Caro SIMTESCH, me desculpe a forma de escrever, 3.500 não é para mudar os documentos e o preço minimo que achei um 4.1 da GM silverado injeção eletronica..........:concordo:
Versão Imprimível
Caro SIMTESCH, me desculpe a forma de escrever, 3.500 não é para mudar os documentos e o preço minimo que achei um 4.1 da GM silverado injeção eletronica..........:concordo:
Amigos, tenho um Javali há muito tempo. Até tentei vendê-lo, mas como ele nunca fora emplacado, o pessoal queria galinha morta, pois queriam que eu documentasse e depois vendesse a preço de banana... Aí ficou inviável e enrolei o máximo que pude. Ou seja, iniciei a reforma dele e agora não vendo nem por reza braba.
Comprei esse findi um GM 4.1 da Silverado completo! Até com capa seca e tudo mais. Só faltou mesmo o compressor do ar, mas isso é firula pra mim agora! Tenho um compresso de ar de outro carro e depois vejo o que farei.
Eu paguei R$ 3.200,00 nele. Nem pesquisei muito e sei que eu até poderia achar mais barato, mas como o problema é não cair na mão de picaretas, eu dei preferência por acertar logo a coisa com que tinha referências.
O problema agora é que eu também não ia usar o cambio e Tcase/Reduzida do Javali, mas mudei de idéia. Se alguém tiver materiais, manuais de manutenção ou de peças dessas caixas, por favor me avisem. Preciso urgentemente para começar a reconstrução dessas peças. Elas estavam cheias d'água e com alguns eixos ruins. Desmontei tudo e agora preciso começar essa remontagem.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Abraços,
E ai FOGONÇALVES blz
que bom cara que vc ta mexendo no java,o meu ta parado ainda to sem grana pra mexe, só vou da uma garibada no freio e direção e colocar uns banco e boa, so pra fazer o bixo andar, to colocando pedaleira da d20 hidrovacuo e cilindro mestre do santana e DH do gm opala, eu mesmo vou adaptar o basico alguns serviços nãom tem jeito tem que mandar fazer, comprei algumas ferramentas pra fa\zer as adaptações. e mete as cara e faze,
mais parabens jovi tem que coloca os bixo na trilha.
e vamos trocando idéia
Rodrigão, eu comprei um motor 4.1 da Silverado e eu mesmo coloquei e fiz as adaptações. As únicas coisas que eu não faço são trabalhos com torno mecênico, mas por uma única razão, eu não tenho um (ainda!).
De resto, eu faço tudo. Mas como tenho pouco tempo e quero terminar no máximo em 2 ou 3 meses a reforma, eu vou colocá-lo num lanterneiro que conheço, pois é um trabalho chato que não estou mais afim de fazer. Eu até iniciei os trabalhos trocando todo o assoalho dele, fazendo o body lift de 2", mas isso foi no início, logo que comprei o meu Javali. Agora, como faço faculdade de noite e trabalho o dia todo, não me restou tempo pra isso.
Quanto a ferramentas, isso tem tenho de sobra aqui em casa. Já tinha uma oficina em casa quanto comprei uma oficina que um amigo fechou. Tenho várias ferramentas repetidas e ainda algumas de maior porte, como guincho hidráulico (Girafa), macaco jacaré, multi bancada para motores, máquina de lavar peças, prensa hidráulica, compressor de 120 litros, com motor trifásico de 7hp, pistolas de pintura e aplicação de materiais emborachados, dentre um monte de coisa. Se eu for enumerar aqui, vou escrever uma bíblia... hahahahahaha....
Mas vejo que vc está no caminho certo! Quando eu comecei, mas foi com um Opalão 4 portas, eu tinha pouca coisa e muita disposição. Depois fui pra um Karmangua TC e esse foi a minha escola de mecânica mesmo! Fiz duas grandes reformas. Daquelas de tirar a lataria do chassis e tudo mais. Nenhum parafuso grudado numa porca. O Javali é meu 8 carro que reformo, mas tenho umas 6 motos no meu currículo também.
Essa aí que tem no meu avatar, eu fiz a mesma coisa. Não sobrou um parafuso grudado em uma porca! Até no motor. Com o Javali não foi diferente. Agora estou no cambio e caixa de tranferência. Ia trocá-los, mas os preços estão altos e preferi arrumar o original do Javali que encaixa como uma luva no motor GM 4.1. Todas as peças estão novinhas, mas como entrou água no cambio, os rolamento estão muito enferrujados. Já estou trocando tudo. Acho que na quinta feira o cambio estará no lugar, na sexta o motor vai roncar e o Javali já vai rodar. Claro que só dentro do meu condomínio, mas vai andar depois de 5 anos!
Bom, acho que depois vou montar um tópico só com algumas curiosidades sobre a saga do meu Javali...
Um forte abraço e qualquer coisa que vc tiver dúvida, pode me perguntar. Se eu souber, tenha certeza que terei um prazer imenso em ajudar.
T+
que legal cara eu curto muito mecanica e de tudo um pouco, quando sobra uma grana vou investir no java, cara curto muito ele, todo dia do uma olhada no bixo, desmonto alguma coisa monto outras mais dentro das minhas condições.
uma coisa que ja vou arrumas e deslocar o eixo traseiro uma polegada para tras, pode reparar que a maioria dos javalis o eixo e deslocado para frente não sei o porque mais é.
so vou refurar o feixe de mola e alongar o cardã.
vai ai as fotosdo eixo deslocado.....
desculpe pelo uso das fotos.....
pessoal estou pensando em colocar cx completa do javali com t case NO MEU CJ alguem sabe a relaçao da clark260f e da t case JAVALI
é robusta????? qual o problemas desse cambio que é pouco divulgado no forum?????estou tentando saber informaÇOES MAS POUCA GENTE SABE SOBRE ELA????
O cambio do javali é um clark 260f as relações ja foram citada acima.
Pessoal, eu não tinha nenhuma informação técnica desse cambio e nem da Tcase, mas como reconstruí a minha, pois estava totalmente desmontada, eu conheço cada peça. Agora, preciso de uma ajuda dos amigos. A minha tcase, a engrenagem que faz o engate da reduzida e não é frezada, se fundiu com o eixo e o torneiro mecânico disse que ela tá que nem um vidro. Parece até cristal, pois quando batemos com algum metal, ela ressoa muito. Conseguimos soltá-la e dar um "jeito", mas é claro que ficou com folga e com risco de quebra. Além do problema dessa caixa ter ficado muito tempo com água, pois o dono anterior deixou o carro no tempo por muito tempo e sem proteção, as engrenagens estão muito oxidadas e com visível desgastes nos dentes (Rugosidade).
Alguém saberia dizer se existe similares a esta caixa no mercado? O eixo principal da Tcase foi usado de alguma outra mais fácil de ser encontrada? Li, não me lembro onde, que essa tcase é uma irmã gêmia de tcase da Rural, F75... Alguém sabe dizer se a informação procede?
Pra continuar a reforma, eu montei assim mesmo, mas pelo visto, o eixo empenou um pouco pra sair e desgatou excessivamente onde essa engrenagem apóia, pois não tem rolamento e com a falta de lubrificação e o dono anterior ter andado nele nessas condições, futuramente eu terei problemas...
Bom, o avanço ontem foi o seguinte:
- Cambio e Tcase fechados e prontos para instalação. Só não instalei por falta do colar de embreagem.
- Motor GM 4.1 i da Silverado. Funcionando que nem um reloginho! Foi só ligar a central, colocar uma bateria e fazer ligação direta! Ele funcionou perfeitamente e já dentro do Javali! Findi que vem, o cambio já estará no lugar, pedais e pretendo colocar os diferenciais que comprei.
Acho que daqui 15 dias ele já possa rodar no meu condomínio.
Abração.
Carlos, não sei o porquê é pouco falado, mas ontem, um amigo que me ajudou a ligar a centralina do meu GM 4.1, ele é mecânico preparador de carros para arrancada e me disse que essa caixa é a mais usada no meio das arrancadas, pois é super resistente e aguenta a porrada de um 4.1 muito forte, o dele por sinal.
Usá-la no seu CJ seria uma ótima opção, mas não saberia te dizer se cabe. Nos motores GM, 4.1, 250S, e acho até que no 4 cil, eu acho que é só colocar. No meu caso, que comprei um GM 4.1i da Silverado, ela encaixou como uma luva! Não tive que mexer em absolutamente nada! A capa seca do motor da Silverado tem a furação idêntica e o eixo piloto também casou direitinho com a embreagem.
A Tcase, eu até deixei um post aqui, eu só sei que ela é muito bruta! Realmente ela é feita pra aguentar. Só não sei algumas questões técnicas. Outra coisa que vc teria de se preocupar é com a posição da "bola" do diferencial, pois a do Javali é lateral e creio que do seu CJ é central. Isso lhe traria algumas dores de cabeça, mas nada que seja impossível de resolver.
Espero tê-lo ajudado.
Abraços,
Fernando, a tcase do JAVALI é "semelhante" a usada na linha Willys apenas em seu funcionamento, possui as mesmas peças, porém de dimenssões diferente não podendo aproveitar intercâmbiar peças como engrenages e eixos, talvez algum retentor e rolamento. Chamo sua atenção, para o " CARRETEL " da tcase que no jeep é montado no pino "chorão" como é conhecido, em roletes. No JAVALI é montado em rolamentos cônicos. Voçê deve ter muito cuidado com essa montagem, pois esses rol. necessitam de pré-carga que é dada pela porca externa.Não pode ser apertada com os rol. parados, tem que girar o carretel no momento do aperto, como se faz em rol de roda.Não pode ficar muito apertado nem com folga. Se errar no ajuste, sua tcase vai pro espaço, já era, destroi tudo! :discordo: Tenha cuidado! :concordo:
Não entendi quando vc falou da engrenagem da reduzida, quando disse que a mesma não era frezada. Essa engrenagem é frezada sim, pois a mesma é deslizante como no Willys, idêntica. A que não é frezada é a de alta, que gira livre no eixo. Ela fica solidária ao eixo atravéz da luva de acoplamento em quanto a da reduzida, é a própria engrenagem que se desloca. A engrenagem de alta, possui um embuxamento de bronze no seu interior. :concordo: