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  • #1
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Com o Diferencial Central, não há desgaste excessivo dos componentes pois, como é um diferencial, ele não manda diretamente 50% da força pra frente e 50% da força pra tras, ele divide e diminue na frente e aumenta atras. coisa de 30 % na frente e 70% atras.

    Claro que a tração integral melhora muitas vezes a estabilidade, mas pelo visto o que causa a instabilidade da SW4, deve ser por causa do centro de gravidade alto, mas isso é uma historinha bem longa...

    Dojao, não pense que eu estou puxando o saco do sapo, mas ele não detona a toyota, se tu for ver o que esse tal desse sw4 posta por ai, tu vais entender o por que do sapo ter postado sobre isso..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #2
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    esse sistema TORZEN de diferencial e um dos melhores e mais eficientes ja fabricados
    Primeiro que não é TORZEN, é TORSEN, que significa TORQUE-SENSING, distribui o torque entre os eixos ( ou rodas ).

    Segundo que isso não tem nada de extraordinário, pois até carro de passeio já tinha isso no tempo que Moby Dick ainda era uma PIABA de riacho.

    E terceiro, a suspensão da SW4 não é voltada para ter "excelente estabilidade". Quer estabilidade num SUV? Pula numa Discovery, Freelander, etc...

    E entre pegar uma SW4 e meter mais grana numa Disco, vou na segunda fácil... Muito mais carro pelo dinheiro que se paga. Ao menos não vai ter freio a TAMBOR...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #3
    Usuário Avatar de wilson ghetti
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Primeiro que não é TORZEN, é TORSEN, que significa TORQUE-SENSING, distribui o torque entre os eixos ( ou rodas ).

    Segundo que isso não tem nada de extraordinário, pois até carro de passeio já tinha isso no tempo que Moby Dick ainda era uma PIABA de riacho.

    E terceiro, a suspensão da SW4 não é voltada para ter "excelente estabilidade". Quer estabilidade num SUV? Pula numa Discovery, Freelander, etc...

    E entre pegar uma SW4 e meter mais grana numa Disco, vou na segunda fácil... Muito mais carro pelo dinheiro que se paga. Ao menos não vai ter freio a TAMBOR...
    Agora falou tudo...e sem comentários....

  • #4
    Banido
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    Carlos

    vou me intrometer e invadir seu tópico para fazer apenas um comentário, vamos deixar os lunáticos, fanáticos, galáticos etc. de lado...

    o tópico é e foi criado para citar "Pajero DAKAR: Impressões, Comentários..." e não pra ficar trocando figurinhas ou discussões entre ou com lunáticos, isso não vale a pena...

    mas...sou mais Mit...hahahahaha

    abs

  • #5
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    patto, o tópico não é meu não AHUHUAHUAHU, é que eu tava esperando ver se aparecia mais caracteristicas pra diferenciar a Toy SW4 da Mit Dakar.. tirando "algumas coisas" as informações estão ai pra quem quiser HEHE.

    x2 Sou mais Mit

    Lembrando, qualquer informação da Dakar, se der claro, postem aqui
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #6
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Nunca andei nem na SW4 nem na Dakar, mas teoricamente uma grande vantagem da SW4 é ser AWD contra o sistema tradicional de tração da Dakar.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #7
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Nunca andei nem na SW4 nem na Dakar, mas teoricamente uma grande vantagem da SW4 é ser AWD contra o sistema tradicional de tração da Dakar.
    pois e ......

  • #8
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Nunca andei nem na SW4 nem na Dakar, mas teoricamente uma grande vantagem da SW4 é ser AWD contra o sistema tradicional de tração da Dakar.
    Mas não seja por isso, a Dakar possui diferencial central por acoplamento viscoso, creio que seja isso que faz a diferença de rotação entre os diferenciais.

    Por tanto, a SW4 não pode andar nunca em 4x2 mas a Dakar pode tanto em 4x2 quanto 4x4 em asfalto direto, e também não vai moer nada... e Quanto MAIS ACELERAR A DAKAR, MAIS ELA GRUDA NO CHÃO.

    A SW4 pois e ......

    Aqui um texto do Wikipedia sobre tração.

    Sistemas selecionáveis

    O sistema mais tradicional está presente na maioria dos veículos 'off-road' presença de uma caixa de transfende saem 2 eixos cardan, um para o eixo dianteiro, e outro para o eixo traseiro. Em condições normais, somente o eixo cardã traseiro recebe o torque do motor. Ao acionar uma alavanca por um botão no painel, um conjunto acopla o cardã dianteiro ao conjunto, transmitindo o torque do motor para o eixo dianteiro.
    Nesse sistema, é comum a presença da roda-livre, de acionamento automático (por catraca ou vácuo), ou mecânico, onde o condutor deve descer do veículo e girar as chaves seletoras.
    Em virtude da diferença de velocidade entre os eixos dianteiros e traseiros durante uma curva ou manobra, o sistema 4x4 tradicional não pode ser acionado em condições de piso com alta aderência, sob pena de danos severos aos componentes da transmissão. Então alguns sistemas selecionáveis mais modernos incluem um diferencial central, incorporado à caixa de transferência, ampliando sua versatilidade. Entre veículos com esse sistema está a Mitsubishi Pajero TR4.
    No sistema tradicional, também é comum a presença de um mecanismo de multiplicação de torque, chamado reduzida. Consiste em um conjunto de engrenagens presentes na caixa de transferência, cuja finalidade é multiplicar a força gerada pelo motor, permitindo que o veiculo possa superar obstáculos como rampas de grande inclinação, por exemplo.
    Os veículos Jeep Grand Cherokee possuem um sistema automaticamente selecionável chamado Quadra-Trac. Trata-se de uma caixa de transferência com um diferencial central de acoplamento viscoso (óleo), onde o torque é transmitido para o eixo dianteiro somente se há uma grande diferença de velocidade entre os eixos dianteiro e traseiro. Esse diferencial central pode ser bloqueado ao se aplicar a reduzida.
    Sistema semelhante equipa o Ford Ecosport 4WD, entretanto, em condições normais, o veículo traciona as rodas dianteiras. O Ford Ecosport 4WD não possui reduzida.
    Sistemas Integrais

    Os sistemas integrais mais tradicionais são os que equipam os veículos Land Rover Defender e o Lada N, veículos equipados com caixa de transferência muito semelhante ao sistema tradicional selecios que possuem um diferencial central com engrenagens. Uma alavanca permite o bloqueio do diferencial central, aumentando a capacidade de tração do veiculo em pisos de baixa adensmitir a potência do motor igualmente entre os eixos traseiros e dianteiros.
    Da mesma forma que no sistema selecionável tradicional, esses veículos são equipados com reduzida.
    Veículos leves, como o Volkswagen Passat 4-Motion e o Subaru Impreza, possuem tração integral com diferencial central de acoplamento viscoso. Nesses veículos, a tração 4x4 tem a finalidade de aumentar a estabilidade em curvas e a aderência em pisos molhados ou neve, não sendo voltados especificamente para a pratica de "off-road" ( SERÁ?? ). Não possuem bloqueio do diferencial central, e também não são equipados com reduzida.
    A Ferrari lançou em 2010 o "4x4 integral mais veloz do planena", e um dos primeiros controlados por computador. "distinto dos demais, só atua quando realmente é necessário. Tudo isso para acalmar os puristas, já que, em condições normais, somente as rodas traseiras fazem força no chão. Quando se exige que as dianteiras também o façam, o sistema de tração integral 4RM atua sem qualquer necessidade de intervenção do motorista e, muitas vezes, sem que ele sequer perceba sua ação".
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #9
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Nunca andei nem na SW4 nem na Dakar, mas teoricamente uma grande vantagem da SW4 é ser AWD contra o sistema tradicional de tração da Dakar.
    Imperador, a Dakar também é uma AWD. A diferença é que na Dakar vc liga e desliga a tração 4x4 quando quiser, inclusive com o veículo em movimento até 100km/h, enquanto que na SW4 isso não é possível. OU seja, o diferencial é poder desligar a tração integral e não o fato de ter tração integral.

    Veja a definição de AWD: "All-wheel drive (AWD) is often used to describe a "full time" 4WD that may be used on dry pavement without damaging the differentials. AWD can be used on dry pavement because it employs a center differential, which allows each axle to rotate at a different speed."

    Abs

    Lindóia

  • #10
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    Recebi a minha Pajero Dakar Branco Alpino há três meses. Esse é o primeiro 4 x 4 que temos. Não tenho do que reclamar. A cada dia melhor. Amanhã estarei fazendo mais uma pequena viagem. Já sei que serão momentos de pura felicidade. Pela primeira vez não estou pensando no próximo carro, mesmo porque pretendo ficar muitos anos com ela.

  • #11
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por Prometeus Ver Post
    Recebi a minha Pajero Dakar Branco Alpino há três meses. Esse é o primeiro 4 x 4 que temos. Não tenho do que reclamar. A cada dia melhor. Amanhã estarei fazendo mais uma pequena viagem. Já sei que serão momentos de pura felicidade. Pela primeira vez não estou pensando no próximo carro, mesmo porque pretendo ficar muitos anos com ela.
    Beleza, se tu puder posta aqui como foi o consumo, desempenho, e essas coisas.

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Beleza, se tu puder posta aqui como foi o consumo, desempenho, e essas coisas.

    No trânsito quase emperrado de Recife estou fazendo uma média de 7 - 7,5 Km/l, por enquanto. Na estrada entre 9,0 e 9,6 Km/l a 110-120 Km/h. Acredito que quando estiver um pouco mais rodada o consumo vai melhorar.

    Quanto ao desempenho, ela me parece muito esperta na resposta a aceleração. Ainda não usei a função esportiva do câmbio, mas estou muito satisfeito com ela no dia a dia. Não parece um carro daquele tamanho.

    O que gostaria de por nela era uma centralina para todos os vidros, coisa que me acostumei nos últimos carros que tive desde 2007. Fiquei preocupado em por um sistema não autorizado pela Mitsubishi e dar problema na fiação elétrica. Na semana em que retirei-a da concessionária, o vendedor me contou de uma L200 Triton que deu uma pane elétrica depois que o dono pôs uma centralina fora da concessionária. Ele teve que trocar todo o chicote, que parece que custava a bagatela de R$ 8.000,00. Não entendo o porquê da Mitsubishi demorar tanto tempo para homologar uma centralina, coisa que até um Ford Fiesta tem como acessório.

    No mais, sou mais um feliz com a Pajero Dakar!


    Abraços!

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