Pergunta número 1: Isso de colocar cubo de Gol dá certo?! O Gol pesa cerca de 750Kg e tem 4 parafusos por roda, o Niva pesa cerca de 1200Kg e tem cinco parafuzos por roda. Sei não...
E quem disse que é de Gol? É de VW sim, mas é de VW Santana, que completo pesa por volta de 1200Kg. E VW Gol de 750Kg? Um G4 1.0 pelado já pesa 872Kg (http://www.vwbr.com.br/automoveis/gol-g4/1-0.aspx)
É o seguinte: já fizemos uma vez usando o cubo e freios originais, mas como o freio dianteiro do Niva só tem tamanho, mas eficiência mesmo necas, preferimos substituir tudo. No final, fica como nas fotos abaixo.
Postado originalmente por Fábio Neves
Outra coisa o torneiro faz um "anel" que fica entre as peças, rolamento e manga de eixo??
Vc sabe que o problema não é nas pinças e sim no hidrovácuo ,cilindro mestre , etc
Menos nas pinças .
Outra coisa , os rolamentos do cubo do Niva não é um problema , são os mecanicos que não sabem regular um parafuso cônico .
Mecanico bom esta em falta
Os meus por exemplo nunca foram trocados , eu só engraxo .
Compensa por esse cubo de roda do VW ?
Sim sob a ótica de usar as homocinéticas do VW , até porque a original do Niva é um assalto .
sds
Postado originalmente por robertofs
É o seguinte: já fizemos uma vez usando o cubo e freios originais, mas como o freio dianteiro do Niva só tem tamanho, mas eficiência mesmo necas, preferimos substituir tudo. No final, fica como nas fotos abaixo.
Vc sabe que o problema não é nas pinças e sim no hidrovácuo ,cilindro mestre , etc
Menos nas pinças .
Ah, que isso! Não leve tão a sério
Eu só generalizei heheheh
Mas olha, na boa, já trocamos o hidrovácuo, e melhorou, mas não foi muita coisa não. Mas aqui nós somos meio órfãos de Lad Peças, Sarancar e cias ltda para Niva. Então, a medida que nós vamos precisando, vamos descartando tudo quanto é original que possa ser substituído por algo nacional, afinal, nada melhor que poder ir com um Niva em qualquer oficina de suspensão é dizer - fica tranquilo que aí tem tudo o que vocês mecânicos estão carecas de saber
Postado originalmente por Marcio Rossetto
Outra coisa , os rolamentos do cubo do Niva não é um problema , são os mecanicos que não sabem regular um parafuso cônico .
Mecanico bom esta em falta
Os meus por exemplo nunca foram trocados , eu só engraxo .
Então, mas um rolamento blindado, que não requer qualquer manutenção ou cuidado no aperto, é outra vida
Postado originalmente por Marcio Rossetto
Compensa por esse cubo de roda do VW ?
Sim sob a ótica de usar as homocinéticas do VW , até porque a original do Niva é um assalto .
sds
Tipo assim, barato não é, mas você já falou tudo! Um kit completo de homocinéticas novas do Niva não é uma brincadeira muito barata também. Então, o lance é pegar as latinhas que seriam gastas e fazer essa brincadeira aí. Fica mais ou menos no mesmo preço.
É... vendo pelo lado das homocinéticas... diria que é algo muito tentador! Melhor ainda se arrumar um torneiro BOM que, ao invés da flange, faça um cubo novo!
É... vendo pelo lado das homocinéticas... diria que é algo muito tentador! Melhor ainda se arrumar um torneiro BOM que, ao invés da flange, faça um cubo novo!
Como falei, dá pra usar o cubo original, mas eu, particularmente, acho que não vale a pena. Principalmente se considerar o uso de roda de 15". É muito mais fácil achar para rodas de 4 furos. Outra opção é usar o cubo do Fox, que é de 5 furos.
Digo que dá pra usar o cubo original porque a fresa do cubo dos VW com tração dianteira é exatamente igual ao do cubo do Niva, e pra usar o rolamento blindado dos VW com o cubo do Niva basta tirar um pentelhionésimo do cubo do Niva. Então, dá pra usar o rolamento e a homocinética VW como cubo original, e inclusive já fizemos isso no Niva do Marcos Dollis daqui de Goiânia, mas que não tenho muitos registros. Mas pra quem considera usar rodas aro 15", acho que não compensa manter o cubo do Niva.
Perai, se entendi direito... daria para se colocar então a homocinética VW no cubo do Niva?!
Ô, se não!
Totalmente possível!
Como falei, não tenho muitos registros fotográficos, mas achei duas fotos que ilustram a homocinética VW montada no cubo do Niva.
O Niva com essa receita pertenceu ao Marcos Dollis daqui de Goiânia-GO, que hoje está em BH. Quem preferir, pode checar com ele: marcos.dollis@gmail.com.