Postado originalmente por
Rikabau
Amigos do fórum,
Embora eu tenha me cadastrado aqui no fórum recentemente, acompanho o site a pelo menos 4 anos. E há 2 anos venho colhendo informações e experiências relatadas aqui pelos amigos toyoteiros para montar minha Bandeirante (melhores oficinas, peças e adaptações etc).
Sinto-me na obrigação de comentar um assunto muito desagradável que surgiu a meu respeito, de um usuário, comentando de forma grosseira (num tópico familiar - relativo a um passeio também familiar), um evento ocorrido em maio em Castelhanos.
Ocorre que essa tal pessoa utiliza o tópico para se desfazer de sua culpa usando-me como bode expiatório pela irresponsabilidade e atitude com que ele foi para Castelhanos. Todos sabem que aquela ‘estrada’ é às vezes de muito difícil acesso até para veículos bem preparados, quanto mais uma TR4 original, sem nenhum equipamento, carregada de pranchas de surf e lotada de pessoas. Já é de se admirar que conseguiram chegar lá em baixo, quando perceberam na ida o estado critico da descida, deveriam ter retornado.
Eu com uma Toyota Bandeirantes com pneus 35 e bem erguida, em 1º marcha, na reduzida, mesmo acelerando tive dificuldade de descer. Não sou expert no assunto, tenho muito a aprender, mas dava para notar facilmente a dificuldade que eu teria para voltar. Por que então esse usuário nas condições que estava não voltou? E ainda insistiu?
Então Claudio Bernatat, quando vc foi para Castelhanos num único veiculo (pesado), cheio de amigos e pranchas e sem equipamento offroad, e percebeu que a ‘estrada’ estava bem ruim por que não voltou? Já que nitidamente vc não estava preparado, onde esta o seu respeito para com os outros, quando vc subiu antes do horário permitido, entupindo a trilha e bloqueando um jipeiro nativo que descia e acabou ficando preso lá em cima por sua culpa. Vc tentou subir antes do horário, com o intuito de ser ‘arrastado’ para cima, já que ninguém poderia subir com vc no meio do caminho.
A única verdade em tudo isso é que vc me puxou uma vez me tirando do atoleiro, fato que eu aqui lhe agradeço. Porem mente quando diz que me empurram para cima. Consegui subir com muito custo e dificuldade sozinho, ainda que um garoto muito educado de uma Cherokke me propôs ajuda sugerindo que eu conectasse meu guincho numa arvore, o que não foi necessário. Sei também que todos tiveram dificuldades naquela subida, mais o único despreparado era vc. Que já foi no intuito de sugar os outros.
O motivo do vidro fechado era que o repelente já não dava mais conta dos borrachudos que judiavam de minha esposa. E mais, eu não fui embora, parei logo após a curva, onde o piso estava nivelado, dando espaço para a Cherokke que subia ferozmente, e por sinal, muito bem preparada. Ficamos conversando lá em cima, fora dos carros (o jipeiro nativo, eu e o dono da Cherokke).
Fui embora porque ao alcançar o topo meu jipe foi com tudo pra cima do jipeiro nativo fazendo-o se jogar do barranco para fora da trilha, ficando muito bravo comigo. Então enquanto conversávamos percebi muita hostilidade da parte dele.
Não que tenha me sentido ameaçado, mais para tudo que eu falava ele me hostilizava, achei que aquela situação só iria piorar para todos, coisa que ninguém precisava. Decidi ir embora porque todos veículos tinham condições de subir, ressalto ainda que haviam jipes melhores que o meu, e o único despreparado e sem condições era o seu, conseqüência do transtorno que vc causou.
Agradeço aos amigos desse passeio e tópico (Atibaia –Puma/Pedra Grande) pela gentileza de não terem se manifestado diante do ‘post’ desrespeitoso para comigo e com todos.
Eu nunca abandonei e nunca abandonaria ninguém em uma situação extrema. Antes de ser jipeiro sou homem consciente.
Ah... sempre que precisarem de ajuda na trilha podem contar comigo.