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Convex Datacenter
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  • #1
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    09/03/2011
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    Exclamation eu tbem




    Citação Postado originalmente por ric945 Ver Post
    Pessoal,
    Sei que falando de Pajeros Sport/L200 esquentando, já temos vários tópicos, mas como o que aconteceu comigo foi interessante achei legal repartir com vcs.
    Minha Pajero é uma das melhores séries (2002 2.8 diesel AT), e como já vimos em outros tópicos estava esquentando. Só esquentava em alto giro, ou seja, acima de 3k rpm e depois de pelo menos uns 10 minutos nessa situação. Ou seja, precisava andar a uns 120-130 km/h na estrada. Como isso não se faz constantemente, demorei a perceber. Mas aí comecei a perceber que na realidade ela não esquentava, ela jogava água para fora do radiador e por falta de água, esquentava. Todos me disseram a mesma coisa, que tb é comum em carros com cabeçote de alumínio: Junta do cabeçote ou problemas no mesmo .
    Mas como sou chato para aceitar na primeira vez que ouço, ou como dizem por aqui, não emprenho pelos ouvidos, resolvi pesquisar um pouco mais e algo me intrigava: Dentro da cidade ou andando a no máximo 2k-2,5k rpm, nada acontecia. Então, como ser problema no cabeçote? mesmo assim ainda fiquei na dúvida. Viajava e a mesma coisa, acelerava um pouco mais e tome água para fora... até que numa dessas viagens, por puro acaso, depois de ela ter esquentado por falta dágua, voltei com o AC desligado. BINGO!! ZERO de aquecimento!! E olha que abusei da velocidade, cheguei a 160km/h e nada. Então, não podia ser cabeçote . Descobri tb que minha pajero já estava sem a válvula termostática e tb que não estava com a tampa do radiador correta, por isso demorava a jogar água para fora. Mais descobertas, o radiador já não era um original, mas nesse caso, para melhor, pois era maior e de latão, ou seja, mais resistente e mais capacidade refrigerativa. O problema era que como o radiador era grande, a pressão era maior e precisava de uma tampa maior que as comuns em Pajeros. Quando consegui achar a tampa do radiador correta, acabou o problema, pelo menso até agora.

    Bom galera, resumo, a tampa do radiador é uma coisa que trocam com muita facilidade e nem sempre põem o correto e como a pressão nesses motores, quando em alta é grande, ele pode jogar agua para fora, por falta de uma tampa correta e então esquentar, mas por falta dágua!!
    Tenho Pajero Sport 3.0v6 99 e tive o mesmo problema.Na minha cidade (Gramado-RS) só tem "mechanicos", mexem mas não conhecem. Depois de trocar tampa do radiador,valvula termostática e o Gel que aciona o ventilador e gasto "os tubos" varetei o radiador e resolvi o problema
    4X4 Brasil Razão: Resposta

  • #2
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    09/02/2010
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    Hpe 2.8 2004

    Pessoal

    Após trocar a tampa de 1.1 bar para 0.9 o problema de aquecer parecia ter se resolvido.

    No carnaval, rodei bastante e aqueceu novamente, porém descuidei e o aquecimento rompeu uma mangueira ou algo assim!

    Já estou sentindo que o cabeçote foi pro saco!

    Pergunta:

    Os cabeçotes que o pessoal vende, não na Mit (muito caro) são bons?

    Dizem que é Japonês, porém não o original.

  • #3
    Usuário Avatar de guidojunior
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    O dono anterior da minha Pajero trocou na Mit, cabeçote, e radiador. Até agora o carro está excelente. Fiz uma viagem de 2 mil km com ela andando bem e não esquentou.
    Pajero Full GLS 2008 v6 3.8
    Ex. Grand Vitara 4x4 2010, Touareg V8 - 2010, TR4 - 2008 - MT, Ranger 3.0 4x4 - 2009, Pajero Sport 2.8 - 2001

  • #4
    Pessoal DICA QUENTINHA!!!!

    OLha só, como todos vcs, eu também tinha o mesmo porblema, aliás, fui eu quem abriu esse tópico. Mas andando na manha, ela te leva longe!!

    Bom, recentemente, fiz uma viagem para o Jalapão e ela foi show, não esquentou nadinha. Mas batava pegar uma estrada de asfalto, com um giro mais alto, ou uma subida maior pra o ponteiro subir.

    Ao voltar, precisei fazer minha revisão de 100.000km. Troquei a corrente de comando e mais alguns itens. Mas o chefe da oficina onde levo o carro, me chamou a atenção para bomba d'água. Ela estava boa, sem vazamentos, mas com uma aparência horrorosa. Bastante enferrujada por dentro. Por segurança, resolvi trocar. Pronto!! acabou o problema do esquente!!
    Já rodei mais de 5.000km depois da revisão e nada de esquentar. Já rodei com ela carregada, vazia, subida, descida e semprfe lá no meio!!

    Não sei se é isso para todos, mas trarta-se de um item fundamental no equilíbrio térmico do motor e as vezes, externamente não há problemas, mas ela pode estar danificada por dentro, ou comprementendo o sistema de arrefecimento. Não custa nada averiguar. Basta tirar e olhar. Uma nova, me custou R$300,00.

    Espero que sirva para os outros com o mesmo problema!!!

  • #5

    Pajeto Sport!

    Boa noite pessoal !,
    Li este tópico sobre aquecimentos e comecei a observar o comportamento da minha L200 GLS 2000 onde, com relação ao ponteiro marcador de temperatura, na minha L200 ele não fica indicando no meio do instrumento e sim em mais ou menos em 1/4 e às vezes quando uso o ar condicionado ele sobe um pouquinho. Bom, até então achei normail pois, já fiz trilhas, viagens ao litoral onde subi e desci a serra e ela não aqueceu e nem jogou água para fora do reservatório.
    Adoro minha L200 mas é muito linda a pajero preta diesel 2.8... pena que estão apresentando tantos probleas que fico com muito medo de comprar uma e me arrepender pelo resto de minha vida.
    Outra coisa, com relação a velocidades... na minha L200 o máximo que cheguei foi a 110 km/h e com muita dó pois, creio que é forçar muito o motor mas pelos relatos o pessoal só anda com o pé embaixo!...

    Agora vou contar uma História para vocês...

    Tenho um amigo que tem uma L200 GLS 2006 e está passando o maior sufoco com ela porque ele é um nó cedo de nível avançado. Leiam só... ele estava viajando para Lorena SP e ao cortar um caminhão, ( ele estava acima de 100 km/h ) a mangueira do radiador rompeu e o cabeçote ferveu a ponto de perdê-lo e juntamente com um pistão. Ele levou a um mecânico que se dizia entendido em diesel mas na verdade para mim é um boca de porco ferrado. Ao invés de pagar um guincho de volta para São José dos Campos SP ele deixou a L200 nesse boca de porco. O tal mexanico abriu o motor de verificou que o cabeçote e o pistão havia perdido e então meu amigo comprou um cabeçote novo enquanto que o tal mexanico disse a ele para comprar os pistões de uma tal H100 ou coisa parecida dizendo que era mais barato e era igualzinho o da L200. O fato é que o colega foi na dele e o pistão não era, não servia e o mexanico montou assim mesmo.
    Quando o mexânico liberou a L200 para meu amigo vir para SJCampos ele disse que era só andar e pronto pois já estava tudo regulado... Pois bem , na volta a L-200 ferveu e daí não teve jeito... reboque para uma outra oficina. Já aqui em SJcampos e em um oficina só de motores á diesel e bem mais especializada o colega autorizou o ( dessa vez ) mecânico a abrir o cabeçote e para a surpreza dele os pistões era de uma H da vida e mais, o cabeçote empenou... não estava torqueado. Até agora gastou-se mais de R$ 9000,00 sendo que se ele pagasse um guincho para atrazer a L200 para a casa sairia bem menos.
    Ele quiz vendê-la para mim por R$ 40.000,00 sendo que a minha é certo que vale R$ 35.000,00 pela excelente conservação mas prefiro ficar com a minha a voltar r$ 5.000,00 para ele, ( isso, recomendação do próprio mecânico atual ). Por isso sou do seguinte ditado...." QUEM CUIDA TEM ".

    Obrigado a todos(as) e abraços!

    Bond.

  • #6
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Alexandre, quanto saiu a "brincadeira" da tua Pajero? Posta os custos aí pra ficar de referência futura pra galera que um dia venha a precisar... De preferência colocar os lugares onde vc adquiriu as peças.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #7
    Olá meus caros ... sou o novo felizardo a ter que "adquirir um cabeçote novo" para a minha Pajero Sport 2.8 TD 2005 (Série Especial Nelore ... muito chique isso hein ... só foram feitas 50 dessas no país ... rsrsrsrs) ...

    Apenas para deixar registrado meu relato ....

    A minha nunca apresentou maiores problemas de aquecimento ... 90.000Km original, motor lacrado ... do início do ano prá cá começou a baixar a água do radiador ... não tinha vazamento aparente ... a água passou a baixar em intervalos menores de tempo ... até que levei ao mecânico e, retirado o cabeçote, verificou-se que o mesmo estava "rachado", ou seja, vazamento interno de água ...

    Agora estou na correria para comprar um cabeçote novo ... alguém tem uma sugestão???? Marca e Custo do original??? se vale a pena arriscar comprar um paralelo??? Se alguém puder ajudar eu agradeço ...

    Abçs...

  • #8
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por wteam Ver Post
    Olá meus caros ... sou o novo felizardo a ter que "adquirir um cabeçote novo" para a minha Pajero Sport 2.8 TD 2005 (Série Especial Nelore ... muito chique isso hein ... só foram feitas 50 dessas no país ... rsrsrsrs) ...

    Apenas para deixar registrado meu relato ....

    A minha nunca apresentou maiores problemas de aquecimento ... 90.000Km original, motor lacrado ... do início do ano prá cá começou a baixar a água do radiador ... não tinha vazamento aparente ... a água passou a baixar em intervalos menores de tempo ... até que levei ao mecânico e, retirado o cabeçote, verificou-se que o mesmo estava "rachado", ou seja, vazamento interno de água ...

    Agora estou na correria para comprar um cabeçote novo ... alguém tem uma sugestão???? Marca e Custo do original??? se vale a pena arriscar comprar um paralelo??? Se alguém puder ajudar eu agradeço ...

    Abçs...
    Na Sady tá em promoção por 1.800 reais...
    CABECOTE PAJERO 2.8 4M40 | Sady Motores
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #9
    Pois é .... tinha visto esse cabeçote no Sady .... mas será que é confiável???? Dá prá colocar e ficar tranquilo???? Abçs...

  • #10
    Pessoal, o cabeçote que o Sady vende é da marca TOYAN???? Alguém conhece???? Liguei em outro lugar e me falaram do Mando que seria de 1. linha???? Se alguém puder me ajudar eu agradeço ... pois preciso comprar o cabeçote e não sei qual seria o mais recomendável...

  • #11
    Olá pessoal ... como a última postagem neste tópico foi a minha ... e já faz mais de 06 meses que ninguém mais trata do assunto, gostaria de dar um "Up" no tópico e ver se conseguem me ajudar ...

    Depois da minha experiência com a troca do cabeçote em abril ... a minha Pajero Sport HPE 2005 AT vinha se comportando bem até que nas últimas semanas voltou a apresentar uma pequena queda no nível de água do compartimento de água do radiador ... fiz uma revisão no início de outubro e pedi para o mecânico trocar a tampa do radiador que era a original de 1,1 para uma de 0,9, como muitos colegas fizeram aqui no forum ... ressaltando que ela não apresentava aumento de temperatura (aquecimento)...

    Depois disso fiz uma viagem de cerca de 1600km ... e tudo certo, inclusive não percebi queda no nível de água ...

    Porém, no último domingo saí para voar (pratico voo livre - parapente) e ao final da subida da rampa, após cerca de 15 minutos com a 4x4 ligada ... qual não foi minha surpresa ao desligar o motor e ouvir aquele indesejável barulho de água borbulhando no compartimento de água e ao olhar mais antentamente ver que a água borbulhava e jorrava pela "mangueira" / suspiro (respiro sei lá) da tampa do compartimento de água do radiador ... perdi cerca de 1,5L de água nessa brincadeira ... detalhe, o ponteiro da temperatura em nenhum momento passou "do meio" ... depois que descemos da rampa, completei o radiador e o compartimento com água e de lá prá cá parece que nada aconteceu ...

    Alguém pode me ajudar a decifrar este novo "enigma" da Pajero Sport??? Detalhe ... final do ano estou querendo fazer uma grande viagem pela América do Sul (Ushuaia 2011 – 12/2011 à 01/2012) com ela ... mas estou extremamente preocupado com esta situação ... até mesmo desanimado com isso ... se alguém puder ajudar eu agradeço!!!

    Abçs...

    Cristiano

  • #12
    Usuário Avatar de Moipessoa
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    01/04/2011
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    Campos/RJ
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    a junta do cabeçote usada na substituição do cabeçote foi a original?
    Ex L200 Outdoor 2008.
    ATUAL NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

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