santiagoniva
Da uma olhada no topico abaixo ,que tem tudo sobre cabo de velocimetro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14111
Versão Imprimível
santiagoniva
Da uma olhada no topico abaixo ,que tem tudo sobre cabo de velocimetro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14111
CAmaRAdas, fiz besteira... :cry:
Bom, antes de chegar "lá", uma breve introdução:
Depois de muito perguntar (Valeu Dr. Manfredi e Cavalcante :concordo: ), "tomei coragem",
e decidi - enfim - trocar a cor do fundo dos instrumentos pra branco,
utilizando adesivos colados em acrílico (o esquema da capinha de CD).
Vou aproveitar também pra (mandar :mrgreen: ) trocar as lâmpadas por LEDs, como em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...inel+branco%22 ,
e refazer o aterramento (Partiu pra "elétrica", tenho que mandar - e pagar - pra fazer... :oops: )
Fiz o trabalho de desmontagem com toda paciência, amor e carinho, até protegi o alicate com fita "veda-rosca" pra não machucar os ponteiros/mostradores e tal (vide fotos), mas no "último instrumento" (Conta-giros), aconteceu o inesperado: O PONTEIRO QUEBROU! :putz: Na verdade, não o "ponteiro propriamente dito", mas aquela "agulhinha" que
o fixa: Quebrou rente ao ponteiro, ficando um pedaço no Conta-giros (que eu nem tentei mais tirar) e outro pedaço preso no encaixe do ponteiro (Não dá pra tirar).
E agora? Se eu (conseguir) retirar o resto da "agulhinha" que ficou no Conta-giros, acho que posso substituí-la (Talvez por uma ponta metálica de "lapiseira 0,5",
como já foi falado aqui), mas e o ponteiro?
Como é que eu vou tirar aquela M**** de lá? Será que vende só o ponteiro avulso, usado... :pensativo:
Alguém que já tenha precisado desmontar o painel passou por isso?
Alguém pode me dar "uma luz", idéia, sugestão, ou alguma outra coisa que não seja "esporro"? :-(
Conto com vocês, CAmaRAdas :concordo:
[]'s
.
Luciano,
Que alicatão hein!!!, acho que vc vai ter que arranjar outro completo, aproveita e zera o odômetro pro motor novo.
Não entendi mto bem o que aconteceu pq nunca desmontei os relógios a esse ponto. Mas pelo que entendi, acho que é tudo "leve" ali no ponteiro, talvez uma araldite ou durepox resolva... ou então tu vai ter que partir pruma solução mais jeitosa (<- que palavra mais gay :mrgreen: )...
Aproveita e recalibra o velocímetro caso tu use pneus diferentes dos originais...
Não foi feito em niva, mas foi feito em velo de outros carros. Se o pino central quebrou rente a haste do ponteiro, você não consegue retirar porque não sobrou nenhuma pontinha pra fora certo? Se for isso aqui vai:
Você vai ter de pegar um pontinha de metal bem fina. Pode até ser um arame daqueles bem rígidos e fino. Vai esquentá-lo e perfurar o lado de cima do ponteiro no sentido de encontrar a haste. Depois disso é só você empurrá-la pra fora. vai ficar um buraquinho no ponteiro, que você vai reparar com massa rápida (repare que é bem pouco e vc pode usar o mesmo ferrinho que perfurou para colocar a massa já que é bem pouquinho). Vai esperar secar, lixar com muito, muito cuidado e pintar com spray. Boa sorte.
Gustavo, aconteceu do jeito que o Shuther falou, por isso, acho que colar não daria certo: A superfície do ponteiro até que aderiria (a "agulhinha" ficou "rente"),
mas a parte que ficou no conta-giros - creio eu - não tem superfície suficiente para ser colada e "sustentar" o ponteiro... :pensativo:
Vou tentar a solução mais jeitosa proposta pelo Shuther (Realmente, essa palavra é beeeeem estranha... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Ah, e como é que eu faço pra recalibrar o velocímetro? (Uso pneus 6.00x16 militar por enquanto :twisted: . . .)
[]'s e obrigado mais uma vez :concordo:
Flugêncio, vou tentar a solução do shuther pra não precisar de outro ($$$) conta-giros.
O lance de zerar o odômetro, eu quero fazer mesmo,
pois além de eu estar com o motor "zero", eu não sabia mesmo qual a kilometragem do NIVAder (eu o comprei com o cabo do velocímetro/odômetro quebrado)...
Inclusive, estou com um cabo novo aqui em casa (mas acho que quem vai instalar lá na "transferência" é o seu irmão :mrgreen: )
Bom, tentei zerar o odômetro mas não consegui. Tem algum "macete" pra isso?
Como já havia F**ido o ponteiro, fiquei com medo de forçar e quebrar MAIS alguma coisa... :parede:
PS.
O que é que tem o alicate :oops: ?
[]'s e VaLEU! :concordo:
"Abusando" dos CAmaRAdas um pouco mais...
A título de curiosidade...
Os relginhos do Niva são iguais?
Ao desmontá-los, acheio-os beeeeem parecidos, tanto nas conexões atrás (Eita!), quanto na parte interna
(Exceto o termômetro de água, que não tem uma Lâmpada "extra" - como reserva de combustível, ou pressão baixa do óleo...)
A impressão que eu tive (mas posso estar redondamente enganado... :oops: ), é que os relógios são os mesmos,
e o que os diferencia em função, são os sensores no tanque/motor ("cebolinha") onde eles são conectados...
É isso mesmo, ou eu to viajando? :roll:
Caso seja, pode-se "criar", por exemplo, um termômetro de óleo, ou voltímetro, ou amperímetro, etc
a partir de (mais)um instrumento original, usando - claro - sensores (cebolinha) "específicos"? :pensativo:
[]'s "viajantes"...
Luciano
Uma vez, eu vi um camarada "zerando" um odômetro com um ventilador desses pequenos usados em painel de carro. Ele retirou as hélices e conectou o sem-fim do cabo do odômetro no eixo do ventilador, acionou e a numeração foi mudando até onde ele queria.
Luciano,
- Mede (ou calcula) o perímetro do teu pneu:
Meu pneu = 215/80/16
2*(215*0,8)+(16pol em mm = 406,4) = 750,4mm de altura (diâmetro total)
já que é proporcional calcula só a altura msm (ser preguiçoso é uma merda....)
- Mede ou calcula o perímetro do pneu original:
2*(175*0,8)+(406,4) = 686,4
- Faz regra de 3...
686,4 (original) 750,4 (atual)
100 (ponteiro) Vel real
Vel real = 100*750,4 / 686,4 = 109 quando seu ponteiro estiver no 100, a velocidade "real" será de 109km/h
9% a mais... ponteiro no 80 e vel real 87,2km/h, etc...
ou ao contrário...
686,4 (original) 750,4 (atual)
ponteiro 100
ponteiro = 91,5 quando tu estiver a 100km/h o ponteiro vai estar marcando 91,5
Acho que é isso... aí tu tem que ver como desenhar isso pra imprimir...
Bem, devo ter errado em conta, mas vcs deram pra entender...