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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Um pequeno estudo que tenho feito, inclusive com comentários de camaradas colhidos aqui no forum :


    O pessoal de Vitara passa pelo mesmo dilema:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=55890&page=4
    Leia na postagem 33
    Qual motor vcs usam? Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #26
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Eu estive em Brasília a algum tempo atrás e bati papo com um mecânico que deve ter sido o primeiro a colocar uma caixa de Chevette num Niva. Ele me contou que fez uma verdadeira suruba de caixas para conseguir as melhores relações para ele. Ficou algo mais ou menos assim:
    primeira e segunda de chevette 1.0, terceira e quarta de 1.4 e a quinta de 1.6 (primeira e segundas curtas e a quinta longa). O bicho andava MUITO bem, mesmo estando apenas 4x2.
    Lembrando que relações podem ser trocadas em outras caixas também, espero ter deixado suas cabeças com caraminholas suficientes para se distrairem o fim-de-semana.

  • #27
    O problema é que vamos fazendo as coisas de uma forma empírica.
    Como disse anteriormente, não acredito e não espero milagres.
    Entendi o que o Flugêncio quis dizer com "Cavalo que corre é cavalo que come", mas não quero o meu Pangaré comendo (ou bebendo) muito, senão, vai ficar "obeso, hipertenso e se arrastando".
    Pretendo dar uma melhorada, fazendo ele usar de maneira eficiente o "capim" que ele consumir de forma racional.
    Deixando de lado as metáforas e falando de forma clara, o que quero dizer é o seguinte:
    O que a maioria aqui relata é que seus NIVAs têm um consumo elevado e um desempenho medíocre. Não espero mudar muito isso.
    O que pretendo é melhorar um pouco esse desempenho e se possível, diminuir o consumo.
    O Maurício relata que com os pistões do Tempra 2.0 o desempenho melhorou e o consumo se manteve, o que já é alguma coisa. Mas ele não mexeu (pelo menos não mencionou) em outros itens que eu acho fundamentais que referem-se à alimentação. Além disso, ele manteve o cabeçote original.
    O que acontece se aumentamos a cilindrada de um motor e não melhoramos a entrada de ar/combustível? Ou seja, se a quantidade da mistura para 1.8 é a mesma que era antes para 1.6? E se (não sei se o Maurício mudou) fosse mantido o mesmo carburador e a mesma giglagem?
    Aí alguém vai dizer: Ah, mas se aumentamos a quantidade de combustível, aumentamos o consumo.
    Não necessariamente, pois se tivermos um melhor aproveitamento (leia-se rendimento), pode se traduzir economia. Certo?
    Mas, como eu disse lá em cima, só vou saber se estou certo, experimentando...
    - Pistões do Tempra 2.0, aumentando assim de 1.6 para 1.8.
    - Rebaixar o cabeçote o tanto quanto possível afim de aumentar a compressão.
    - Trocar as válvulas de admissão (H100) e, sendo possível, um polimento dos dutos de admissão para facilitar a entrada da mistura.
    - Comando mais "bravo" (talvez)
    - Injeção monoponto no lugar do carburador (Sei, o ideal seria multiponto. Quem sabe no futuro em um lugar com mais recursos técnicos.).
    - Um filtro de ar menos restritivo, mas não esses "esportivos" que não filtram nada.
    - Ignição eletrônica com um distribuidor Bosch.
    - Aumento da capacidade de arrefecimento.
    - Escapamento compatível.

    Convém uma manutenção adequada de outros itens, tais como, freios, suspensão, rolamentos, diferenciais, ...
    Afinal, de que adianta mexermos no motor, querendo que ele desenvolva mais e "beba" menos, se o resto está "amarrado".
    Pneus de "trator" também não dão certo para quem quer economia e desempenho.

    Agora, para quem quer milagres, talvez seja o caso de projetar um novo carro.

    "Tem um cara em SP que corre com um Laika em Interlagos, motor original com 120HP", mas a que preço?


    Podemos preparar o motor do NIVA para uma performance semelhante (potência). Talvez usando a receita do TAZZ (que não é de bolo, está mais para feitiço ), porém, deixando de lado o consumo e se o motor aguentar será que o resto aguenta?


    P.S.: POR ONDE ANDARÁ LUCIANO "SHAKALL", O GOOGLE-MAN?
    4X4 Brasil

  • #28

    Pergunta

    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Pessoal, desculpem estar invadindo o espaço de vocês, eu não tenho niva, mais estou construindo uma gaiola 4x4 com caixa de tração do niva, e estou em dúvida em qual motor colocar para dar conta do recado.
    Gostaria de dicas e opniões de vocês que utilizam um 4x4.
    Abracos
    Ja que voce tem um AP 1.6 e uma caixa de reduçao do Niva a melhor coisa é a caixa do Chevette mesmo que se adapta certinho, pois existe uma flange ja desenhada para adaptar AP em Niva com caixa de chevette.
    Mas a minha pergunta a voce é a seguinte quanto vai pesar essa sua gaiola porque eu vejo que se o 1.6 funciona OK no Niva que pesa bastante imagina ele numa gaiola que nao pesa nada.
    Pergunto isso porque eu tenho um AP com caixa de Chevette e adoro o conjunto. Isso de quebrar camarada, tudo na vida quebra um dia mas se for bem cuidado como deve ser nao vai dar problema nunca. Caixa de Chevette anda ate sem oleo e eu ja tive varios chevettes e sei disso bem.

  • #29
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    O último motor original que mexí, fiz assim:
    Pistões 84mm , VW Fusca 1500;
    Cabeçote rebaixado 1,2mm, com valvúlas de admissão da H100;
    Carburador 2E;
    RCI by Sukys,
    Ignição eletrônica Bosch;
    Bobina de ignição do Gol MI;

    Ficou muito bom, quem comprou o Niva não reclama não, ficou muito bom pro GNV.
    Nesse eu acho que compensava uma IE, controlando a ignição também. O comando era original?

    []s

  • #30
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    Fag, o que está por baixo disso, não é mais ou menos o que quer fazer?
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18465

    Um projeto parecido com o seu: mais abaixo, na msg 10 verá um projeto que podemos nos inspirar....pena que em um país de 3º mundo tudo fica mais difícil..
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40391

    Outro do vizinho, que pode se inspirar:
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=VRs9LMBqnN0&feature=related]YouTube - Proyecto "GAUCHO"[/ame]
    4X4 Brasil

  • #31
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Pois é Bacalhau, na primeira idéia coloquei somente os pistões do Tempra, mantendo todo sistema original, carburador, tudo.
    Agora penso em adicionar o cabeçote rebaixado para o Alcool (o que penso, dará um fôlego maior para o GNV), a polia regulável e já com polimento dos dutos e só. Qualquer custo a mais inviabiliza, pois já está inviável. Viajando na maionese com demais soluções verá que o custo ultrapassa a um AP2.0.
    No caso do FAG, que já possui o AP1.6, considerando o peso da gaiola acho que corresponderá muito bem.
    Em relação a caixa do Chevette, fico confuso, pois pesquisando aqui no forum mesmo, vemos Vitaras e até Rural no uso dela, e empresas com produtos para adaptações de motor AP e caixas de transmissão diversas com a caixa de marchas do Chevette....
    4X4 Brasil

  • #32
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Em relação ao consumo, não acredito que beba mais, não é possível que beba mais que uma Grand Cherokee V8 de 5,7 litros, 326 cv e 51 kgfm de torque, 2.157 Kg de peso, Na estrada, 8,3 km/l.

  • #33
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Nesse eu acho que compensava uma IE, controlando a ignição também. O comando era original?

    []s
    Gustavo,

    O comando era original, mas a engrenagem dele tinha as furações tipo SOBE.
    Tenho um motor original pra ser feito futuramente, a IE tende ser uma consequência natural, tenho observado o desenvolvimento de algumas que estão entrando no mercado.

  • #34
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    Camaradas, como vcs sabem eu tenho um Ap 2.0 no meu Niva, faz tempo que tirei da cabeça a questão potência .

    Eu nunca tive Santana e não conhecia nada sobre esse motor, agora fico admirando o bicho, que baita Motor . Não esquenta por nada, a marcha lenta não varia , o meu é alcool , nem partida à frio uso .

    No começo foi difícil acertar a adaptação , foi o diferencial que caiu no chão, excesso de vibração do motor , embreagem que não aguentava.

    De 2 anos para cá , fui acertando tudo e tenho hoje um Super Niva .

    Com relação à caixa do Chevette, não é tão trivial assim adaptar e tenho minhas dúvidas se é bem melhor que a original .

    O Diferencial da frente acho que é o ponto fraco do Niva .

  • #35
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    O Diferencial da frente acho que é o ponto fraco do Niva .
    Márcio,

    Um assim, feito pelo colega Marcelo Carvalho, a partir do dif traseiro já melhorava?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual motor vcs usam?-imagem11_040.jpg  

  • #36
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    Criciúma/SC
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    Amigos, pra melhor entender o que estou montando, sugiro darem uma lida nos tópicos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=52100
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=53457
    Abracos

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