
Postado originalmente por
tdlondon
Cara eu comprei a minha Triton e tava com essa impressão mesmo. Fiquei P... da vida de ter gasto essa grana nesse carro, que é de fato a Pick Up mais bonita do segmento, mas com esse motor/cambio amarrados assim. Saindo do semáforo o carro demora uns 3 segundos pra andar, ou retomada passando em valeta ou lombada a mesma coisa, uma desgraça!! Extremamente irritante. Fora que eu pego uma estradinha de mão dupla que sempre que precisava ultrapassar uma carreta a mais de 100 kmh era uma suadeira só. Parecia carro com motor 1.0!
Daí comecei a pesquisar e fiz a reprogramação da injeção com o Mauricio da Reiko. Ele oferece 3 programas, um de 197cv que melhora pouco mas ainda passa no CONTROLAR (inspeção anual veicular de emissões de gases em São Paulo), um de 225cv e 51 kgfm e um de 245cv e 54 kgfm. Tem também um de 267cv e 61kgfm. Conversei com ele e como não sou um cara que quer tirar racha o tempo todo ou andar em velocidade maxima, ele me indicou o de 225cv que é o melhor custo beneficio. O 245cv anda um pouco mais, mas tambem solta mais fumaça preta.
Fiz então o de 225 cv e só posso dizer que estou muito satisfeito com a mudança! O carro na cidade parece outro, impressionante! Ele responde ao acelerador de imediato, o que me faz pensar que o problema de saída dela era mesmo a curva de torque original que entrega muito pouca força a menos de 2000 giros. Com o remapeamento o carro fica na mão, esperto, ágil na saída, espetacular! O consumo melhorou no meu estilo de dirigir pouca coisa, mas melhorou. Diria uns 5%. Fiz 2 tanques já com o remapeamento e antes eu fazia 9,5 de média, passou para 10,0, andando 80% em auto estrada a 100-130 kmh e o resto em cidade.
Em termos de fumaça, o carro solta mesmo quando estica marcha acima de 3000 giros. Mas na cidade não se tem muito esse problema. Aparece mais para ultrapassar na estrada.
Para passar na inspeção veicular, ele oferece voltar a programação original de 165cv e depois devolver a mexida por 400 reais por ano. Ele retira a programação mexida, a pessoa vai e passa no teste, e depois vai lá colocar de novo. É um pouco de transtorno, mas acreditem em mim quando digo que vale a pena, é outro carro mesmo!
O preço que ele cobra é o mesmo para qualquer programação que citei. R$ 2.800 em 3x. Em SP ele ainda oferece de ir na sua casa retirar o módulo, reprogramar no laboratório e devolver no mesmo dia e reinstalar.
Eu tinha um pouco de receio com a possibilidade de reduzir a vida útil do motor e câmbio, talvez por isso tenha ficado com a de 225cv. Mas trabalho com um engenheiro de motores e ele me disse que geralmente esses motores diesel de 3 litros ou mais são preparados para suportar mais de 70% da potencia original. Os materiais tem uma resistência maior para regimes rígidos de operação, tipo quem usa carga de 1 tonelada com frequencia, puxa trailer, etc. No caso do remapeamento o estresse do motor é bem menor do que nessas condições. Me convenceu.
E discordo do amigo aí em cima. UNICHIP é uma porcaria, conheço um amigo que fez num Troller, e não fica bom. Verdade que você preserva a originalidade do carro e pra todos os efeitos pode tirar e levar pra outro carro se quiser, ou tirar para levar na concessionaria e tal. Mas em termos de desempenho é MUITO inferior à reprogramação.
Abraços!