Bom dia Vovô do Troller.
Obrigado pela recepção.
Espero ter ajudado outros colegas com as minhas impressões. Claro que são pessoais e respeito qualquer outra.
Mas o legal é que quem possui o modelo elogia muito e com impressões muito parecidas. As críticas que leio é de quem fez um test drive ou viu fotos, ou então olhou ela por fora.
Eu gostei muito dela, e digo que foi a melhor picape que tive até agora. Dizem que a Amarok mudou recentemente, mas eu ainda não tive este modelo novo. Espero que tenha ficado mais confiável e robusta, porque dava muitos problemas.
O problema das picapes hoje nem é delas, mas dos consumidores que buscam numa picape um sedan de luxo "grandão".
Se preocupam com a "arrancada" dela, com frescuras, e perdem a chance de ter outros veículos que seriam mais adequados a eles em troca da "aparência" bruta. Outro dia li um comentário aqui mesmo onde o autor dizia que a Frontier merecia um design mais moderno, com uma frente mais de carro !!!
Esse é o mercado típico deste tipo de veículo. O pessoal não está nem aí com confiabilidade, robustez, altura do solo, tração, bloqueio, durabilidade, torque, tecnologia, nada disso. Tem que ter um visual bonito, cheio de cromadinhos, porta copos para todo o lado, multimídia grandão e outras frescuras para fazer bonito para os amigos e as namoradinhas.
As montadoras sabem disso, e por isso temos tantas "carroças" com falsa roupagem de sedan de luxo.
Ouvi ontem na rádio CBN que mais de 1 milhão de brasileiros não foram fazer a troca dos famosos airbags assassinos, que já tiraram as vidas de muita gente pelo mundo. A Ford somente há alguns dias emitiu um comunicado, quando há mais de um ano outros fabricantes já haviam informado sobre o problema.
Mais de um milhão de veículos rodando com risco de ferir gravemente ou de matar seus ocupantes. Mas, se aparecer um risquinho na lataria, no dia seguinte já vão visitar o martelinho, ou se o multimidia parar de funcionar, ficam desesperados.
Semana passada vi um anúncio de um modelo em que se destacava a nova frente mais elegante (acrescentaram uns cromadinhos), um novo multimidia de 7 polegadas, teto solar elétrico e pasme, porta-copos articulado no encosto do banco traseiro. Nada sobre motor, câmbio, segurança, economia, suspensão... nada, nada. O mercado gosta disso.
Morrem com um pedaço de ferro enfiado no pescoço de um airbag defeituoso, mas não ficam com o carro sujo ou com o multimidia sem funcionar um dia.
Lá na revisão o consultor me disse que outro dia foi um cliente lá reclamar que o multimidia dele não lia alguns vídeos no pendrive que ele tinha. O consultor aproveitou para pedir que ele encostasse o carro para substituição do airbag. O cara respondeu que isso não era importante, outro dia ele faria, que ele estava irritado que não conseguia ver os vídeos com a namorada quando saiam...
Fazer o que?