
Postado originalmente por
ulisses chaves mendonça
opa, opa, opa, agora posso falar! RA! ate que em fim um assunto que eu intendo, meu amigo sou mecanico de carro de corida a 18 anos desse tempo uns 10 só fazendo AP 1.6, nenhum motor gira mais que o APZINHO (1.6) desculpa bacalhal, mas... é minha praia! minha saveiro 1.6 é aspirada e tem 170 cv, é logico que o motor do niva é forte pra bagalho! mas vai dicas baratinhas pa fazer uma cadeira eletrica pra vc se matar, ops, pra vc acelerar!
receita numero 1 APZINHO carburado
pra que mexer em baixo? esquece vc quer vuar? deixa em baixo original só da (uii)uma boa revisada!
cabeçote 15 de taxa comando 49G gol GT deve ser em torno de uns 120 real original na concessionaria, valvulas já na concepção do ap 2.0, (os APzinhos acima de 99 já vem com valvulão do ap 2.0) carburador mini progressivo da fiat rally 147 32/34 com os 2 estagios abrindo juntos (tira o vacuo e coloca uma mola na aste) bubina uni mile fire (45.000 volts) PE-TA-CU-LAR, TRABALINHO NA SEDE DE VALVULA, polimento da valvulas, e capricha no acentamento das valvulas vedação total! bom seria a alcool, fica um tezão, só precisa de pistão, marca KS dos AP 1.6 a alcol serie 86, os pistões são mais baxinhos, mais leves, e com os aneis bem mais fininhos, e não tem saia, gira que é uma coisa de louco, ponto de ignição acima de 15 velas NGK BPR5 EY om o eletroldo bi partido, se esqueci de algo me pergunta que tento me lembrar!
receiata 2 injetado (pra mim fica melhor)
parte de baixo, original, só vai usar os pistões que falei acima
cabeçote o mesmo que falei acima, porem pode até se chegar a 17 de taxa, mas quebra facil, comando de valvula do poiter GTI 2.0, ou do escorte XR3 motos AP2.0
bomba de gasolina de ranger, (não é precisa, mas...) bicos pode ser original, vc só precisa de trocar o chipe da unidade de comando para alcool tambem 15 de ponto
isso é baratin pra bagalho! e vai vim aíh 150 cavalinho, porem o carro tem que respirar, tem que ser feitos dultos de al para a entrada do corpo de borboleta, se quiser mais, descarga dimencionada de aço inox polida (vem uma cavalaria aíh) ia esquecendo, ponto da correia dentada, esquece o original, vc tem que atrasar o comando de valvulas e adintar o comando de manivela, para que as valvulas fiquem mais tempo abertas, agora vamos pensar juntos, um gol de narcas e piloos chegava de final de reta quase a 190 (velocidade real) carregando (segundo o regulamento CBA confederação brasileira de automobilismo) 860 quilos, com aquela porcaria de aerodinamica que o gol tem, e mais arrastando um spoiler que fica a uns 4 ou 5 dedos do chão, e mai um asa que fica no teto, imagina iso numa aranha... vc vai se matar! tudo que for de retifica não pode passar de 500 real de peça não chega a mil, baratin eficiente, e não vai quebrar, já fizemos 1.000 milhas de interlagos com um motorzinho desses e o golzinho andou quase 12 horas no limite, os pulos do gato, todos os parafuzos do cabeçote tem que ser substituidos por parafuzos zero e originais, por aperto angular e não de tork, o pistão tem que ficar bem folgadinho no cilindro ao ponto de sair fumacinha pelo cano de motor queimando oleo, a correia dentada tem que ficar froucha, ao ponto de vc olhar e dizer: "esta yerda vai pular" não pula! a rortação do ap não deixa a correia pular, se for me lembrando de mais alguma coisa vou postando aqui!
espero que fique o bicho colorido do rabo preto! e taga pra ca, pra modo de dar (uii) umas aceleradas!
abraços fica com deus!
(vc vai precisar da ajuda dele)