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  • #1
    Usuário Avatar de Rubens Amaral
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    18/09/2014
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    Citação Postado originalmente por Nedilson Ver Post
    Bom dia.Tenho uma Pathifinder 2008 (frontier sel)
    Ligo o carro ela pega bem, porem logo em seguida ela apaga, isso com ela fria.Quando aquecida trabalha na lenta uns 2 minutos e também apaga.Sé acontece com o carro na lenta, quando estou parado, quando em movimento não acontece.
    Alguém poderia me ajudar?

    Bom dia Nedilson

    Você já trocou os 2 filtros de combustível é o de ar? Se trocou são os originais "NISSAN"?
    Estes veículos não aceitam muito bem os filtros de outras marcas!
    Outra problema que sempre causa isto sujeira corpo da borboleta TBI podem estar esteja sujos!

    Outros foristas aqui bem entendido que possa te ajudar melhor!
    EX FRONTIER LE 6MT 4X4 172CV 10/10
    CAMPANHA: PESQUISA ANTES DE ABRIR NOVO TÓPICO!

  • #2
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    14/08/2015
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    Grato pela informação Rubens.Os filtros já foram trocados e são originais.Vou verificar se já foi limpo o TBI, pois o mecânico já está trabalhando nela a 3 dias e todas as medições que fez estavam corretas.

  • #3
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    20/06/2013
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    Bom dia Nedilson,

    Estou com exatamente o mesmo problema. Por favor, como resolveu isso?
    Já fizemos de tudo, inclusive troca dos bicos por orientação do mecânico.

    Se alguém do fórum conseguiu resolver esse problema e puder ajudar...
    Abraços

  • #4
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    08/04/2012
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    Citação Postado originalmente por alissonmacc Ver Post
    Bom dia Nedilson,

    Estou com exatamente o mesmo problema. Por favor, como resolveu isso?
    Já fizemos de tudo, inclusive troca dos bicos por orientação do mecânico.

    Se alguém do fórum conseguiu resolver esse problema e puder ajudar...
    Abraços
    Amigo, qual seu problema? Vamos ver se podemos te ajudar!

  • #5
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    10/11/2015
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    FORTALEZA/CE
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    Ajuda !!

    Olá Marcelo, tudo bem ?

    Tenho uma Frontier SEL 2008 que está apresentando o mesmo problema que você descreveu. Gostaria que me informasse como resolveu o problema.

    Agradeço muito pela atenção.

    EMAIL: iuryatila@gmail.com


    Citação Postado originalmente por Marcelo Basile Ver Post
    Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

    Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

    Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

    Abraço a todos que puderem contribuir,

    Marcelo

  • #6
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    21/12/2015
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    Frontier 2007/2008 perda de potencia e válvula EGR

    Marcelo, boa tarde.
    Muito bom que vc tenha colocado este post aqui.
    Tenho uma Frontier igual a sua. Recentemente tive alguns problemas também como perda de potência, fumaça e tal.
    Na oficina fizemos vários testes, tentando não gastar com peças desnecessariamente. Retiramos o catalizador e limpamos por completo e toquei filtro de combustível. Verificamos mangueiras e mangotes procurando algum furo, testamos o atuador do sistema de geometria variável da turbina, mas estava okay.
    Em determinado momento achamos que poderia ser a turbina, então levei em um especialista que trocou o eixo rotativo pois havia uma pequena folga. Recolocamos a turbina e pouco mudou. No scanner não aparecia nada sobre a válvula EGR, mas tive que isolá-la para que o motor funcionasse corretamente. Agora a Frontier está legal, sem sair fumaça mesmo quando piso fundo no pedal.
    Como a EGR é cara e não compromete o funcionamento, vou deixar para trocá-la daqui uns dias.
    Espero que possa ter ajudado.

    Citação Postado originalmente por Marcelo Basile Ver Post
    Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

    Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

    Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

    Abraço a todos que puderem contribuir,

    Marcelo

  • #7
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    28/01/2016
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    estou com o mesmo problema, tenho uma frontier attack 2012, com perca de potencia.

    Tenho uma frontier attack ano 2012, com vários problemas, inclusive de perca de potencia, isso vem ocorrendo desde os 10 mil, hoje ela esta com 70 mil km, e a perca de potencia é gritante, não tendo condições de andar, levei ela na revendedora, e depois de muito tentarem vieram me apresentar um orçamento de um total de 13 mil, dizendo que teriam que trocar filtro depurador de gases, o que achei um absurdo, sendo que a mesma encontra-se em garantia, isso é uma grande falta de respeito para com o consumidor, gostaria de saber se alguns dos colegas tiveram o mesmo diagnostico ?, e como resolveram?

  • #8
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    01/08/2012
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    Flores da Cunha/RS
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    Eu tenho tb uma ATTACK 2012, mas não tive esse problema. Pergunta aos mais entendidos, a 2012, que não é obrigada a usar o diesel S10, tem o tal de DPF, catalisador e outras encrencas?????

  • #9
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    08/04/2012
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    Amigos, fui mecânico da Nissan por dois anos, hoje tenho oficina própria e atendo muitas Frontiers D40. Gostaria de poder contribuir com os colegas sobre alguns aspectos.

    Primeiramente, o bloqueio da EGR nas Frontier D40 YD25K2 (2008 até 2012) é totalmente seguro e recomendo que o façam o quanto antes! Se feito corretamente não irá em hipótese nenhuma acarretar em superaquecimento, falhas ou desgaste de componentes. É interessante salientarmos que o sistema EGR, composto pelo tubo EGR e pela válvula EGR, fica naturalmente bloqueado em determinadas situações, como por exemplo quando dirigimos com o acelerador totalmente pressionado, nessa situação por exemplo, a ECM entende que o condutor precisa de toda potência disponível, aciona a válvula da EGR para que ela feche a passagem dos gases de escape pelo tubo EGR, forçando com isso que todos os gases de escape passem pelo turbocompressor, gerando mais pressão e mais potência. Então o tubo EGR ficar "bloqueado" é normal para o motor e já está previsto isso em alguma situações pela ECM. O tubo EGR em sua porção central tem a passagem de líquido de arrefecimento e é muito comum que esse tubo apresente uma fissura interna, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para o escape ou admissão, fazendo com que o motor superaqueça. Também na válvula EGR há a passagem de fluido de arrefecimento para refrigerar o atuador elétrico da válvula, e em algumas raras ocasiões, pode haver uma falha na vedação e o fluido de arrefecimento ser admitido pelo motor, e também com isso provocar o superaquecimento. Para evitar as duas situações acima, além de promover uma vida útil maior ao motor, diminuindo muito a carbonização interna, o bloqueio da EGR é válido. A maneira correta de se executar o serviço é retirando TOTALMENTE o tubo EGR, retirar também a válvula EGR, fabricar dois tampões com o formato exato das juntas que ficam entre a válvula EGR e o coletor de admissão e entre o tubo EGR e o coletor de escape. Com isso, não irá passar gases de escape pelo tubo EGR, e assim o serviço é totalmente seguro. O que muitos fazem é bloquear o tubo EGR apenas antes da válvula EGR, e com isso alguns problemas acontecem. O primeiro é que a pressão dos gases de escape fica acumulada na região central do tubo da EGR, aumentando as chances de uma fissura interna no tubo, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para os gases de escape e/ou passagem dos gases de escape para o sistema de arrefecimento, o que provoca superaquecimento, ou então a concentração de pressão na porção central do tubo EGR também provoca elevação da temperatura do fluido de arrefecimento. Por isso o tubo deve ser bloqueado em suas duas extremidades.

    Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.

    Os benefícios do bloqueio da EGR são a economia de combustível, em alguns casos confirmados de meus clientes, em até 10%, e uma sensibilidade que o veículo tem respostas mais prontas no acelerador, já que todos os gases de escape, em qualquer situação, irão passar obrigatoriamente pelo turbocompressor. Portanto, quem não bloqueou, bloqueie, e façam como eu relatei acima que não haverá nenhum problema. Para quem tem o modelo mais novo, em breve estarei fazendo testes sobre a viabilidade do bloqueio nesse motor, e assim que possível, postarei as conclusões.

    Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

    Bom, espero ter contribuído com os colegas, se precisarem podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail: enricof18@hotmail.com

    Um abraço a todos!

  • #10
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    15/02/2016
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    Perda de Potência e fumaça

    Prezado Enrico,
    tenho frontier SEL 2007/08 que apresentou algumas vezes perda de potência... em algumas, a perda foi severa e noutras nem tanto... teve uma situação que ela chegou a apagar. Durante um ano foram umas seis vezes... o estranho é que na grande maioria delas, bastava deligar e religar que desaparecia o problema...
    Tu pisa e a aceleração não corresponde... em duas vezes, mesmo pisando tudo, foi caindo caindo...até ficar em primeira marcha e na lenta... noutras situações, deu umas engasgadas com perda parcial caindo de 2500 pra 1800 a 1500 giros...
    Moro em região meio fraca de mecânica... tenho receio de começar a trocar um monte de peça e não resolver o problema... e a concessionária mais próxima fica há 300km...
    Que podes dizer sobre esse meu caso?
    (faz um ano que tenho a camionete)

    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Amigos, fui mecânico da Nissan por dois anos, hoje tenho oficina própria e atendo muitas Frontiers D40. Gostaria de poder contribuir com os colegas sobre alguns aspectos.

    Primeiramente, o bloqueio da EGR nas Frontier D40 YD25K2 (2008 até 2012) é totalmente seguro e recomendo que o façam o quanto antes! Se feito corretamente não irá em hipótese nenhuma acarretar em superaquecimento, falhas ou desgaste de componentes. É interessante salientarmos que o sistema EGR, composto pelo tubo EGR e pela válvula EGR, fica naturalmente bloqueado em determinadas situações, como por exemplo quando dirigimos com o acelerador totalmente pressionado, nessa situação por exemplo, a ECM entende que o condutor precisa de toda potência disponível, aciona a válvula da EGR para que ela feche a passagem dos gases de escape pelo tubo EGR, forçando com isso que todos os gases de escape passem pelo turbocompressor, gerando mais pressão e mais potência. Então o tubo EGR ficar "bloqueado" é normal para o motor e já está previsto isso em alguma situações pela ECM. O tubo EGR em sua porção central tem a passagem de líquido de arrefecimento e é muito comum que esse tubo apresente uma fissura interna, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para o escape ou admissão, fazendo com que o motor superaqueça. Também na válvula EGR há a passagem de fluido de arrefecimento para refrigerar o atuador elétrico da válvula, e em algumas raras ocasiões, pode haver uma falha na vedação e o fluido de arrefecimento ser admitido pelo motor, e também com isso provocar o superaquecimento. Para evitar as duas situações acima, além de promover uma vida útil maior ao motor, diminuindo muito a carbonização interna, o bloqueio da EGR é válido. A maneira correta de se executar o serviço é retirando TOTALMENTE o tubo EGR, retirar também a válvula EGR, fabricar dois tampões com o formato exato das juntas que ficam entre a válvula EGR e o coletor de admissão e entre o tubo EGR e o coletor de escape. Com isso, não irá passar gases de escape pelo tubo EGR, e assim o serviço é totalmente seguro. O que muitos fazem é bloquear o tubo EGR apenas antes da válvula EGR, e com isso alguns problemas acontecem. O primeiro é que a pressão dos gases de escape fica acumulada na região central do tubo da EGR, aumentando as chances de uma fissura interna no tubo, permitindo a passagem do fluido de arrefecimento para os gases de escape e/ou passagem dos gases de escape para o sistema de arrefecimento, o que provoca superaquecimento, ou então a concentração de pressão na porção central do tubo EGR também provoca elevação da temperatura do fluido de arrefecimento. Por isso o tubo deve ser bloqueado em suas duas extremidades.

    Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.

    Os benefícios do bloqueio da EGR são a economia de combustível, em alguns casos confirmados de meus clientes, em até 10%, e uma sensibilidade que o veículo tem respostas mais prontas no acelerador, já que todos os gases de escape, em qualquer situação, irão passar obrigatoriamente pelo turbocompressor. Portanto, quem não bloqueou, bloqueie, e façam como eu relatei acima que não haverá nenhum problema. Para quem tem o modelo mais novo, em breve estarei fazendo testes sobre a viabilidade do bloqueio nesse motor, e assim que possível, postarei as conclusões.

    Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

    Bom, espero ter contribuído com os colegas, se precisarem podem entrar em contato comigo pelo meu e-mail: enricof18@hotmail.com

    Um abraço a todos!

  • #11
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    08/04/2012
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    Rio Verde/GO
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    Citação Postado originalmente por Fernando Rio Grande do Su Ver Post
    Prezado Enrico,
    tenho frontier SEL 2007/08 que apresentou algumas vezes perda de potência... em algumas, a perda foi severa e noutras nem tanto... teve uma situação que ela chegou a apagar. Durante um ano foram umas seis vezes... o estranho é que na grande maioria delas, bastava deligar e religar que desaparecia o problema...
    Tu pisa e a aceleração não corresponde... em duas vezes, mesmo pisando tudo, foi caindo caindo...até ficar em primeira marcha e na lenta... noutras situações, deu umas engasgadas com perda parcial caindo de 2500 pra 1800 a 1500 giros...
    Moro em região meio fraca de mecânica... tenho receio de começar a trocar um monte de peça e não resolver o problema... e a concessionária mais próxima fica há 300km...
    Que podes dizer sobre esse meu caso?
    (faz um ano que tenho a camionete)
    Caro Fernando!

    Bom, realizar um diagnóstico assim, a distância, sem maiores informações, fica difícil, mas vou tentar te ajudar a decifrar o que pode estar ocorrendo com ela, preciso que você me responda algumas perguntas:

    1) Como está a partida do motor? Quando frio e quando quente, o motor pega bem? Mantém a marcha lenta com facilidade?

    2) Ainda sobre a partida, o motor de partida gira pesado ou gira com força normal? Isso para o motor frio e para o motor quente.

    3) As vezes que você teve perda de potência com ela, o motor estava em aquecimento ou estava quente já?

    4) As vezes que você teve perda de potência com ela, acendeu a luz de injeção do motor?

    5) Durante a perda de potência, ela apresentou falhamento (motor engasgando), ou motor mantinha uma rotação constante, porém sem potência?

    6) Durante a perda de potência, ela teve excesso de fumaça pelo escapamento? Se sim, qual a cor dessa fumaça, preta, branca, azulada?

    7) Ela tem baixado fluido de arrefecimento?

    8) Essa perda de potência ocorreu após você instalar algum acessório? Rabixo, módulo de vidros, alarmes, som?

    9) Essa perda de potência ocorreu após você levar a caminhonete em algum lava-jato, seja para lavar o interior ou o motor?

    10) Como está o consumo de combustível dela?

  • #12
    Usuário
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    Olá enrico... seguem respostas:
    1) partida normal, mantém marcha lenta tranquilamente;
    2) presumo que esteja com força normal... pega fácil;
    3) já tive perda de potência com motor ligado há cinco minutos e percorridos uns 5km; assim como com o motor quente; mas parece ter ocorrido mais com o motor frio, tipo início de trajeto de rodovia; na cidade já deu uma engasgada uma vez;
    4) a luz de injeção não acende;
    5) engasga, cai a rotação ou ela não sobe, mesmo que pise fundo... aí mantido o acelerador no fundo, do nada, por vezes, ela sobe a rotação bruscamente que chega em vias de quase cantar pneu;
    6) notei excesso de fumaça, sim... ela engasga e quando olho para o retrovisor aparece uma fumaceira... branca não é, porém não pude distinguir se é preta ou azulada, em razão do possível contraste/confusão com o piche do asfalto e influência da película do vidro traseiro;
    7) isso eu vi que baixou um pouco, mas não subiu a temperatura;
    8) Nâo instalei nada;
    9) Nâo lavei interior nem motor;
    10) consumo: 75% rodovia - 8,6km/l

    Agora, fica mais fácil de me dar um rumo? rsrs... abraço

    Citação Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Caro Fernando!

    Bom, realizar um diagnóstico assim, a distância, sem maiores informações, fica difícil, mas vou tentar te ajudar a decifrar o que pode estar ocorrendo com ela, preciso que você me responda algumas perguntas:

    1) Como está a partida do motor? Quando frio e quando quente, o motor pega bem? Mantém a marcha lenta com facilidade?

    2) Ainda sobre a partida, o motor de partida gira pesado ou gira com força normal? Isso para o motor frio e para o motor quente.

    3) As vezes que você teve perda de potência com ela, o motor estava em aquecimento ou estava quente já?

    4) As vezes que você teve perda de potência com ela, acendeu a luz de injeção do motor?

    5) Durante a perda de potência, ela apresentou falhamento (motor engasgando), ou motor mantinha uma rotação constante, porém sem potência?

    6) Durante a perda de potência, ela teve excesso de fumaça pelo escapamento? Se sim, qual a cor dessa fumaça, preta, branca, azulada?

    7) Ela tem baixado fluido de arrefecimento?

    8) Essa perda de potência ocorreu após você instalar algum acessório? Rabixo, módulo de vidros, alarmes, som?

    9) Essa perda de potência ocorreu após você levar a caminhonete em algum lava-jato, seja para lavar o interior ou o motor?

    10) Como está o consumo de combustível dela?

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