Olá Pessoal! Estou buscando uma confirmação. Vi nesse feriado duas camionetes atoladas na margem do rio, uma triton dentro dágua (com barro quase até o meio da roda mas não tinha chegado nos eixos) e uma frontier fora dágua, num capim baixo com barro não muito fundo mas uma das rodas tinha cavocado e enterrado um pouco, mas também não chegou nos eixos.
Os pneus das duas não eram adequados pra barro (eram pneus pra asfalto) mas o que me intrigou é que quando estávamos tentando tirar as duas camionetes, quando alguma roda patinava a outra ficava imóvel.
Eu, na minha ignorância no assunto, achava que essas picapes, além do 4x4 e da reduzida, tivessem algum outro recurso que não permitisse que as rodas patinassem por falta de tração e a outra ficasse parada (devida a falta de potência provocada pelo diferencial). Afinal já li que o niva, um carro bem antigo, tem um bloqueio no diferencial que evita que isso aconteça.
Imaginava que em todos os demais off Road mais novos que o niva (troler, tracker, tr4, jpx, suzuki) e também nessas picapes mais modernas, esse recurso, além de existir, tivesse acionamento automático (ou inteligente como dizem alguns).
Será que os pilotos dessas camionetes que vi atoladas não sabiam explorar os recursos do veículo ou será que a coisa é assim mesmo!?!?
Aguardo uma luz. Grato. Abraços.