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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de grillo
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    Boas pessoal.......
    Galera seguinte....eu vi que com vcs ninguem fica na mão mesmo hein....
    muitas idéias boas foram colocadas neste tópico em relação aos rolamentos e cubo do nivinha....M A S....ontem a tarde surpresa......
    Meu NIVA rodando de novo .....e mais.......S E M esquentar os cubos...
    Primeiro:
    desde sabado que foi montado e não deu certo....nem perguntei pro mecanico quando ia ficar pronto.....só apareci la ontem...

    Segundo: resumo do que foi feito: 4 rolamentos novos, graxa nova, retentores novos, cubo ajustado fora do carro(foi nescessario porque teve que ser feitos ajustes no cubo no torno para eliminar uns "calços" pensa na gambi).

    terceiro: Freio: teve um mecanico que condenou as pinças de freio9por enquentar os cubos..... pensa...) Discos torneados, pastilhas de freio novas, reparo cilindro mestre novo(opala), reparo de pinça, flexivel, cilindros de roda(Varga)....
    e ai freiou!!!!!!
    e não esquentou mais os rolamentos!!!!

    tres mecanicos e dois torneiros e uns 17 dias de trabalho pra dar conta de un niva.....da neles NIVA...

    a´te mais gente

  • #26
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Ô, se não!

    Totalmente possível!

    Como falei, não tenho muitos registros fotográficos, mas achei duas fotos que ilustram a homocinética VW montada no cubo do Niva.

    O Niva com essa receita pertenceu ao Marcos Dollis daqui de Goiânia-GO, que hoje está em BH. Quem preferir, pode checar com ele: marcos.dollis@gmail.com.

    []'s
    França.
    Taquiuspa!
    Preciso passar isso para o Ramiro.
    Bem, agora só falta ver se a coroa e o pinhão da VW também servem no diferencial...

  • #27
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Taquiuspa!
    Preciso passar isso para o Ramiro.
    Bem, agora só falta ver se a coroa e o pinhão da VW também servem no diferencial...
    Marcelo,

    Acredito que será pura perca de tempo, o Ramiro não é adepto de adaptações, o negócio dele é trocar peças, de preferência originais.
    E pros Nivas, hoje em dia ele não os vê com bons olhos.

    []s achando que vc tá atrasadin rs rs rs

  • #28
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    rolamentos do cubo de rodas niva

    Citação Postado originalmente por grillo Ver Post
    Boa tarde pessoal.......a uns dois anos atras tive problemas com rolamentos dianteiros do niva......agora a novela começou de novo alguem teria o video de como proceder o ajuste do cubo ja revirei alguns sites e não achei......desde ja agradeço....


    Ricardo Grillo

    Jeep Clube de Jardim-MS

    Nivardo - 91
    Camarada Grillo: Esta novela já é conhecida por mim, visto que meu irmão tem um Niva, e a uns dois anos atras se sucedeu o fato relatado. Apos os mechanicos regularem quatro pares de rolamentos (meu irmão pagando a conta), resolvemos mexer e ver o que tinha de errado com os mesmos.
    Existe dois rolamentos conicos, um de dentro e outro de fora. A regulagem é feita na porca externa. (cacaca). O que falta neste conjunto é um calço interno entre os dois rolamentos. Este calço é retirado porque para montar e desmontar os rolamentos ele sai, e é um saco voce montar, porque ele não para no lugar,(fica dentro do cubo da roda), voce tem de usar um guia para ele não sair do lugar. Pois bem, este calço é exatamente o miolo de um rolamento de roda, tirando a capa, separador e as esferas. Fácil, não é? Não estou lembrado se vai um ou dois em cada roda. Lixa ele internamente para a ponta de eixo passar facil, e se o cubo é original ele é exatamente a folga que deve ter entre os rolamentos. Monta aperta a porca externa e verifica a folga. Não pode ficar apertado, somente justo. Meu irmão fez isto e nunca mais se incomodou com os ditos. Já rodou uns 80k e a folga esta perfeita. Usa rolamentos bons. Nada de ching ling. A porca da ponta de eixo pode ser apertada bem. O calço vai escorar um no outro e não vai apertar, mas testa antes de por para rodar. O cubo deverá ser original sem alterações "mechanicas". Fica perfeito.Espero poder ter ajudado. Um abraço.

  • #29
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Bem, agora só falta ver se a coroa e o pinhão da VW também servem no diferencial...
    Coroa e pinhão que casa com a relação da maioria dos Nivas é dos primeiros Gm Chevette, que tinha relação 4,10:1. Nesse caso, o pinhão e a coroa tem exatamente a mesma quantidade de dentes do diferencial 4,10:1 do Niva, ou seja, 41/10.

    Mas o pinhão e coroa geralmente não são peças intercambiáveis. Daí, precisando, é mais fácil e barato trocar todo o diferencial. O dianteiro é um pouco mais complicado, mas tem jeito, como fizemos para o Nivopala, mas o traseiro é moleza.

    Seguem algumas fotos de um Niva com diferencial traseiro de Chevette que fizemos aqui para o nosso camarada Popó.

    []'s
    França.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuste correto rolamentos do cubo...-img_6681.jpg   Ajuste correto rolamentos do cubo...-picture-017.jpg   Ajuste correto rolamentos do cubo...-picture-018.jpg   Ajuste correto rolamentos do cubo...-dif_chevette_preparado_pro_niva_4.jpg   Ajuste correto rolamentos do cubo...-img_6983.jpg  

  • #30
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Coroa e pinhão que casa com a relação da maioria dos Nivas é dos primeiros Gm Chevette, que tinha relação 4,10:1. Nesse caso, o pinhão e a coroa tem exatamente a mesma quantidade de dentes do diferencial 4,10:1 do Niva, ou seja, 41/10.

    Mas o pinhão e coroa geralmente não são peças intercambiáveis. Daí, precisando, é mais fácil e barato trocar todo o diferencial. O dianteiro é um pouco mais complicado, mas tem jeito, como fizemos para o Nivopala, mas o traseiro é moleza.

    Seguem algumas fotos de um Niva com diferencial traseiro de Chevette que fizemos aqui para o nosso camarada Popó.

    []'s
    França.
    Meu problema é justamente no diferencial dianteiro, a coroa parece estar empenada (longa estória). Mas como a relação é 10:41...
    Me diga, as ranhuras do pinhão e o espaçamento dos furos da coroa coincidem com os do Niva?! Ou seja, eu poderia simplesmente trocar o conjunto coroa+pinhão de um pelo outro ou encrenca com a caixa de satélites?

    Quanto ao Ramiro... bem, ele tá se virando com o Tumati... e aquele niva é fuçado até o documento (literalmente)!

  • #31
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Meu problema é justamente no diferencial dianteiro, a coroa parece estar empenada (longa estória). Mas como a relação é 10:41...
    Me diga, as ranhuras do pinhão e o espaçamento dos furos da coroa coincidem com os do Niva?! Ou seja, eu poderia simplesmente trocar o conjunto coroa+pinhão de um pelo outro ou encrenca com a caixa de satélites?
    São totalmente diferentes.

    Mas se seu diferencial tem relação 4,10:1, então tá fácil de resolver, porque pode ser usado até o conjunto do Laika, e é o conjunto mais comum pro Niva.

    Agora, o que fazemos como opção para o diferencial dianteiro é o que se vê nas fotos, mas essa é um opção radical e que foi feita em apenas dois Nivas, mais por uma questão de compatibilização com o baixo regime de rotações do motor GM151, já que o diferencial tem relação 3,54:1, que outra coisa. Mas uma vez tendo feito para o diferencial do Opala, é possível fazer com o diferencial do Chevette também.

    []'s
    França.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuste correto rolamentos do cubo...-img_7382.jpg   Ajuste correto rolamentos do cubo...-img_6476.jpg   Ajuste correto rolamentos do cubo...-img_6478.jpg  

  • #32
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    Mraizer boa tarde..

    a uns oito meses atras eu troquei os diferenciais do Niva.....o dianteiro 10/41 esta perfeito haja visto que eu troquei porque o trazeiro tinha folga ....só que como passei ele pra 10/43 ele ta parado aki se interessar grita ai ok....

    Ricardo Grillo - Jeep Clube de Jardim - MS

  • #33
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    Citação Postado originalmente por grillo Ver Post
    Mraizer boa tarde..

    a uns oito meses atras eu troquei os diferenciais do Niva.....o dianteiro 10/41 esta perfeito haja visto que eu troquei porque o trazeiro tinha folga ....só que como passei ele pra 10/43 ele ta parado aki se interessar grita ai ok....

    Ricardo Grillo - Jeep Clube de Jardim - MS
    Se alguêm se interessar, tenho dois conjuntos de diferenciais 9/40 novos, mosca branca de olhos azuis.

  • #34
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    09/01/2007
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    Eu também penso em fazer isso com o meu niva , prevendo que um dia o meu vellho diferencial dianteiro irá para o brejo , com o meu ap 2.0 , apesar de ja ter feito um reforço na traseira dele .
    O aço da coroa é bom , o problema é a carcaça .

    A receita que acho que a turma usa é a seguinte ;

    Diferencial do laika
    Encurta a carcaça soldando a ponta na proximidade da bola do diferencial
    Encurta os eixos internos cortando e soldando no meio dele , e mantem a estrutura de saída das rodas , com o rolamento de roda etc
    Torneia e diminui o diametro do disco que originalmente brende a roda .
    Solda nesse disco a tulipa da homocinética do santana .
    Mete o conjunto de homocinética do santana .

    e ai vai .... um puta trampo , mas deve ficar bom

  • #35
    Usuário Avatar de robertofs
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Eu também penso em fazer isso com o meu niva , prevendo que um dia o meu vellho diferencial dianteiro irá para o brejo , com o meu ap 2.0 , apesar de ja ter feito um reforço na traseira dele .
    O aço da coroa é bom , o problema é a carcaça .

    A receita que acho que a turma usa é a seguinte ;

    Diferencial do laika
    Encurta a carcaça soldando a ponta na proximidade da bola do diferencial
    Encurta os eixos internos cortando e soldando no meio dele , e mantem a estrutura de saída das rodas , com o rolamento de roda etc
    Torneia e diminui o diametro do disco que originalmente brende a roda .
    Solda nesse disco a tulipa da homocinética do santana .
    Mete o conjunto de homocinética do santana .

    e ai vai .... um puta trampo , mas deve ficar bom
    A menos que a intenção seja utilizar uma relação mais curta para o Niva, com coroa e pinhão 43/10, acho perda de tempo se for para usar 41/10.

    O diferencial do Chevette é muito, mas muito mais fácil para fazer esse trampo.

    Não se pode separar facilmente as extremidades do diferencial do Niva/Laika da bola deste, a não ser cortando-as e depois soldando-as com o maior cuidado para deixá-las centralizadas.

    Com o diferencial do Chevette, basta remover a solda que prende as extremidas à carcança, cortar as extremidades e soldá-las novamente, e pronto. A ponta de eixo também, por ser menor, fica mais fácil de facear para acoplar a homocinética do VW Santana. E, por fim, é um diferencial nacional, e dispensa comentários o quanto é mais fácil encontrar peças de reposição. E pra quem quiser uma relação ainda mais curta, tem a opção do conjunto do Chevette Junior, que era 4,88:1, embora seja difícil de achar. E pra quem usa AP 2.0 ainda pode optar pela relação 3,90:1.

    []'s
    França.

  • #36
    Usuário Avatar de MRaizer
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    17/01/2009
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    Hummm e como se faria com o parafuso de fixação que fica sobre a bola?
    Este conjunto também não tornaria o "vão livre" do Niva menor?

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