André Leonardo,
Eu acho que existe também um pouco de sorte ou falta dela quando falamos de carro.
Eu tenho uma Savana 2005 amarela, modelo antigo, quando vinha com 08 amortecedores, chassis reforçado, ganchos do lado externo da caçamba, etc...ela está com 100.000 km e nunca apresentou problema algum.
Até hoje só troquei pastilhas de freio, pneus, correias dentadas do motor, óleos, pneus, etc...só coisas de desgaste natural.
Tenho casa no Sul da Bahia, na praia, ou seja, ela enfrentou e ainda enfrenta muito sal e muito sol, nunca aqueceu e nunca notei nenhum ponto de ferrugem. Neste fim de semana, removi o bagageiro para dar uma encerada no teto, notei apenas um, dos 08 parafusos de fixação, com um pouco de ferrugem, mas o bagageiro está intacto.
Ela tem o motor 2.5 diesel normal, com intercooler, mas sem nenhum kit HPE, anda pouco, é meio amarrada, não tem final, mas o torque é muito bom, tem muita força e fora da estrada é um show.
Viajo de dois em dois meses para Bahia, 3.000 km de ida e volta e nunca tive problemas, já fiquei horas parado na estrada, com o ar condicionado ligado, esperando removerem algum acidente, e ela nunca aqueceu, nunca tive problemas com hélice da ventoinha, nem nada.
Será que estes problemas vieram com a nova geração da Savana?
Não havia ouvido falar nesses problemas com as Savanas antigas, da época da minha.
Mas como te disse no início, carro tem muito de sorte, antes dessa Savana, tive três Rangers e prefiro nem lembrar minha maratona pelas oficinas Ford em busca de garantia.
Lembro de uma viagem de Ranger para Bahia, quando passei por Valadares, o câmbio soltou e não engatava nenhuma marcha....
Quando começa assim, vale a pena substituir o carro por outro, mesmo que seja do mesmo modelo, às vezes vc tem sorte.
Abs,
Marcelo