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  • #1
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    Qual motor vcs usam?




    Pessoal, desculpem estar invadindo o espaço de vocês, eu não tenho niva, mais estou construindo uma gaiola 4x4 com caixa de tração do niva, e estou em dúvida em qual motor colocar para dar conta do recado.
    Gostaria de dicas e opniões de vocês que utilizam um 4x4.
    Abracos

  • #2
    Porquê desculpas?
    Seja bem vindo. Pode entrar, a casa é nossa.

    Eu colocaria um AP Mi.

  • #3
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Pessoal, desculpem estar invadindo o espaço de vocês, eu não tenho niva, mais estou construindo uma gaiola 4x4 com caixa de tração do niva, e estou em dúvida em qual motor colocar para dar conta do recado.
    Gostaria de dicas e opniões de vocês que utilizam um 4x4.
    Abracos
    Acho que a sua decisão deve ser baseada na caixa de câmbio que irá utilizar, pois dependendo do câmbio, gera-se um complicador para utilizar motor X ou Y, e também dependendo do câmbio, se torna mais ou menos difícil o acomplamento à caixa de transferência do Niva.

    Considerando que será uma gaiola, o peso será reduzido, logo, o motor do próprio Niva já poderia render boa diversão, caso considerasse utilizar a caixa de câmbio do Niva, o que geraria dificuldade zero para acoplar o câmbio à caixa de transferência. Se pretende usar o câmbio do Chevette, o motor 1.6/S do Chevette a álcool não faz feio, ainda mais se usar pistões do Monza 1.8, e a dificuldade fica por conta de acoplar o câmbio à caixa de transferência, mas como você já deve ter visto, já utilizamos aqui em Goiânia-GO câmbio do Chevette com caixa de transferência do Niva a tempos. Agora, se pretende utilizar aquele que parece ser a única opção viável no Brasil de motor para o que quer que faça, que é o VW AP, terá que resolver o acoplamento à um câmbio para tração traseira, como o do Chevette, e também o acomplamento com a caixa de transferência, e considerando que esse motor, dos citados, é o mais caro, e que também o acomplamento ao câmbio acrescenta custo adicional, olhando para lado do custo/benefício, me parece a pior opção. Mas se recurso financeiro não é o problema, eu iria de GM Família II 1.8 Flexpower (114 cv a 5600 RPM e 17,7 Kgfm a 2800 rpm, no álcool). Isso sim é motor compacto e valente

    []'s
    França.

  • #4

    Tratado sobre motores em gaiolas, cortadores de grama e carrinhos de rolimã

    Olha só, não estou dizendo...
    O cara é um metido
    Roberto, o cara só perguntou que motor ele usaria na gaiola, mais nada.
    (Na realidade ele perguntou que motor a gente usa. Depende onde...)
    Aí vem você, mais uma vez, e arrebenta (ui ).
    Mais uma vez valeu. Informação completa e com qualidade.
    Acho que vou levar o Pangaré, aí em Goiania, para fazermos aquela I.E. monoponto a quatro mãos. Não, monoponto não. MULTIPONTO.

    Abração, Roberto.

  • #5
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Olha só, não estou dizendo...
    O cara é um metido
    Eu, hein?!

    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post

    Roberto, o cara só perguntou que motor ele usaria na gaiola, mais nada.
    (Na realidade ele perguntou que motor a gente usa. Depende onde...)
    É que o título do tópico (Qual motor vcs usam?) foi um, e a dúvida dele (estou construindo uma gaiola 4x4 com caixa de tração do niva, e estou em dúvida em qual motor colocar para dar conta do recado) foi outra

    []'s
    Roberto

  • #6
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    hehhehe, pessoal, agradeço a atenção de vocês...
    A caixa será do chevette + tração do niva + 2 diferenciais (trabalhados pra receber homocinéticas) do chevette.

    Tenho intenção de usar motor AP, pois aqui na minha região é o que a maioria usa nas suas gaiolas e tem mta gente que sabe resolver aquele "probleminhas" que acontecem em trilha.
    Mtos também usam o motor original a ar, mais acredito que se não mexer no a ar ele não vai dar conta da 4x4.
    Tenho motor ap 1.6 com nota à R$ 500,00, que não chega a ser um valor mto alto, porém mtos me disseram que ap 1.6 vai faltar potencia quando eu realmente precisar do 4x4 efetivamente.
    Outros me disseram o que o colega falou, ap mi, mais a facada aqui é grande, chega a passar de R$ 2.000,00
    Eu estava pensando em por um motor até R$ 1.000,00.
    Um colega me disse pra mexer no ap 1.6, colocando pistões de tempra e taxando ele como alcool, que dá conta do recado e sobra, maissss, como sou um zé ninguém sobre motor, to pedindo a opnião de vocês.
    Abração a todosss

  • #7
    Olá, Fag (fag não é marca de rolamento?)

    O que é "Mtos também usam o motor original a ar"? Seria carburado?

    Bom... Me corrijam se eu estiver errado.
    O que você pretende é colocar o motor em uma gaiola, certo?
    Uma gaiola é muuuuuuito mais leve do que um NIVA, confere?
    Um motor original de um NIVA é 1.6, carburado e mal ou bem ele leva o NIVA em lugares bem ruins, com pneus pesados, reduzida, 4X4 full time,..., OK?
    Sendo SIM a respostas para as três perguntas acima, o AP 1.6 não vai cumprir muito bem o seu papel em uma gaiola?

    Minha opinião:
    Você diz que já tem o AP 1,6 (suponho que carburado), coloca ele sem gastar dinheiro mexendo nele. Vê como fica, se vai atender às suas necessidades. Caso contrário venda-o e com o dinheiro que você ia gastar nele colocando pistões de Tempra, etc., etc., você compra um AP 1.8 MI que, na minha opinião, é mais do que suficiente para qualquer gaiola.

    Aguardemos o mestre Roberto França. E vejamos o que ele diz.

  • #8
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Tenho motor ap 1.6 com nota à R$ 500,00, que não chega a ser um valor mto alto, porém mtos me disseram que ap 1.6 vai faltar potencia quando eu realmente precisar do 4x4 efetivamente.
    AP 1.6 a 500 conto? Até eu!

    Compartilho da mesma opinião do camarada Bacalhau

    []'s
    Roberto França.

  • #9
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Pessoal, desculpem estar invadindo o espaço de vocês, eu não tenho niva, mais estou construindo uma gaiola 4x4 com caixa de tração do niva, e estou em dúvida em qual motor colocar para dar conta do recado.
    Gostaria de dicas e opniões de vocês que utilizam um 4x4.
    Abracos
    Na lista Hardcore rolou uma discussão a respeito (mesmo) mas tem umas idéias interessantes, inclusive saiu a receita de um moonbuguie... Só que ele não usa caixa de transferência (T-case) alguma, na verdade usa uma caixa de marchas com o diferencial integrado no lugar. Fica leve mas sem seleção de reduzida.

    Tazz, o povo fala de caixa de Chevette é para ter a tomada de força atrás (ui!) para ligar a T-case do Niva! Mas se tiver uma caixa mais interessante para instalar ou mesmo saiba quem monte uma tomada de força bem feita no secundário da caixa de marchas VW... tamos aí!

  • #10

  • #11
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Ulisses Chaves Mendonça ou simplesmente TAZZ.
    Gostei muito da receita de bolo e gostaria de abusar de seu conhecimento em um trabalhinho que estou fazendo no motor de dentista do Niva. O Niva têm um motorzão mas fraquiiinho que apelidamos o Boris de pedalinho. 73 cv é triste, pra virar 3 diferenciais, duas caixas e pneuzão de jipe é dose. Abri o motor e tasquei pistôes do Tempra (de 79mm pra 84mm) e farei ele a alcool e também uso GNV. Têm alguma sugestão a mais pois só mudar o pistão não ganharei mais que 10 pangarés.
    A propósito a caixa do chevette acaba caindo na opção porque têm a saida que se adapta a caixa do Niva. Têm sugestão ou esquema de como fazer a saida da caixa de VW para a caixa de transferência/reduzida do Niva?

  • #12
    Olá, Maurício.
    Não sou expert em motores como alguns por aqui, mas como pretendo fazer no motor do Pangaré a mesma receita dos pistões do Tempra, vou meter o bedelho na conversa.
    Não acredito em milagres, então, acho que não conseguiremos muita coisa com o motor original, além de uma leve melhorada.
    Como você disse, a mudança dos pistões vai apenas dar um fôlego a mais, além disso, pretendo aumentar as válvulas de admissão (H100) e colocar uma IE monoponto. Espero, com isso, uma melhoria de desempenho, sem aumentar muito o consumo. Sendo otimista, melhoria do desempenho com o mesmo consumo. Se bem que não vou ter um parâmetro com o que era antes.
    Essas preparações mais arrojadas, como a receita do TAZZ, envolvem dois pontos problemáticos a meu ver: consumo e resistência.
    Para obter esse desempenho, com certeza o consumo, que já não é modesto no NIVA, vai para o espaço. E será que o já cansado motor russo aguenta o rojão sem abrir o bico?

    Uma coisa que eu gostaria de saber: Já que o motor do Tempra (segundo os comentários) é fácil de colocar no NIVA, precisando apenas adaptar os calços (suportes), não seria uma solução mais viável (Tempra 2.0 8V)?

    Não sei se escrevi muita besteira, mas, gostaria de saber a opinião de quem entende.

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