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  • #1



    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Não sei como funciona na Dakar, mas na L200 só se deve usar o 4x4 em areia ou terrenos escorregadios, já que ela não é um AWD como o SW4.
    A tração da L200 é diferente. A tração da Dakar é exatamente igual à da TR4: engate por alvanca mecânica e possibilidade de escolher 4x2 ou 4x4 em qualquer tipo de terreno (com exceção da posição com bloqueio central ligado e reduzida, que só podem ser usadas em pisos com baixa aderência).

    A Full também tem essa cnfiguração, com a diferença de ter o acionamento por dispositivo eletrônico (a alavanca é só enfeite pelo que pude constatar).

    Abs

    Lindóia

  • #2
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    ............................

  • #3
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    Pessoal, tenho acompanhado as colocações do Sapo neste e outros tópicos, e percebo que êle "manja" do "riscado", ou seja, tem um bom nível de conhecimento técnico, mas a má vontade dêle com as Toyotas é evidente! Nota-se claramente o parcialismo, se for Toyota prá êle não presta! E ainda coloca isto com uma agressividade para com os colegas foristas que seria dispensável! Afinal, quem tem razão não precisa gritar! E aqui estamos discutindo idéias e pontos de vista, não estamos discutindo pessoas! Ah, em tempo, a SW4 assim como as pick-ups Hilux, que deveriam custar menos ou ser mais equipada, também é lider de mercado e de melhor comercialização/menor desvalorização do Brasil em seu segmento! Quanto a tração integral, é óbvio que contribui para uma melhor estabilidade, embora, eu, pessoalmente, prefiro o sistema da Full e da TR-4! dojao campeao

  • #4
    Usuário Avatar de euclidesneto
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    Confirmando, na Full, Dakar e TR4 é possível usar o 4x4 em asfalto seco sem danificar ou forçar o conjunto. É isso?

  • #5
    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Confirmando, na Full, Dakar e TR4 é possível usar o 4x4 em asfalto seco sem danificar ou forçar o conjunto. É isso?
    É isso aí. Mas a vantagem em relação a um carro com tração integral é que na Full, Dakar e TR4 é possível andar 4x2.

    Abs

    Lindóia

  • #6
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    Pessoal, tenho acompanhado as colocações do Sapo neste e outros tópicos, e percebo que êle "manja" do "riscado", ou seja, tem um bom nível de conhecimento técnico, mas a má vontade dêle com as Toyotas é evidente! Nota-se claramente o parcialismo, se for Toyota prá êle não presta!
    Dojão, não tem nada a ver com má-vontade nem parcialidade, A Toyota tem ótimos produtos, mas o PREÇO que se paga versus o BENEFÍCIO que se recebe não anda valendo a pena.

    O que realmente incomoda é a parcialidade DOS DONOS, que alegam que o carro não dá defeito ( mentira ), que tem durabilidade muito maior que as outras ( mentira grande ). Pra eles é Toyota é a única que presta MESMO QUE ELA QUEBRE MAIS.

    Tem mentiroso dono de pickup de tudo que é marca e modelo, que inventa mil e uma histórias do carro, que só conta vantagem, bla bla bla...

    O cara chegar aqui e dizer que uma SW4 tem estabilidade "excelente" ??? Isso é bem típico de quem nunca andou numa SW4 ou então não sabe nem mentir. Tem outras qualidades que se podem falar da SW4 ( ótimo câmbio AT, acabamento, conforto, desempenho ), mas falar que ela é ESTÁVEL é o cúmulo do fanatismo.

    Eu não sou contra Toyota, sou contra fanáticos/papudos/loroteiros de qualquer pickup. Pena que os Toyoteiros são os piores... Hahahaha
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #7
    colegas ,

    ah coitado ....
    quanto a duvida se realmente tenho um SW4 , facil , confirma com o Maurico Reiko , 011 7041 6162 , na oficina dele em SP , tem uma ficha com os dados do meu carro e meus tambem ,placa DFZ 0... , chipada em outubro de 2010 , esse sapo e muito mane .

    agora falando do que realmente interessa , deixando o mane de lado

    quanto a estabilidade da SW4 : o carro vem equipado com um sistema de tracao 4X4 que e seu grande diferencial , distribui o torque do motor entre as rodas diarteiras e trazeiras , dependendo da necessidae do carro e da acao do motorista , distribuicao do torque quando o carro esta sendo acelerado: 30% nas rodas dianteiras e 70% nas traseiras , quando o carro esta em desaceleracao : 60% nas dianteiras e 40% nas traseiras . trata se de um sistema ativo de seguranca , para ver maiores detalhes do que estou falando , visitem o site abaixo e so clicar no icone " conforto " e depois logo abaixo em" tracao 4x4 permanete "

    Toyota SW4

    a imprensa especializada tambem comenta estabilidade do carro :
    fonte revista 4 rodas : Impresso ao dirigir: Toyota Hilux SW4 | QUATRO RODAS

    " o utilitário esportivo tem tração 4x4 permanente, com as opções de bloqueio do diferencial central e de marcha reduzida. O sistema, com diferencial Torsen de deslizamento limitado, é o mesmo do Land Cruiser Prado, dispositivo que aumenta a segurança e a dirigibilidade em dias de chuva."

    esse sistema TORZEN de diferencial e um dos melhores e mais eficientes ja fabricados

    abraco a todos , inclusive aos puxa saco de mane !!!

  • #8
    Olha, não é por nada não, mas o que foi descrito não tem nada de tecnologicamente avançado.

    O tal do sistema TORZEN nada mais é do que o bloqueio parcial que já equipava as F1000 na década de 80. POde ter havido um avanço, mas o sistema só ajusta o toque das rodas traseiras em caso de deslizamento. Não tem nada de fantástico nisso. Qualquer utilitário já sai de fábrica com esse sistema e todo mundo sabe que a ação dele é bastante limitada. Serve pra dar uma mão em algumas rampas e só.

    Já o "grande diferencial da tração da SW4" mencionado não tem nada de fantástico:

    "o carro vem equipado com um sistema de tracao 4X4 que e seu grande diferencial , distribui o torque do motor entre as rodas diarteiras e trazeiras , dependendo da necessidae do carro e da acao do motorista , distribuicao do torque quando o carro esta sendo acelerado: 30% nas rodas dianteiras e 70% nas traseiras , quando o carro esta em desaceleracao : 60% nas dianteiras e 40% nas traseiras . trata se de um sistema ativo de seguranca "

    A tração da TR4 (um carro que custa metade da SW4/Dakar), Dakar e Full são exatamente assim quando acionado o modo 4x4Hi.

    O fato é que tanto a SW4 quanto a Dakar pelo preço que são vendidas mereciam ter um sistema de controle de tração (como tem na Full, na Prado, na CRV e outros carros que nem são utilitários, nem crossover). Aliás, eu acho que deveria ser obrigatório sair de fábrica com o sistema nesses carros de luxo, já que economizar em segurança pra aumentar as vendas é cumulo do absurdo.

    Mas o consumidor brasileiro ainda tem muito o que aprender na hora de comprar.

    Abs

    Lindóia


    Citação Postado originalmente por Lewis Sw4 Ver Post
    colegas ,

    ah coitado ....
    quanto a duvida se realmente tenho um SW4 , facil , confirma com o Maurico Reiko , 011 7041 6162 , na oficina dele em SP , tem uma ficha com os dados do meu carro e meus tambem ,placa DFZ 0... , chipada em outubro de 2010 , esse sapo e muito mane .

    agora falando do que realmente interessa , deixando o mane de lado

    quanto a estabilidade da SW4 : o carro vem equipado com um sistema de tracao 4X4 que e seu grande diferencial , distribui o torque do motor entre as rodas diarteiras e trazeiras , dependendo da necessidae do carro e da acao do motorista , distribuicao do torque quando o carro esta sendo acelerado: 30% nas rodas dianteiras e 70% nas traseiras , quando o carro esta em desaceleracao : 60% nas dianteiras e 40% nas traseiras . trata se de um sistema ativo de seguranca , para ver maiores detalhes do que estou falando , visitem o site abaixo e so clicar no icone " conforto " e depois logo abaixo em" tracao 4x4 permanete "

    Toyota SW4

    a imprensa especializada tambem comenta estabilidade do carro :
    fonte revista 4 rodas : Impresso ao dirigir: Toyota Hilux SW4 | QUATRO RODAS

    " o utilitário esportivo tem tração 4x4 permanente, com as opções de bloqueio do diferencial central e de marcha reduzida. O sistema, com diferencial Torsen de deslizamento limitado, é o mesmo do Land Cruiser Prado, dispositivo que aumenta a segurança e a dirigibilidade em dias de chuva."

    esse sistema TORZEN de diferencial e um dos melhores e mais eficientes ja fabricados

    abraco a todos , inclusive aos puxa saco de mane !!!

  • #9
    " O tal do sistema TORZEN nada mais é do que o bloqueio parcial que já equipava as F1000 na década de 80 "

    realmente ja nao se faz mas pick up como as antigas F1000 , saudades da caminhonete e tambem do meu pai !

    abracos

  • #10
    Lewis, dá mesmo saudades da época em que a FORD era referência em pick up. Dá dó de ver o que fizeram com a Ranger por aqui e de saber que não temos a F150 como opção de compra.

    Abs

    Lindóia

    Citação Postado originalmente por Lewis Sw4 Ver Post
    " O tal do sistema TORZEN nada mais é do que o bloqueio parcial que já equipava as F1000 na década de 80 "

    realmente ja nao se faz mas pick up como as antigas F1000 , saudades da caminhonete e tambem do meu pai !

    abracos

  • #11
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    O fato é que tanto a SW4 quanto a Dakar pelo preço que são vendidas mereciam ter um sistema de controle de tração (como tem na Full, na Prado, na CRV e outros carros que nem são utilitários, nem crossover). Aliás, eu acho que deveria ser obrigatório sair de fábrica com o sistema nesses carros de luxo, já que economizar em segurança pra aumentar as vendas é cumulo do absurdo.
    Lindóia,

    Depois da série de capotamentos da Ford Explorer nos EUA, os americanos aprenderam que SUV só poder rodar com controle de estabilidade (tração). Isso é item obrigatório por lá.

    Certa vez, indo de noite pra Bonito a 100 km/h, precisei desviar de um tamanduá bandeira que subitamente cruzou a pista correndo e se não fosse os controles de estabilidade do Discovery, teria tido que escolher entre atropelá-lo, ir pro barranco ou pegar um caminhão de frente.

    Fora a falta do controle de estabilidade, os dois carros tem 7 lugares e só 2 air-bags !

    Pra decidir entre Dakar ou SW4, eu juntaria mais dinheiro e compraria uma Discovery 4 S ou um Pajero Full. Quem vai comprar um carro de mais de R$ 160 mil, com toda certeza, pode pagar R$ 20 mil a mais (12%).

    Abraço,
    Neilson


  • #12
    Esse é realmente o ponto Neilson! Quando fiz a minha pesquisa pra fazer um up grade da minha TR4 cheguei à conclusão que a Dakar teria melhor custo benefício em relação à SW4 naquilo que eu estava procurando. Mas a minha conclusão final foi a de que nenhuma das duas valia o preço.

    Cheguei a levar em consideração a FULL e a Disco na minha pesquisa. Mas acabei achando que perderia no quesito off road (por serem carros de manutenção mais cara) e preferi ficar com a TR4. Estou mesmo pensando em comprar um segundo carro, que atenda melhor no uso on road e ficar com duas opções ao preço de uma Dakar ou de uma SW4.

    Abs

    Lindóia

    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Lindóia,

    Depois da série de capotamentos da Ford Explorer nos EUA, os americanos aprenderam que SUV só poder rodar com controle de estabilidade (tração). Isso é item obrigatório por lá.

    Certa vez, indo de noite pra Bonito a 100 km/h, precisei desviar de um tamanduá bandeira que subitamente cruzou a pista correndo e se não fosse os controles de estabilidade do Discovery, teria tido que escolher entre atropelá-lo, ir pro barranco ou pegar um caminhão de frente.

    Fora a falta do controle de estabilidade, os dois carros tem 7 lugares e só 2 air-bags !

    Pra decidir entre Dakar ou SW4, eu juntaria mais dinheiro e compraria uma Discovery 4 S ou um Pajero Full. Quem vai comprar um carro de mais de R$ 160 mil, com toda certeza, pode pagar R$ 20 mil a mais (12%).

    Abraço,
    Neilson

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