Postado originalmente por
marcaoz
Olá Pessoal! Bom dia! Vc explicou muito bem Renato. Essa parte eu entendi mas levantou uma dúvida por conta de outra informação que tenho mas não possuo conhecimento pleno para saber a diferença. Então novamente vou te aporrinhar as idéias.
Já li que nos bloqueios de diferenciais centrais (como no niva) o uso deve ser em situações muito específicas (locais com pouco atrito como barro ou areia) pois se for usado no asfalto, por exemplo, estraga as engrenagens. Vc descreveu uma situação como essa da camioneta apenas para ilustrar a explicação ou o bloqueio em eixo individual (pelo fato de deixar a roda de fora livre) pode ser usado em asfalto, por exemplo? Portanto imagino que sejam dois conceitos diferentes (o bloqueio central com o eixo individual)!?
Outra coisa, todos esses efeitos que vc mencionou do bloqueio 100% são considerando o bloqueio ativado, certo? Mas e o uso do veículo com o bloqueio desativado, implica em alguma diferença de comportamento com um veículo comum, pelo simples fato do sistema estar instalado ou não? Desculpe-me por tantas dúvidas mas essas informações são importantíssimas. Grato mais uma vez. Abraços.