x
Convex Datacenter
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 94
  • #13



    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    A resposta está nos meus álbuns de fotos, que, pelo que sei, você já conhece. , mas, em todo caso:

    Viagens entre 3.000 e 6.000 Km:

    1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real)
    1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
    2000: Paraty/Serra Fluminense/P.N. do Caparaó/Tiradentes/Ibitipóca/V de Mauá/SP
    2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
    2002: Visconde de Mauá/Sul de MG/Visconde de Mauá
    2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP)
    2005: Serra Fluminense e V de Mauá
    2006: viagem a MG (Estrada Real)
    2007: SP/RJ/ES/RJ/SP
    2009: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)

    fora as inúmeras viagens a Visconde de Mauá, Aiuruoca, Alagoa, Itatiaia, Fragária, etc...

    Será que dá para viajar com o Niva?

    O importante é lembrar que se trata de um carro com muitos anos de uso e abuso, portanto se faz necessária uma rigorosa manutenção.
    Claro que já vi Gil! Está nos favoritos do meu navegador, tanto no Note como no Desktop! A Pergunta que eu te faço (nunca falamos disso pessoalmente) é a seguinte: Já teve problemas nas viagens? Se teve, como conseguiu solucionar?

    O Meu Niva, é cinco anos mais velho do que o seu, e pra atingir um padrão confiável de manutenção, ainda levarei tempo. Não coloco o carro na pista antes de solucionar todos os pepinos, e não me importo com o preço, nem que eu fique pagando por anos. Já te disse, mas não custa repetir: Escolhi o Niva porque gosto do Niva! Poderia ter comprado outro veículo, mas esse é o que eu quero. (fora que todos os amigos gostam, a família acha bacana, até a namorada aprecia)

    Sempre ouvimos e lemos que o Niva foi desenvolvido para trafegar pelas regiões mais remotas da extinta União Soviética, que tinha estradas e caminhos sofríveis. Que é um carro confiável se bem mantido e se não possuir algumas adaptações desnecessárias (as tais adaptraições), mas é difícil quem, como você, mostra esse tipo de coisa na prática, viajando, colocando o carro "a prova".

    É um tópico bem bacana, alguns colegas falaram sobre viagens que fizeram com o Niva, seria interessante conhecer mais depoimentos!

    Valeu pela resposta, Gil!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #14
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Claro que já vi Gil! Está nos favoritos do meu navegador, tanto no Note como no Desktop! A Pergunta que eu te faço (nunca falamos disso pessoalmente) é a seguinte: Já teve problemas nas viagens? Se teve, como conseguiu solucionar?

    O Meu Niva, é cinco anos mais velho do que o seu, e pra atingir um padrão confiável de manutenção, ainda levarei tempo. Não coloco o carro na pista antes de solucionar todos os pepinos, e não me importo com o preço, nem que eu fique pagando por anos. Já te disse, mas não custa repetir: Escolhi o Niva porque gosto do Niva! Poderia ter comprado outro veículo, mas esse é o que eu quero. (fora que todos os amigos gostam, a família acha bacana, até a namorada aprecia)

    Sempre ouvimos e lemos que o Niva foi desenvolvido para trafegar pelas regiões mais remotas da extinta União Soviética, que tinha estradas e caminhos sofríveis. Que é um carro confiável se bem mantido e se não possuir algumas adaptações desnecessárias (as tais adaptraições), mas é difícil quem, como você, mostra esse tipo de coisa na prática, viajando, colocando o carro "a prova".

    É um tópico bem bacana, alguns colegas falaram sobre viagens que fizeram com o Niva, seria interessante conhecer mais depoimentos!

    Valeu pela resposta, Gil!
    Grande Thiago, o Niva atual está comigo há 4 anos, antes dele eu tinha um 90/91, que ficou comigo durante quase 10 anos, rodando quase 200.000 Km em minhas mãos. Portanto, foi com ele que fiz diversas de minhas viagens longas. Aliás, eu viajava bem mais naquela época do que faço hoje!

    As viagens abaixo foram todas feitas com aquele Niva:

    1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real) - o Niva tinha cerca de 60.000 Km rodados
    1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 82.000 Km rodados
    2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 150.000 Km rodados
    2002: V.de Mauá/Sul de MG/V.de Mauá - o Niva tinha cerca de 170.000 Km rodados
    2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 210.000 Km rodados
    2005: Serra Fluminense e V de Mauá - o Niva tinha cerca de 225.000 Km rodados

    Obviamente, tive problemas nas viagens, mas todos foram resolvidos sem dificuldades. Lâmpadas queimadas, pneus furados, nada mais sério. Os problemas mais sérios que tive, que menciono abaixo, ocorreram, para minha sorte, próximo a São Paulo ou, em um dos casos, próximo a um local que me permitiu reparar o problema.

    Em 2001, retornando de uma viagem ao sul, eu saí de Florianópolis em um sábado, com destino a Peruíbe, onde pernoitaríamos, para no dia seguinte seguirmos até Paraty. A uns 100 Km de Florianópolis, estranhei o fato de a alavanca de câmbio estar esbarrando no meu toca-fitas, parei num pequeno posto de gasolina para verificar (achei que o toca-fitas, que era do tipo gaveta, estava mal encaixado). Ao dar marcha-a-ré, simplesmente fiquei com a alavanca de câmbio em minha mão!
    Comecei a desmontar o sistema (console, guarda-pó, etc...) e vi que a alavanca de câmbio, através de uma bucha de nylon, se encaixava em outra alavanca, bem mais curta, que entrava na caixa de câmbio e executava os engates, acionando o trambulador. Esta alavanca curta é que havia se partido, ao que tudo indicava, em um processo que já havia começado havia tempo. Na falta de opção, resolvi tentar tirar a peça e encontrar alguém para soldá-la. Ao fazê-lo, quase estraguei tudo, ao remover a peça errada e deixar cair um parafuso dentro da caixa de câmbio! Gelei novamente, mas, com um alicate de bico fino e a chave de fenda magnetizada, além de muuuuuuita paciência, consegui tirar o parafuso de lá. Se eu não tivesse conseguido fazê-lo, babau, teria que chamar o resgate para rebocar o carro e mandar remover e desmontar o câmbio!
    Para provar que, no meio do azar, a sorte pode aparecer, descobri que, próximo ao posto de gasolina, havia um depósito de areia e brita, no qual haviam algumas escavadeiras. Para maior sorte nossa, lá estavam três rapazes, consertando alguma coisa, dentro de um galpão. E, para nossa máxima sorte, eles tinham um equipamento de solda elétrica!!! Fui atendido por um rapaz (Juliano, descobri depois), que me disse que poderia soldar a peça (que eu, após alguma luta, havia conseguido retirar e levar até o galpão onde estavam os rapazes). Assim foi feito, e após a solda, voltei ao Niva e montei tudo em seu lugar. É claro que eu o fiz de forma errada, de modo que nenhuma marcha entrava, a alavanca não se mexia. Voltei até o galpão e Juliano me explicou que eu deveria alinhar os dentes das três engrenagens, para colocar o câmbio no ponto morto. Desmontei tudo de novo, alinhei as engrenagens e tornei a montar tudo. Agora, a 1ª e a 2ª marchas entravam, a ré não. Forcei um pouco, e a ré entrou, para não mais sair! Acabei rodando de ré até o galpão (!!!), retirei mais uma vez a bendita peça e Juliano me explicou que eu havia montado a trava da marcha-à-ré de forma invertida, com o que a ré não travava. Montei a peça a peça de forma correta e, enfim, tudo funcionou a contento! Como eu havia estragado uma junta, Juliano colocou um pouco de cola vedadora no local, para que o óleo de câmbio não vazasse, e eu, pela quinta e definitiva vez, montei a alavanca! Assim, aliviados, conseguimos, por volta das 16:40, seguir viagem. Dos males o menor, atrasamos muitíssimo a etapa daquele dia, mas não ficamos largados no meio da estrada nem fomos rebocados! E ainda completamso nossa viagem, conforme previsto, indo até Paraty!

    Em 2004, também em viagem ao Sul, saímos bem cedo de Curitiba, rumo a Visconde de Mauá, um trajeto looooongo (cerca de 800-900 Km), mas possível. Ao passarmos por São Paulo, no congestionamento da Marginal do Tietê, senti que havia algo errado com a embreagem, mas atribuí isto ao calor excessivo e ao uso intensivo da mesma. Já na rodovia Carvalho Pinto, parei o Niva para um lanche. Ao dar a partida para sair, apertei o pedal da embreagem, como sempre o faço (e aconselho todos a fazer o mesmo, isto alivia o motor de arranque, facilitando a partida e aliviando a bateria), e o motor de partida girou pesadamente. Fiz um teste e percebi que, ao apertar o pedal da embreagem, isto sempre acontecia. Liguei para o Wilson, que me informou que a embreagem estava no fim, e seguir viagem não era recomendável, pois eu iria ficar sem embreagem. Tive que chamar o resgate da seguradora, que levou meu carro até minha casa. Na manhã seguinte, fui rodando até o Wilson, que trocou a embreagem, permitindo que, pouco antes do meio-dia, eu partisse para Visconde de Mauá. Portanto, perdemos apenas algumas horas da viagem (e economizamos um dia de hospedagem...)

    O terceiro problema sério ocorreu em uma viagem a Visconde de Mauá. Eu estava a uns 70 Km de São Paulo quando o motor começou a emitir um ruído "feio". Desliguei imediatamente o motor e liguei para o Wilson, que me disse para não ligar mais o motor, pois poderia piorar a situação. O Niva foi levado pelo resgate da seguradora até a oficina (a viagem, obviamente, foi cancelada) e foi necessário mexer na parte baixa do mesmo, um conserto que não saiu caro, principalmente em relação ao que poderia ter custado se eu insistisse em seguir viagem. Neste caso, minha sorte foi que isto correu próximo a São Paulo e dentro do perímetro coberto pela seguradora. Seria bem pior se o carro quebrasse a uns 300 Km de casa, à noite, no meio do nada!

    Resumindo: em alguns casos, dei sorte, mas, de modo geral, é importante ter um mecânico de confiança, tudo em dia, no que diz respeito à manutenção e ter um bom ouvido para os ruídos normais e anormais do carro. Não foram poucas as vezes em que eu levei meu carro ao Wilson para verificar algum ruído que soava estranho, e ele descobriu pequenos problemas que poderiam ter se transformado em grandes aborrecimentos, se não tivessme sido detectados por mim.

    É importante lembrar que carro velho é carro velho, o Niva é resistente e confiável, mas há certos problemas que não podem ser previstos, acontecem e ponto! O importante é fazer com que a ocorrência deste problemas seja minimizada e, em alguns casos prevenida com a troca antecipada de peças que possam vir a trazer problemas futuros.

    Quanto a gostar do Niva e não querer outro carro, sei como é isso, já pensei por diversas vezes em trocá-lo, mas, quando tento imaginar qual seria o substituto, só encontro uma opção: um outro Niva!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #15
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    43
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Gil, lendo todos os seus relatos sobre o Niva... e agora com esse... sempre que ouço alguém falar mal dele.. me lembro... poxa... conheço um cara de São Paulo que viaja muito com o Niva e "quase" sempre vai e volta numa boa.... Acho que as manutenções preventivas e todo seu conhecimento sobre o Niva (principalmente por saber "ouvi-lo") é que tornam as viagens mais seguras. Parabéns mais uma vez... e já tá na hora de voltar aqui pros lados de Minas com o Niva né...
    Abraços!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #16
    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Gil, lendo todos os seus relatos sobre o Niva... e agora com esse... sempre que ouço alguém falar mal dele.. me lembro... poxa... conheço um cara de São Paulo que viaja muito com o Niva e "quase" sempre vai e volta numa boa.... Acho que as manutenções preventivas e todo seu conhecimento sobre o Niva (principalmente por saber "ouvi-lo") é que tornam as viagens mais seguras. Parabéns mais uma vez... e já tá na hora de voltar aqui pros lados de Minas com o Niva né...
    Abraços!
    Não sou o único que viaja de Niva, apenas faço mais barulho que os outros!

    Vou estar em MG no final de semana 24-25.04, mais precisamente em Visconde de Mauá! Quer aparecer por lá? (antes que alguém diga que V de M fica no Rio de Janeiro, aviso que a pousada onde vou ficar fica do lado mineiro do rio Preto!)

    Neste final de semana estarei encostado em MG, vou para Casa Branca/SP, a uns 50 Km da divisa SP/MG. Lá o pessoal fala "porrrta verrrde", igualzinho os mineiros...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #17
    Olá!

    Acabo de colocar no ar um álbum de fotos de uma viagem (de Niva, é claro!) ao Sul em 2004. São fotos escaneadas, portanto deixam um pouco a desejar, mas servem como registro. O endereço é: http://girti.multiply.com/photos/alb..._ao_Sul_-_2004
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #18
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    56
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Quanto a gostar do Niva e não querer outro carro, sei como é isso, já pensei por diversas vezes em trocá-lo, mas, quando tento imaginar qual seria o substituto, só encontro uma opção: um outro Niva!
    Belo relato Gil
    Esse é o mais puro exemplo do que eu digo sempre à todos que questionam "porque ter um NIVA?":
    Simplesmente não conseguimos explicar todos os sentimentos que ele nos proporciona
    E vc acaba de nos mostrar mais um desses motivos...
    Imagina se teria alguma graça se vc fosse um "normal" e nos contasse de suas viagens de gol ou uno,e depois ainda confessa-se que só trocaria um gol por outro!
    Essa troca qualquer um pode fazer!
    Agora trocar um NIVA por outro NIVA e ainda sorrir...
    Só os grandes mestres
    Abraço.

  • #19
    Citação Postado originalmente por GENIVA Ver Post
    (...)Agora trocar um NIVA por outro NIVA e ainda sorrir...(...)
    Só mesmo um masoquista, como todo niveiro é...

    Geniva, não me leve a mal, mas não resisti...

    Um grande abraço!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #20
    Acho que a melhor pessoa para saber se o carro aguenta uma longa viagem é o proprio dono dele. Temos nivas de todos os jeitos. .. novos, velhos, velhos com mecanica boa... então quem sabe melhor é o proprio dono ... o meu por exemplo ... chegaria em uma viagem longa, mas eu achava inviavel. 1º o meu só fazia 5km/l. 2º seria uma viagem muito cansativa devido a velocidade de cruzeiro e 3º fazia medo ficar no prego e não ter um mecanico que soubesse me tirar no local ...
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #21
    Galera, vendo os relatos de vcs, das viagens com os niva, até dá vontade de comprar um e sair viajando hehehhee...
    Viajei poucas vezes com meu Sidekick nos finais de ano, mais nada...
    Acredito que com a viatura em dia, vai tranquilo... só não abusar muito do carrinho.
    Campo Grande - MS - Ex Barrento = Sidekick, 94, manual Veja aqui
    Agora com o MacGyver: Ranger XLT 2007 CD 4x4. (devendo fotos ainda)

  • #22
    Valeu pelo relato, Gil!

    De grande valia pra quem pretende "ganhar o mundo" com o Niva!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #23
    Citação Postado originalmente por Vagner Fabricio Ver Post
    Galera, vendo os relatos de vcs, das viagens com os niva, até dá vontade de comprar um e sair viajando hehehhee...
    Viajei poucas vezes com meu Sidekick nos finais de ano, mais nada...
    Acredito que com a viatura em dia, vai tranquilo... só não abusar muito do carrinho.
    Ter Niva é sempre uma emoção, ter alguma coisa pra consertar, é diversão garantida!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #24
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    39
    Posts
    6,952
    Agradecimentos: 9
    Girti!
    Neste feriado estarei em VM também!
    Mande o seu num do celular por MP!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade