x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 94

Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    Girti!
    Neste feriado estarei em VM também!
    Mande o seu num do celular por MP!
    Pois é, descobri apenas na sexta-feira que o dia 23 é feriado no Rio, o que vai fazer com que a região esteja lotada! Uma pena, eu evito ao máximo ir para lá em feriados, mas desconhecia este...

Devido a este fato, estamos pensando em adiar nossa viagem a V de M...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Nordeste

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Grande Thiago, o Niva atual está comigo há 4 anos, antes dele eu tinha um 90/91, que ficou comigo durante quase 10 anos, rodando quase 200.000 Km em minhas mãos. Portanto, foi com ele que fiz diversas de minhas viagens longas. Aliás, eu viajava bem mais naquela época do que faço hoje!

As viagens abaixo foram todas feitas com aquele Niva:

1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real) - o Niva tinha cerca de 60.000 Km rodados
    1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 82.000 Km rodados
    2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 150.000 Km rodados
    2002: V.de Mauá/Sul de MG/V.de Mauá - o Niva tinha cerca de 170.000 Km rodados
    2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 210.000 Km rodados
    2005: Serra Fluminense e V de Mauá - o Niva tinha cerca de 225.000 Km rodados

Obviamente, tive problemas nas viagens, mas todos foram resolvidos sem dificuldades. Lâmpadas queimadas, pneus furados, nada mais sério. Os problemas mais sérios que tive, que menciono abaixo, ocorreram, para minha sorte, próximo a São Paulo ou, em um dos casos, próximo a um local que me permitiu reparar o problema.

Em 2001, retornando de uma viagem ao sul, eu saí de Florianópolis em um sábado, com destino a Peruíbe, onde pernoitaríamos, para no dia seguinte seguirmos até Paraty. A uns 100 Km de Florianópolis, estranhei o fato de a alavanca de câmbio estar esbarrando no meu toca-fitas, parei num pequeno posto de gasolina para verificar (achei que o toca-fitas, que era do tipo gaveta, estava mal encaixado). Ao dar marcha-a-ré, simplesmente fiquei com a alavanca de câmbio em minha mão!
    Comecei a desmontar o sistema (console, guarda-pó, etc...) e vi que a alavanca de câmbio, através de uma bucha de nylon, se encaixava em outra alavanca, bem mais curta, que entrava na caixa de câmbio e executava os engates, acionando o trambulador. Esta alavanca curta é que havia se partido, ao que tudo indicava, em um processo que já havia começado havia tempo. Na falta de opção, resolvi tentar tirar a peça e encontrar alguém para soldá-la. Ao fazê-lo, quase estraguei tudo, ao remover a peça errada e deixar cair um parafuso dentro da caixa de câmbio! Gelei novamente, mas, com um alicate de bico fino e a chave de fenda magnetizada, além de muuuuuuita paciência, consegui tirar o parafuso de lá. Se eu não tivesse conseguido fazê-lo, babau, teria que chamar o resgate para rebocar o carro e mandar remover e desmontar o câmbio!
    Para provar que, no meio do azar, a sorte pode aparecer, descobri que, próximo ao posto de gasolina, havia um depósito de areia e brita, no qual haviam algumas escavadeiras. Para maior sorte nossa, lá estavam três rapazes, consertando alguma coisa, dentro de um galpão. E, para nossa máxima sorte, eles tinham um equipamento de solda elétrica!!! Fui atendido por um rapaz (Juliano, descobri depois), que me disse que poderia soldar a peça (que eu, após alguma luta, havia conseguido retirar e levar até o galpão onde estavam os rapazes). Assim foi feito, e após a solda, voltei ao Niva e montei tudo em seu lugar. É claro que eu o fiz de forma errada, de modo que nenhuma marcha entrava, a alavanca não se mexia. Voltei até o galpão e Juliano me explicou que eu deveria alinhar os dentes das três engrenagens, para colocar o câmbio no ponto morto. Desmontei tudo de novo, alinhei as engrenagens e tornei a montar tudo. Agora, a 1ª e a 2ª marchas entravam, a ré não. Forcei um pouco, e a ré entrou, para não mais sair! Acabei rodando de ré até o galpão (!!!), retirei mais uma vez a bendita peça e Juliano me explicou que eu havia montado a trava da marcha-à-ré de forma invertida, com o que a ré não travava. Montei a peça a peça de forma correta e, enfim, tudo funcionou a contento! Como eu havia estragado uma junta, Juliano colocou um pouco de cola vedadora no local, para que o óleo de câmbio não vazasse, e eu, pela quinta e definitiva vez, montei a alavanca! Assim, aliviados, conseguimos, por volta das 16:40, seguir viagem. Dos males o menor, atrasamos muitíssimo a etapa daquele dia, mas não ficamos largados no meio da estrada nem fomos rebocados! E ainda completamso nossa viagem, conforme previsto, indo até Paraty!

Em 2004, também em viagem ao Sul, saímos bem cedo de Curitiba, rumo a Visconde de Mauá, um trajeto looooongo (cerca de 800-900 Km), mas possível. Ao passarmos por São Paulo, no congestionamento da Marginal do Tietê, senti que havia algo errado com a embreagem, mas atribuí isto ao calor excessivo e ao uso intensivo da mesma. Já na rodovia Carvalho Pinto, parei o Niva para um lanche. Ao dar a partida para sair, apertei o pedal da embreagem, como sempre o faço (e aconselho todos a fazer o mesmo, isto alivia o motor de arranque, facilitando a partida e aliviando a bateria), e o motor de partida girou pesadamente. Fiz um teste e percebi que, ao apertar o pedal da embreagem, isto sempre acontecia. Liguei para o Wilson, que me informou que a embreagem estava no fim, e seguir viagem não era recomendável, pois eu iria ficar sem embreagem. Tive que chamar o resgate da seguradora, que levou meu carro até minha casa. Na manhã seguinte, fui rodando até o Wilson, que trocou a embreagem, permitindo que, pouco antes do meio-dia, eu partisse para Visconde de Mauá. Portanto, perdemos apenas algumas horas da viagem (e economizamos um dia de hospedagem...)

O terceiro problema sério ocorreu em uma viagem a Visconde de Mauá. Eu estava a uns 70 Km de São Paulo quando o motor começou a emitir um ruído "feio". Desliguei imediatamente o motor e liguei para o Wilson, que me disse para não ligar mais o motor, pois poderia piorar a situação. O Niva foi levado pelo resgate da seguradora até a oficina (a viagem, obviamente, foi cancelada) e foi necessário mexer na parte baixa do mesmo, um conserto que não saiu caro, principalmente em relação ao que poderia ter custado se eu insistisse em seguir viagem. Neste caso, minha sorte foi que isto correu próximo a São Paulo e dentro do perímetro coberto pela seguradora. Seria bem pior se o carro quebrasse a uns 300 Km de casa, à noite, no meio do nada!

Resumindo: em alguns casos, dei sorte, mas, de modo geral, é importante ter um mecânico de confiança, tudo em dia, no que diz respeito à manutenção e ter um bom ouvido para os ruídos normais e anormais do carro. Não foram poucas as vezes em que eu levei meu carro ao Wilson para verificar algum ruído que soava estranho, e ele descobriu pequenos problemas que poderiam ter se transformado em grandes aborrecimentos, se não tivessme sido detectados por mim.

É importante lembrar que carro velho é carro velho, o Niva é resistente e confiável, mas há certos problemas que não podem ser previstos, acontecem e ponto! O importante é fazer com que a ocorrência deste problemas seja minimizada e, em alguns casos prevenida com a troca antecipada de peças que possam vir a trazer problemas futuros.

Quanto a gostar do Niva e não querer outro carro, sei como é isso, já pensei por diversas vezes em trocá-lo, mas, quando tento imaginar qual seria o substituto, só encontro uma opção: um outro Niva!
    Hei, Xará!!!...

Não vi relatos de suas viagens ao Nordeste, por que? Oportunidade?
    Ou medo do calor de 40º????!!!...

Betão (Roberto Santana)
    Niva 1991
    Canavieiras - Bahia

Embreagem - OFF TOPIC

Off Topic: Niva vs. Viagens Longas

"Ao dar a partida para sair, apertei o pedal da embreagem, como sempre o faço (e aconselho todos a fazer o mesmo, isto alivia o motor de arranque, facilitando a partida e aliviando a bateria)"

Xará (Gil Roberto), esse comentário é muito interessante...

Betão (Roberto Santana)
    Niva 1991
    Canavieiras - Bahia

Citação Postado originalmente por GRAUÇÁ 4x4";1143919][SIZE=3][COLOR=navy]Hei, Xará!!!...[/COLOR][/SIZE]
    [SIZE=3][COLOR=navy][/COLOR][/SIZE]
    [SIZE=3][COLOR=navy]Não vi relatos de suas viagens ao Nordeste, por que? Oportunidade?[/COLOR][/SIZE]
    [SIZE=3][COLOR=navy]Ou medo do calor de 40º????!!!...[/COLOR][/SIZE]
    [SIZE=3][COLOR=navy][/COLOR][/SIZE]
    [CENTER][CENTER][B][I][COLOR=#000066][FONT=Verdana][SIZE=3][COLOR=navy]Betão (Roberto Santana)[/COLOR][/SIZE][/FONT][/COLOR][/I][/B]
    [B][I][COLOR=#000066][FONT=Verdana][URL="http://www.grauca4x4.blogspot.com/
    www.grauca4x4.blogspot.com[/URL][/FONT][/COLOR][/I][/B]
    Niva 1991
    Canavieiras - Bahia[/CENTER][/CENTER]
    De fato, o Nordeste não é minha praia, muito calor para o meu gosto... Mas já fui de carro até Salvador (2 vezes) e atér a Chapada Diamantina, as 3 viagens foram na época pré-Niva.
    Gil Roberto

Quanto a ter algo pra concertar, é a terapia melhor que existe!!! hehehehe
    Eu e minha moto RX-180 de 1983 que o digamos... diversão garantida nos fds hehehehe.....
    Campo Grande - MS - Ex Barrento = Sidekick, 94, manual Veja aqui
    Agora com o MacGyver: Ranger XLT 2007 CD 4x4. (devendo fotos ainda)

Citação Postado originalmente por Vagner Fabricio Ver Post
    Quanto a ter algo pra concertar, é a terapia melhor que existe!!! hehehehe
    Eu e minha moto RX-180 de 1983 que o digamos... diversão garantida nos fds hehehehe.....
    Sinto que tem mais um colega se contaminando com essa idéia de ter um Niva!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

Bem, não chega a ser uma graaande viagem mas ontem fiz um percurso de 240km, sai de Niterói, ate Itaboroai onde enchi o tamque de GNV, segui ate Guapiaçu, depois ate guapimirim e estiquei ate teresópolis para encher denovo o tanque com GNV e voltar para Niterói Via Mage-manilha, levando em considereção que meu carro ainda esta em fase de reforma e que estou usando pneus 7.50 Fronteira acho ate que o carro estava bem confortavel de dirigir (estava com minhas 2 filhas e minha esposa)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Niva vs. Viagens Longas-imgp0111.jpg   Niva vs. Viagens Longas-imgp0107.jpg   Niva vs. Viagens Longas-imgp0118.jpg   Niva vs. Viagens Longas-imgp0236.jpg   Niva vs. Viagens Longas-imgp0160.jpg  

Comportamento dos Pneus

Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Bem, não chega a ser uma graaande viagem mas ontem fiz um percurso de 240km, sai de Niterói, ate Itaboroai onde enchi o tamque de GNV, segui ate Guapiaçu, depois ate guapimirim e estiquei ate teresópolis para encher denovo o tanque com GNV e voltar para Niterói Via Mage-manilha, levando em considereção que meu carro ainda esta em fase de reforma e que estou usando pneus 7.50 Fronteira acho ate que o carro estava bem confortavel de dirigir (estava com minhas 2 filhas e minha esposa)
    Alfajoses,

Diga aí, como foi o comportamento desses pneus na estrada de asfalto?
    Como usa sua suspensão, original?
    Outra pergunta esses pneus 7.50 fronteira não raspam na caixa de roda?

Betão (Roberto Santana)
    Niva 1991
    Canavieiras - Bahia

Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Alfajoses,

Diga aí, como foi o comportamento desses pneus na estrada de asfalto?
    Como usa sua suspensão, original?
    Outra pergunta esses pneus 7.50 fronteira não raspam na caixa de roda?

Roberto,

Em primeiro lugar devo falar que não tenho experiencia em Niva então não tenho como comparar o meu com outros nivas ... mas vamos lá

Antes usava os pneus 6.70 e não vi muita diferencia para dirigir não o que chama atenção é o barulho .... esses pneus fazem muito barulho no asfalto, fora isso o desempenho caiu um pouquinho, ando no GNV a 80-85 kmh sem problemas e na gasolina um pouquinho mais, na serra ele sofreu um pouco: media de 45kmh

a suspenção ta original na frente so com os pivos da d20 com uma flange para adaptar e atras molas de pampa (não cortei nenhum elo) e amortecedor de besta, agora a caixa de roda teve que amassar muito por dentro e cortar a lata do paralama e as vezes ainda bate um pouco (to ajeitando isso...)

Qualquer coisa avisa !!

André Fajoses

Não foi uma viagem longa, mas serve como exemplo: na sexta-feira, saí cedo de São Paulo e fui para Visconde de Mauá por um roteiro alternativo, que já percorri diversas vezes: São Paulo/Engenheiro Passos/Garganta do Registro (acesso ao P.N.Itatiaia, parte alta)/Vargem Grande (bairro)/Fragária (idem)/Santo Antonio do Rio Grande/Mirantão/Maringá/Maromba (pousada após a Maromba). A volta, feita hoje, foi pelo trajeto normal. Foram percorridos 680 Km, boa parte em estradas de terra (alguns trechos eram bem ruinzinhos).
    Gil Roberto

Usuário Avatar de claudiobrutus
    Entrada
    09/05/2010
    Agradecimentos: 0

minha primeira aventura a compra rs

Nunca me liguei muito em off roud mas depois que adquiri um sitio com dificio acesso, fui obrigado a cogitar por alguns carros de traçao 4x4, com o bolso furado o carro que veio em mente foi o niva, depois de muito tempo, mais de 1 ano procurando, achei uma barbada, um niva 91 vermelho interao (pelas fotos e claro) porque se localizava em taubate, e eu aqui na freguesia do o nao podia ir velo, entao fechei negocio as escuras, fui buscar o carro, o rapaz dono do mesmo deu uma volta comigo e o carro tudo bem, ai fechamos negocio peguei o carro e 160 km a frente ate minha casa, vindo a 80 km/h na dutra depois de 20 km a roda esquerda começa a sair fumaça e parei, o rolamento ja tinha ido para o saco a roda tava quase travando, chamei o serviço de guincho as 4 horas 6 horas e nada, fiquei irritado entrei no carro e fui indo a 40km/h e todo mundo buzinando rsrsr
    Nao tinha geito parei em um mecanico e ele me disse que sem chance, tome guincho, paguei um guincho particular que me deixou em casa por 250 r$ que pra mim foi uma pechinxa.
    Esta foi minha primeira aventura com meu lada niva, acho que teremos muitas historias boas para contar, chega de ruim rsrrs.
    Sou novo no ramo de 4x4 e novo de forum.

Citação Postado originalmente por claudiobrutus Ver Post
    Nunca me liguei muito em off roud mas depois que adquiri um sitio com dificio acesso, fui obrigado a cogitar por alguns carros de traçao 4x4, com o bolso furado o carro que veio em mente foi o niva, depois de muito tempo, mais de 1 ano procurando, achei uma barbada, um niva 91 vermelho interao (pelas fotos e claro) porque se localizava em taubate, e eu aqui na freguesia do o nao podia ir velo, entao fechei negocio as escuras, fui buscar o carro, o rapaz dono do mesmo deu uma volta comigo e o carro tudo bem, ai fechamos negocio peguei o carro e 160 km a frente ate minha casa, vindo a 80 km/h na dutra depois de 20 km a roda esquerda começa a sair fumaça e parei, o rolamento ja tinha ido para o saco a roda tava quase travando, chamei o serviço de guincho as 4 horas 6 horas e nada, fiquei irritado entrei no carro e fui indo a 40km/h e todo mundo buzinando rsrsr
    Nao tinha geito parei em um mecanico e ele me disse que sem chance, tome guincho, paguei um guincho particular que me deixou em casa por 250 r$ que pra mim foi uma pechinxa.
    Esta foi minha primeira aventura com meu lada niva, acho que teremos muitas historias boas para contar, chega de ruim rsrrs.
    Sou novo no ramo de 4x4 e novo de forum.
    Seja bem vindo ao emocionante mundo dos niveiros! Espero que as coisas melhorem e recomendo fortemente uma revisão completa do seu Niva. Mande trocar todos os fluidos (óleos do motor, dos diferenciais, do câmbio e da caixa de transferência, líquido de arrefecimento, fluidos do freio e da embreagem) e filtros e peça um exame geral das buchas, pivôs, freios, suspensão, direção etc... É sempre melhor prevenir do que remediar!

Posso recomendar o meu mecânico há mais de 15 anos, o Wilson. É especializado em Lada, conhece bem os segredos dos russos, e não é careiro. Sua oficina fica no Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera e ao Aeroporto de Congonhas. O telefone dele é 5531.7796.

Passei por uma experiência parecida com a sua ao comprar o meu atual (e quinto) Niva. Fui buscá-lo no Rio de Janeiro, e já o conhecia, mas apenas de "dar uma voltinha". Eu conhecia também o seu proprietário, e sabia que ele era extremamente cuidadoso com a manutenção do carro, mas também sabia que rodava relativamente pouco (o Niva rodou 67.000 Km em 10 anos!). Fizemos a transferência, e eu saí meio tarde do Rio, e ainda peguei trânsito na saída. Como não queira me arrriscar a rodar de noite, sem conhecer bem o carro e sem minhas ferramentas e peças sobressalentes, optei, já quase no final da tarde, por subir até Visconde de Mauá, aonde pernoitei, seguindo no dia seguinte para São Paulo. Tudo correu bem, a despeito de eu estar rodando com os pneus originais russos (pneus com 10 anos!). O antigo dono me recomendou não passar dos 80 Km/h com eles (eu rodei a 100-110 Km/h), e, durante o percurso, me ligou duas vezes para saber se estava tudo bem e recomendar, mais uma vez "Pelo amor de Deus, não passe dos 80, este pneus devem estar ressecados!". Cheguei bem, mas sabia que o carro tinha uma boa manutenção. Não sei se teria arriscado, caso fosse um carro totalmente desconhecido!

[ ]s
    Gil Roberto

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem