Eu achei isso também. É um teste sem os critérios que o Edu recomenda, mas ainda deu muito próximo, com o computador indicando até maior consumo, ao contrário da lenda urbana de que ele "rouba para mais" :lol:
Se não me engano, o Edu recomenda encher o tanque e tirar a média 5 vezes, sempre no mesmo posto, na mesma bomba, na mesma temperatura, no automático e outros cuidados que talvez eu não recorde agora.
https://www.youtube.com/watch?v=-5QS0NUBdHM
Esse texto vai justamente na orientação do Edu:
Consumo de combustivel: confiar no computador de bordo ou nao ? - Facility ABM
"Durante muitos anos, a única maneira possível para calcular a média de combustível por quilômetro rodado, era anotando em um caderninho e fazendo as contas toda vez que o veículo fosse abastecido.
Mas agora, os novos modelos contam com a tecnologia a seu favor.
Dessa forma, pelo menos em tese, não é necessário fazer os cálculos manualmente, pois, os painéis dos carros mais modernos já contam com este cálculo diretamente no computador de bordo.
E como todas as novidades sempre vêm acompanhadas de algumas dúvidas, decidimos escrever este texto para ajudar você a desmistificar todas as questões sobre confiar ou não no painel do computador de bordo.
O problema do computador de bordo é que, em sua primeira geração, os dados registrados não eram confiáveis. Por isso, boa parte dos motoristas acabam preferindo o jeito clássico.
Porém, agora, eles são muito precisos, pois o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, segundo a segundo, o que já facilita muito a vida do motorista.
Assim, o motorista ao fazer as suas próprias contas, precisa considerar as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou do piso do posto e outras coisas.
Nesse caso, para que a verificação manual eficiente e realmente confiável, recomendamos que o condutor estabeleça uma média entre vários desses abastecimentos."