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Convex Datacenter
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  • #13



    Gardenal???
    Esquece... O caso é de lobotomia mesmo. Nem choque resolve mais.
    Ulisses, arrumei um apelido para você.
    Esquece esse troço (com todo o respeito) de Ulisses Chaves Mendonça. Parece nome de gente séria. Não combina.
    Apartir de hoje eu te batizo "TAZZ". Em nome de Brahma, da Itaipava e da Bohêmia. Amen...doim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual motor vcs usam?-tazz-pic-1.jpeg  

  • #14
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Gardenal???
    Esquece... O caso é de lobotomia mesmo. Nem choque resolve mais.
    Ulisses, arrumei um apelido para você.
    Esquece esse troço (com todo o respeito) de Ulisses Chaves Mendonça. Parece nome de gente séria. Não combina.
    Apartir de hoje eu te batizo "TAZZ". Em nome de Brahma, da Itaipava e da Bohêmia. Amen...doim.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!
    puts, é verdade! meu caso é de internação! rsrsrsrs! no que diz respeito ao apelido, ra fechado! pode trocar meu login! quer dizer agora que me chamo, gago taz.... hahahahaha!

  • #15
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    hahahah, só não vão se matar, rssssss

    Pessoal, agradeço a ajuda de vocês... quanto a preparação de motores, não é mto a minha praia não... primeiro pq preparação precisa de alguém que saiba mexer com isso, e de preferencia que tenha experiencia, e segundo que pra investir $$$ em preparação, sou mais em comprar um ap 2.0 injetado flex, maissssssssssssss.... como no momento grana tá curta, vou colocar um apzinho 1.6 que consiegui pro R$ 500,00, e quem sabe futuramente eu pense em uma solução um pouco mais $$$ melhor...
    de qualquer forma, agradeço aos caros colegas... assim que tiver algo pronto e andando eu posto fotos pra vcs...
    Abracosss

  • #16
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Talking

    Aeh Tazz, adorei a receitinha para os 1.6 e 2.0, embora o que eu goste seja o 1.8 (acho que roda mais macio). Mas to pensando em outras coisas... Um blower para o 1.9 SD que coloquei no meu Niva e talvez montar um Opala com o V6 da S10...
    (como vc pode ver, não é o único doido aqui, seja bem vindo ao hospício!)

  • #17
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Exclamation

    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Pessoal, desculpem estar invadindo o espaço de vocês, eu não tenho niva, mais estou construindo uma gaiola 4x4 com caixa de tração do niva, e estou em dúvida em qual motor colocar para dar conta do recado.
    Gostaria de dicas e opniões de vocês que utilizam um 4x4.
    Abracos
    Na lista Hardcore rolou uma discussão a respeito (mesmo) mas tem umas idéias interessantes, inclusive saiu a receita de um moonbuguie... Só que ele não usa caixa de transferência (T-case) alguma, na verdade usa uma caixa de marchas com o diferencial integrado no lugar. Fica leve mas sem seleção de reduzida.

    Tazz, o povo fala de caixa de Chevette é para ter a tomada de força atrás (ui!) para ligar a T-case do Niva! Mas se tiver uma caixa mais interessante para instalar ou mesmo saiba quem monte uma tomada de força bem feita no secundário da caixa de marchas VW... tamos aí!

  • #18

  • #19
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Ulisses Chaves Mendonça ou simplesmente TAZZ.
    Gostei muito da receita de bolo e gostaria de abusar de seu conhecimento em um trabalhinho que estou fazendo no motor de dentista do Niva. O Niva têm um motorzão mas fraquiiinho que apelidamos o Boris de pedalinho. 73 cv é triste, pra virar 3 diferenciais, duas caixas e pneuzão de jipe é dose. Abri o motor e tasquei pistôes do Tempra (de 79mm pra 84mm) e farei ele a alcool e também uso GNV. Têm alguma sugestão a mais pois só mudar o pistão não ganharei mais que 10 pangarés.
    A propósito a caixa do chevette acaba caindo na opção porque têm a saida que se adapta a caixa do Niva. Têm sugestão ou esquema de como fazer a saida da caixa de VW para a caixa de transferência/reduzida do Niva?

  • #20
    Olá, Maurício.
    Não sou expert em motores como alguns por aqui, mas como pretendo fazer no motor do Pangaré a mesma receita dos pistões do Tempra, vou meter o bedelho na conversa.
    Não acredito em milagres, então, acho que não conseguiremos muita coisa com o motor original, além de uma leve melhorada.
    Como você disse, a mudança dos pistões vai apenas dar um fôlego a mais, além disso, pretendo aumentar as válvulas de admissão (H100) e colocar uma IE monoponto. Espero, com isso, uma melhoria de desempenho, sem aumentar muito o consumo. Sendo otimista, melhoria do desempenho com o mesmo consumo. Se bem que não vou ter um parâmetro com o que era antes.
    Essas preparações mais arrojadas, como a receita do TAZZ, envolvem dois pontos problemáticos a meu ver: consumo e resistência.
    Para obter esse desempenho, com certeza o consumo, que já não é modesto no NIVA, vai para o espaço. E será que o já cansado motor russo aguenta o rojão sem abrir o bico?

    Uma coisa que eu gostaria de saber: Já que o motor do Tempra (segundo os comentários) é fácil de colocar no NIVA, precisando apenas adaptar os calços (suportes), não seria uma solução mais viável (Tempra 2.0 8V)?

    Não sei se escrevi muita besteira, mas, gostaria de saber a opinião de quem entende.

  • #21
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Só pra lembrar,

    "Cavalo que corre é cavalo que come" ou " Não existe almoço grátis"

    Tem um cara em SP que corre com um Laika em Interlagos, motor original com 120HP.

  • #22
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Metendo meu bedelho (no bom sentido) e abusando da experiência alheia e da própria:
    Trocar o motor tem vantagens e desvantagens inerentes à qualquer adaptação. Mas você sabe direitinho o tamanho do pacote que está atochando no bicho. Se o melhor é o motor AP ou o de Tempra, vou me abster do assunto por hora.
    Quanto à "envenenar" o motor original do Niva, deve ser algo divertido, mas tenho lá minhas restrições à algumas receitas.
    Assim, vejamos:
    Trocar os pistões, dá a maior trabalheira, é caro, nem sempre o serviço é bem feito e o carro passa a beber mais.
    Trocar válvulas, é interessante mas acho que o estrangulamento está em outro ponto. Fazer isso apenas não ajuda.
    Trocar o carburador, tem de saber direito qual o melhor venturi e giglê, e isso até hoje ninguém passou a receita. E olhe que tem um monte de gente que canta que o seu Niva ficou maravilhoso com o carburador do Escort (Qual deles? O meu ficou uma merda).
    Polir os dutos sempre ajuda. Aumentar a taxa de compressão (seja rebaixando o cabeçote ou turbinando) também. Há quem diga até que com .6bar o Niva fica mais econômico e responde melhor. Não duvido, ao contrário, se tivesse com o motor originalno meu estaria procurado uma turbininha ou blower neste instante (isso se já não tivesse comprado).
    Assim sendo e sabendo da dificuldade que é achar um mecânico disposto a mecher num carro modificado, passo a receita que um dia talvez eu chegue a implementar num:
    Coletor de fiat pra instalar injeção multiponto.
    Tubina Garret com .6 ou .7 de pressão
    Módulo flex da fiat ou um programável
    Aquela jogada de ponto de ignição e abertura de válvulas que o Tazz falou.

    Depois é só esperar o diferencial dianteiro explodir, kkkkkk
    Abraço!

  • #23
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Metendo meu bedelho (no bom sentido) e abusando da experiência alheia e da própria:
    Trocar o motor tem vantagens e desvantagens inerentes à qualquer adaptação. Mas você sabe direitinho o tamanho do pacote que está atochando no bicho. Se o melhor é o motor AP ou o de Tempra, vou me abster do assunto por hora.
    Quanto à "envenenar" o motor original do Niva, deve ser algo divertido, mas tenho lá minhas restrições à algumas receitas.
    Assim, vejamos:
    Trocar os pistões, dá a maior trabalheira, é caro, nem sempre o serviço é bem feito e o carro passa a beber mais.
    Trocar válvulas, é interessante mas acho que o estrangulamento está em outro ponto. Fazer isso apenas não ajuda.
    Trocar o carburador, tem de saber direito qual o melhor venturi e giglê, e isso até hoje ninguém passou a receita. E olhe que tem um monte de gente que canta que o seu Niva ficou maravilhoso com o carburador do Escort (Qual deles? O meu ficou uma merda).
    Polir os dutos sempre ajuda. Aumentar a taxa de compressão (seja rebaixando o cabeçote ou turbinando) também. Há quem diga até que com .6bar o Niva fica mais econômico e responde melhor. Não duvido, ao contrário, se tivesse com o motor originalno meu estaria procurado uma turbininha ou blower neste instante (isso se já não tivesse comprado).
    Assim sendo e sabendo da dificuldade que é achar um mecânico disposto a mecher num carro modificado, passo a receita que um dia talvez eu chegue a implementar num:
    Coletor de fiat pra instalar injeção multiponto.
    Tubina Garret com .6 ou .7 de pressão
    Módulo flex da fiat ou um programável
    Aquela jogada de ponto de ignição e abertura de válvulas que o Tazz falou.

    Depois é só esperar o diferencial dianteiro explodir, kkkkkk
    Abraço!
    O último motor original que mexí, fiz assim:
    Pistões 84mm , VW Fusca 1500;
    Cabeçote rebaixado 1,2mm, com valvúlas de admissão da H100;
    Carburador 2E;
    RCI by Sukys,
    Ignição eletrônica Bosch;
    Bobina de ignição do Gol MI;

    Ficou muito bom, quem comprou o Niva não reclama não, ficou muito bom pro GNV.

  • #24
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Minha experiência com o motor original foi a seguinte:
    (Obs: meus diferenciais são 4.1)
    Rodei 20 mil km com os pistões do Tempra 2.0, bebeu a mesma coisa e rendeu um pouco a mais, andando mais na gasolina mas no GNV não chegava na performance dele original na gasolina, então me decepcionei.
    Os pistões do Tempra encaixam perfeitamente, mantendo-se o sistema de biela e pino original. Como o pistão é um pouco mais alto, ficou rente ao bloco, não precisando mexer em nada. Nessa primeira mexida, mantive o cabeçote original.
    Então tirei o motor com pistões do Tempra e coloquei outro motor com os pistões originais de novo e mexi na parte de cima:
    Dei polimento nos dutos, rebaixei o cabeçote em 0,7mm e coloquei a polia de comando SOBE/Aerocar. Ficou andando melhor que o motor com pistões do Tempra .
    Agora quero tirar tudo de novo e "juntar" a parte de baixo mexida com a parte de cima mexida, ou seja colocar o bloco preparado com os pistões do Tempra e o cabeçote rebaixado (agora pra alcool), dutos polidos e polia de comando regulável. Será que posso fazer algo simples a mais, ou seja, que ajude o ganho sem custo adicional alto?
    Bem, hoje eu NÂO faria isso novamente, o ganho é muito pequeno.
    Realmente, se voltasse atrás, colocaria o motor do Tempra ou o AP, lembrando que o AP necessita de um kit do Bacelar por exemplo (já comprei o kit e agora espero a oportunidade de comprar um motor AP2.0) pois penso que o AP beberá menos que o motor do Tempra.
    Por enquanto estou brincando com o motor do Niva mesmo. Lembro também que tenho 2 Nivas, e não penso em comprar 2 APs, por isso a insistência minha em brincar com o motor do Niva, já que fiz toda essa mexida mesmo, não tem como voltar atrás.
    Agora VOCÊ que não fez isso ainda, NÂO FAÇA! é como gastar cem pratas numa garrafa de vinho Cantina da Serra! Troque o motor de vez ou não mexa em nada. É tudo ou nada!
    Voltando à viagem na maionese, também penso em aproveitar o Frankenstein e incluir a caixa do Chevette 1.6 - 5 marchas que têm desenho compatível com a caixa e a relação muito parecida e até mais proporcional ao Niva com a potência original, já que a primeira e a quinta marchas são um pouco mais curtas, melhorando a performance dele dando até impressão que ficou mais forte. Penso que ficará até mais silencioso e agradável de dirigir, a flange é de fácil confecção e o acoplamento da caixa de transferência também. Assim penso eu.. Ah sim, e custa 250 merréis.
    Também passo pelo dilema da caixa no novo projeto, pois trocando o motor por um AP ou Tempra, surge a oportunidade e até necessidade de colocar uma caixa um pouco mais longa. A caixa do SP2 ou Variant II se não me engano seria uma excelente opção, mas o diferencial é integrado à caixa. Se eu conseguir um desenho que viabilize a adaptação da caixa ao sistema de saída da caixa como a do Chevette, Niva ou Opala, até parto pra confecção das peças, pois tenho 3 caixas, uma de Variant II e uma de Brasilia e uma de Santana guardadas em perfeitas condições.

    Também estou me preparando para ter um Niva somente e um Vitara, pois gostamos de viajar e considero hoje a melhor relação custo benefício (performance estrada/conforto x off road) o Vitara, Não o novo boiolado, o antigo sem frescuras. Mesmo porquê um mais novo, meu poder aquisitivo não alcança, teria que trabalhar mais hehehe.
    4X4 Brasil

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