Valeu parceiro.
Já ví alguns relatos aqui no fórum de pessoas que fizeram a reprogramação com eles.
Assim como a Reiko a Prado também é uma opção.
Valeu pela dica.
Abraço.
Versão Imprimível
Também estou querendo investir na implantação de um chip de potencia para a Triton. Alguem pode me passar o contato do Marcelo Reike! Se é que este é o melhor recomendado por vocês!
Grato
Apenas como observação acabei de trocar os meus pneus originais Pirelli que comeram precocemente com apenas 36000KM se é que voces possam acreditar! Troquei-os hoje pelos Yokohama para 210Km e dai gostaria de investir na velocidade agora! Abraços.
Alguem conhece o trabalho da Potenchip e da Digipower? Eles trabalham com reprogramação da central!
Estou querendo fazer também, andei consultando algumas empresas uma delas me respondeu hoje é a POTENCHIP o preço é de +/- R$ 2.200,00 e funciona da seguinte forma, voce tira a central envia por sedex para eles em Blumenau/SC e eles te devolvem ela reprogramada! O responsável me passou algumas referencias de pessoas que já fizeram o serviço a mais de 2 anos na Triton!
Tambem estou na dúvida! Ele me garantiu que o serviço fica nota 10 e que não é possível conseguir mais do que os 225CV tendo em vista que esta reprogramação é feita para ajustar uma deficiencia original de potencia.
Texto dele "o fato é que 225cv com 49Kgmf foi o melhor que conseguimos levando em relação a emissão da fumaça, isso é o topo em qualidade... em testes chegamos a 240cv, porém fumaceia muitíssimo e esses 15cv a mais não fazem sentido, pois com 225cv já esta sobrando na relação peso potência... isso é vc não sente diferença desses 15cv."
Alguem tem alguma referencia desta empresa POTENCHIP?
Gasta um pouquinho mais e vai de Unichip. É o melhor de todos e deixa tudo original...
Ricardo Ramalho
tenho uma L200 triton diesel 2009 manual fiz a reprogramaçao da REIKO com 5 mil km hj rodei bastante ja mais de 50 mil km
com ela. minha triton tem uma reprogramaçao q só tem 2 triton no brasil hj q seria a minha e a do bruno sander a minha caminhonete nunca deu problema nenhum nada nada e ando com o pé embaixo nunca abusei mas retas descidas tranqüilo.
Se vc quiser velocida final os pneus original limitam muito mesmo se vc reprogramar vai da uns 200km/h no maximo no gps.
se tiver alguma duvida me procura aqui no forum.
num coloca chip nao viu ja tive unichip numa hilux 3.0 e num sente muita diferença no pé igual a reprogramaçao.
sobre o comsumo num posso falar pq uso pneus 315/75/16 entaum pesam um poko mas mesmo com esses pneus com uma velocidade de 110km/h de media chega a fazer uns 8.5km/L
mas com pneus 285/75/16 fazia 10km/L velocidade de 110
Gente, tenho uma L200 Triton Diesel AT. Na estrada acho ela ótima, mas no anda e para da cidade acho ela meio amarrada. Acredito que isso deve em boa parte pelo câmbio atrasado dela.
Mas agora eu pergunto, a reprogramação deixa a Triton mais esperta? Em outras palavras, eu precisaria afundar menos o pé no acelerador para ela se descolar e partir?
Se ela ficar mais gostosa de dirigir no trânsito, eu tenho muito interesse em fazer esta reprogramação, pois essa dificuldade que eu sinto pra tirar a picape da imobilidade me irrita. Se aperto o acelerador muito pouco ela sai se arrastando. Se aperto um pouco mais ela sai rápido de mais.
É como se fosse um carro manual em que a embreagem tá patinando e o carro demora uma vida pra andar. Vc acelera e ela demora um pouco pra responder.
Agradeço a atenção!
A impressão que tenho é bem diferente disso. Não acho que patina. Acho que falta força no motor em baixa rotação. Se patinasse o motor ficaria em giro elevado. Se fosse do jeito que você fala com o chip só pioraria fazendo o câmbio patinar mais ainda na arrancada...
É provável que seja falta de força em baixa rotação, mesmo. Eu não tenho conhecimento que me permita cravar o que cause isso.
Mas vamos lá. Partindo da premissa que é falta de força em baixa rotação, reprogramando a Triton ela ficaria mais ágil em baixas rotações? Ela teria uma acréscimo de força em baixas rotações? Porque se isso acontecer eu tô disposto a gastar uma graninha pra melhorar isso.
E de antemão já pergunto se vocês sabem de alguma empresa que faça esse serviço em Recife?
Cara eu comprei a minha Triton e tava com essa impressão mesmo. Fiquei P... da vida de ter gasto essa grana nesse carro, que é de fato a Pick Up mais bonita do segmento, mas com esse motor/cambio amarrados assim. Saindo do semáforo o carro demora uns 3 segundos pra andar, ou retomada passando em valeta ou lombada a mesma coisa, uma desgraça!! Extremamente irritante. Fora que eu pego uma estradinha de mão dupla que sempre que precisava ultrapassar uma carreta a mais de 100 kmh era uma suadeira só. Parecia carro com motor 1.0!
Daí comecei a pesquisar e fiz a reprogramação da injeção com o Mauricio da Reiko. Ele oferece 3 programas, um de 197cv que melhora pouco mas ainda passa no CONTROLAR (inspeção anual veicular de emissões de gases em São Paulo), um de 225cv e 51 kgfm e um de 245cv e 54 kgfm. Tem também um de 267cv e 61kgfm. Conversei com ele e como não sou um cara que quer tirar racha o tempo todo ou andar em velocidade maxima, ele me indicou o de 225cv que é o melhor custo beneficio. O 245cv anda um pouco mais, mas tambem solta mais fumaça preta.
Fiz então o de 225 cv e só posso dizer que estou muito satisfeito com a mudança! O carro na cidade parece outro, impressionante! Ele responde ao acelerador de imediato, o que me faz pensar que o problema de saída dela era mesmo a curva de torque original que entrega muito pouca força a menos de 2000 giros. Com o remapeamento o carro fica na mão, esperto, ágil na saída, espetacular! O consumo melhorou no meu estilo de dirigir pouca coisa, mas melhorou. Diria uns 5%. Fiz 2 tanques já com o remapeamento e antes eu fazia 9,5 de média, passou para 10,0, andando 80% em auto estrada a 100-130 kmh e o resto em cidade.
Em termos de fumaça, o carro solta mesmo quando estica marcha acima de 3000 giros. Mas na cidade não se tem muito esse problema. Aparece mais para ultrapassar na estrada.
Para passar na inspeção veicular, ele oferece voltar a programação original de 165cv e depois devolver a mexida por 400 reais por ano. Ele retira a programação mexida, a pessoa vai e passa no teste, e depois vai lá colocar de novo. É um pouco de transtorno, mas acreditem em mim quando digo que vale a pena, é outro carro mesmo!
O preço que ele cobra é o mesmo para qualquer programação que citei. R$ 2.800 em 3x. Em SP ele ainda oferece de ir na sua casa retirar o módulo, reprogramar no laboratório e devolver no mesmo dia e reinstalar.
Eu tinha um pouco de receio com a possibilidade de reduzir a vida útil do motor e câmbio, talvez por isso tenha ficado com a de 225cv. Mas trabalho com um engenheiro de motores e ele me disse que geralmente esses motores diesel de 3 litros ou mais são preparados para suportar mais de 70% da potencia original. Os materiais tem uma resistência maior para regimes rígidos de operação, tipo quem usa carga de 1 tonelada com frequencia, puxa trailer, etc. No caso do remapeamento o estresse do motor é bem menor do que nessas condições. Me convenceu.
E discordo do amigo aí em cima. UNICHIP é uma porcaria, conheço um amigo que fez num Troller, e não fica bom. Verdade que você preserva a originalidade do carro e pra todos os efeitos pode tirar e levar pra outro carro se quiser, ou tirar para levar na concessionaria e tal. Mas em termos de desempenho é MUITO inferior à reprogramação.
Abraços!
Não é bem assim, você não tem base nenhuma para afirmar qual das opção é melhor e muito menos para justificar quanto a durabilidade do motor. Na verdade ninguém sabe. Ninguém ainda testou o suficiente pra afirmar nada o quanto um motor dura com a reprogramarão ou a colocação de um Unichip.
Na verdade isso nem importa tanto já que a maioria dos que compram um veículo desse 0Km não roda nem 100.000Km. Esse é um problema pra o próximo dono. Por mais que a reprogramação afete a durabilidade do motor, certamente vai dura muito mais que 100.000Km.
O que essas reprogramações ou chips externos como o Unichip fazem não são nada diferente do que se fazia antigamente com os motores mecânicos, que era simplesmente o aumento do debito de combustível. Essa conversa de otimização é conversa fiada. É afirmar que os fabricantes não tem competência para programar a própria injeção dos veículos que fabrica.
De uma otimização se espera mais potência sem o aumento de emissões e isso é impossível só com uma reprogramação da injeção. Tem também que entrar mais ar no motor. Se mais ar no motor parte do combustível não queima. Um parte vira fumaça e outra fica dentro do motor e se mistura ao óleo lubrificante e isso é que faz desgastar o motor. Mais que o esforço pelo aumento da potência.
Quanto a o Unichip ser pior você esta muito enganado. Com ele você pode ter todo programas de potência programadas ao mesmo tempo. 197, 225, 245 e 267 ao mesmo tempo. Basta selecionar por um seletor de 5 posições. Na verdade você pode até deixar uma das posição pra que o motor funcione no modo original sem nenhum modificação, para passar pelo controlar ou emprestar o carro pera a patroa. Pode até ter uma que reduz a potência para quando o carro ficar na mão dos manobristas. Além disso o Unichip funciona em qualquer veículo, basta ser reprogramado. Mais ainda, para os radicais ainda pode controlar injeção de nitro e pressão da turbina.
Nada contra a reprogramarão e nem contra as pessoas que fazem o serviço a não ser pelo preço que são cobrados aqui no Brasil. Na europa não custa nem U$300,00.
1