Não vou me alongar no assunto que já vi que alguns colegas se incomodam, mas agradeço pelo seu posicionamento sobre o tema e respeito ele. Concordo com algumas partes, discordo totalmente de outras, mas é isso aí!
Para bens de consumo sou do time dos Chineses. Na minha oficina minhas ferramentas elétricas são todas compradas no Aliexpress custando menos da metade do preço, mesmo com a taxa absurda de 92%. Tem ferramenta aqui que já tem mais de dois anos funcionando certinho, o que põe em cheque a afirmação de que produtos Chineses não prestam, pois essas já se pagaram faz tempo. E ainda mais, tem alguns tipos de ferramentas que nem em sonho eu encontro no Brasil, só lá. Ferramentas que facilitam e muito o dia a dia da oficina. Não fosse a remessa conforme eu estaria muito mais equipado, isso pode ter certeza!
Então de certa forma esse atraso geral que existe no Brasil atrapalha tudo e vir uma onda de produtos importados com qualidade e acessíveis mexe as coisas. O protecionismo apenas não resolve, e a margem de lucro não é o único problema. Se tudo aqui 50% PELO MENOS não fosse impostos a coisa seria diferente. E eu estou vendo a indústria se mobilizar pra cobrar essa redução de impostos pra ser mais competitiva? Não! Estou vendo é "põe mais taxa que tá pouco!"
Um abraço!