem equipado para passar pela maioria das "dificultis"? A situação que vc passou com a ranger não seria superada? Abraços.

Entrada
    08/11/2009
    Local
    Bauru/SP
    E é comum o uso dessa configuração (pras trilhas mais severas) ou torna-se inviável e cara?
    E um veículo 4x4 que tenha bloqueio nos eixos dianteiro e traseiro mas não no central (ou nem tenha diferencial central/como sua ranger) não seria muito bem equipado para passar pela maioria das "dificultis"? A situação que vc passou com a ranger não seria superada? Abraços.
    Sim, é comum esta configuraçao pra trilhas BEM pesadas, (troller por ex com os dois eixos com bloqueios selecionaveis). No meu caso, se eu tivesse somente 1 bloqueio, ja sairia da situaçao de X, foi uma coisa boba... é o tipo de besteira, por ex de quem tem camionete 4x2, e fica preso por causa de uma grama molhada, ou uma rua de paralelepipedos +chuva+ necessidade de dar marcha ré... fica mesmo, o buraco que caí nem era grande coisa, mas a situaçao foi comica, a situaçao em X é muito engraçada, e mesmo vc estando com um veiculo 4x4, vc fica puto!!!!

Usuário
    Entrada
    27/10/2008

Esse video mostra um pouco sobre os tipos de diferenciais disponiveis
    E bastante interessante

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Agradecimentos: 10
    Colegas

Então, quais picapes e SUVs (vamos pôr acima de 2005) que temos disponíveis (sem série, e não como opcional) com bloqueio de diferencial (no eixo em 100%) dianteiro e/ou traseiro?

A Amarok eu li que tem blocante eletrônico, mas será LSD?
    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

Usuário
    Entrada
    27/10/2008
    Citação Postado originalmente por jeb Ver Post
    Colegas

Então, quais picapes e SUVs (vamos pôr acima de 2005) que temos disponíveis (sem série, e não como opcional) com bloqueio de diferencial (no eixo em 100%) dianteiro e/ou traseiro?

A Amarok eu li que tem blocante eletrônico, mas será LSD?
    J.
    Amarok nas versoes com cambio manual
    mit l200 outdoor (nao sei se a versao sport tinha. Sei que a versao savana nao tinha o bloqueio manual)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recurso para spare parts
      Por fgibin no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/06/2010, 10:15
    2. Recurso junto ao Detran.
      Por Alexandre Melo no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/07/2007, 15:28
    3. Portas modernas na toyota antiga
      Por elvis no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 2
      Última resposta: 20/02/2007, 14:38
    4. Recurso de Multa - Notificação só chegou depois de 30d!
      Por ojaneri no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/01/2006, 13:51

Permissões de Postagem