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Convex Datacenter
  • #5113
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    Grato pela aula, Sam Feitosa!

    Alguém mais vê essa gambiarra como algo positivo?

    https://www.youtube.com/watch?v=A6x5WKSSfzE

    Abçs do Sam Ribeiro!
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  • #5114
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    Citação Postado originalmente por SFeitosa Ver Post
    Sam,

    Me agrada mais a desmontagem periódica para limpesa do que isolar, principalmente em veículos modernos com injeção eletônica. Esse é um procedimento que eu, pessoalmente não faria. Os parâmetros da injeção prevêm a massa de ar "morto" do EGR.

    A EGR não está somente pra dar trabalho não, tem a nobre função de diminuir a temperatura na câmara de combustão, reduzindo assim a produção de NOX (oxido nitroso).

    Para os "Zé turbininhas" o EGR significa apenas perda de potência, já que a massa de oxigência admitida será menor com seu uso.


    Minha opinião.

    Abraço,

    Samuel Feitosa
    Amigo SFeitosa, acho que vc está equivocado quanto a função da EGR na L200!!
    Esta tem por objetivo apenas o melhor aproveitamento dos gases de escape que possuem combustível ainda não aproveitado (fumaça preta).
    Esta EGR não tem e nunca teve função de refrigerar a câmara de combustão, até porque ela pega os gases diretamente do coletor de escape e os joga direto na admissão, então como pode isso refrigerar a câmara sendo que os gases estão em temperatura altíssima??
    Essa EGR da L200 não tem radiador como na Pajero Sport, ela só é pra aproveitar os gases e diminuir emissões mesmo, não deixando sair aquele excesso de fumaça preta característica em motores Diesel mais antigos!!
    Essa EGR da L200 Sport/Outdoor( estou sendo específico pra esses modelos..ok?) além de AUMENTAR a temperatura da câmara de combustão acaba por anular a função do intercooler, que na L200 já não é dos mais funcionais pois está sempre quente devido ao calor irradiado do motor!!
    E digo mais, essa EGR além de aumentar a temperatura da câmara e consumir com alguma potência do motor, ela ainda joga fuligem que sairia pelo escape pra dentro do motor!!
    Eu tenho a EGR da minha Outdoor isolada desde que comprei pois ela esta ali só pra proteger o meio ambiente e nada mais!!
    Fora isso ela só DETONA com o motor do carro!!
    Como já tenho Unichip na minha, ando so pisando de leve e além de ter melhorado o consumo ela não fumaceia preto como antes, pois não preciso ficar atolando o pé pra ter mais rendimento...o unichip já faz ela ter uma queima melhor e melhor aproveitamento do combustível junto da pressão da turbina!!
    Nos outros veículos sim há um radiador na EGR que resfria os gases antes de jogá-los na admissão, mas infelizmente nas L200 Sport e Outdoor não tem isso!!
    Ah e por ultimo, eu tenho a EGR isolada e não sou Zé Turbininha, cuidado com suas palavras pra não generalizar!!

    Grande abraço!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
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  • #5115
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    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Amigo SFeitosa, acho que vc está equivocado quanto a função da EGR na L200!!
    Esta tem por objetivo apenas o melhor aproveitamento dos gases de escape que possuem combustível ainda não aproveitado (fumaça preta).
    Esta EGR não tem e nunca teve função de refrigerar a câmara de combustão, até porque ela pega os gases diretamente do coletor de escape e os joga direto na admissão, então como pode isso refrigerar a câmara sendo que os gases estão em temperatura altíssima??
    Essa EGR da L200 não tem radiador como na Pajero Sport, ela só é pra aproveitar os gases e diminuir emissões mesmo, não deixando sair aquele excesso de fumaça preta característica em motores Diesel mais antigos!!
    Essa EGR da L200 Sport/Outdoor( estou sendo específico pra esses modelos..ok?) além de AUMENTAR a temperatura da câmara de combustão acaba por anular a função do intercooler, que na L200 já não é dos mais funcionais pois está sempre quente devido ao calor irradiado do motor!!
    E digo mais, essa EGR além de aumentar a temperatura da câmara e consumir com alguma potência do motor, ela ainda joga fuligem que sairia pelo escape pra dentro do motor!!
    Eu tenho a EGR da minha Outdoor isolada desde que comprei pois ela esta ali só pra proteger o meio ambiente e nada mais!!
    Fora isso ela só DETONA com o motor do carro!!
    Como já tenho Unichip na minha, ando so pisando de leve e além de ter melhorado o consumo ela não fumaceia preto como antes, pois não preciso ficar atolando o pé pra ter mais rendimento...o unichip já faz ela ter uma queima melhor e melhor aproveitamento do combustível junto da pressão da turbina!!
    Nos outros veículos sim há um radiador na EGR que resfria os gases antes de jogá-los na admissão, mas infelizmente nas L200 Sport e Outdoor não tem isso!!
    Ah e por ultimo, eu tenho a EGR isolada e não sou Zé Turbininha, cuidado com suas palavras pra não generalizar!!

    Grande abraço!
    Você está enganado quanto a função da EGR, ela realmente não tem função de refrigerar a câmara de combustão, porém tem a função de abaixar a temperatura da queima e assim diminuir a emissão do Nox e isso não se deve a temperatura dos gases e sim soque há nesses gases.
    Também não tem a função de queimar combustível não aproveitado, primeiro pq é uma parte mínima dos gases de escape que são redirecionados para a admissão, segundo que se existe combustível não queimado há defeito no sistema de injeção.
    EGR refrigerada é um avanço do sistema, e é refrigerada para manter o ar na admissão mais denso.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #5116
    Usuário Avatar de Flavio Viuvaldo
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    ola amigos do forum bom dia
    estou querendo trocar os
    pneus da Minha l 200 GLX triton ela esta usando 225 75 16 scorpion atr original dela
    mas são pneus difíceis de encontrar na minha região . portanto estou pensando usar 215 80 r16 scorpion mtr
    alguem poderia me dizer os pós e contras em relaçao a estes pneus

    Flávio.

  • #5117
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Você está enganado quanto a função da EGR, ela realmente não tem função de refrigerar a câmara de combustão, porém tem a função de abaixar a temperatura da queima e assim diminuir a emissão do Nox e isso não se deve a temperatura dos gases e sim soque há nesses gases.
    Também não tem a função de queimar combustível não aproveitado, primeiro pq é uma parte mínima dos gases de escape que são redirecionados para a admissão, segundo que se existe combustível não queimado há defeito no sistema de injeção.
    EGR refrigerada é um avanço do sistema, e é refrigerada para manter o ar na admissão mais denso.
    Justamente Thiago,

    'função de diminuir a temperatura da câmara de combustão' - Não é refrigerar a câmara diretamente, mais sim, após a combustão da mistura, gerar menor temperatura no interior da câmara. (produzindo assim, menos NOX).

    Essa parte é informação técnica, porém, isolar ou não o EGR é uma decisão pessoal, baseados nas nossas experiências, informações e convicções. Apenas digo que não faria nem recomendaria.

    Concordo que não devo usar "rótulos" nos comentários para não causar atritos. Afinal de contas, frequento esse forum para buscar e compartilhar informação técnica e principalmente "FAZER AMIGOS".

    Abraço,

    Samuel Feitosa
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  • #5118
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    Citação Postado originalmente por Flavio Viuvaldo Ver Post
    ola amigos do forum bom dia
    estou querendo trocar os
    pneus da Minha l 200 GLX triton ela esta usando 225 75 16 scorpion atr original dela
    mas são pneus difíceis de encontrar na minha região . portanto estou pensando usar 215 80 r16 scorpion mtr
    alguem poderia me dizer os pós e contras em relaçao a estes pneus

    Flávio.

    Caro colega,

    Vamos aos números:


    ATUAL:

    Detalhes da Medida 255/75R16
    Largura: 255 mm
    Altura da Parede: 191,25 mm
    Perfil: 75%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 788,9 mm
    Circunferência: 2478,4 mm
    Revoluções por Quilômetro: 403,48

    PRETENDIDO:

    Detalhes da Medida 215/80R16
    Largura: 215 mm
    Altura da Parede: 172 mm
    Perfil: 80%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 750,4 mm
    Circunferência: 2357,45 mm
    Revoluções por Quilômetro: 424,18



    Diferença Entre Medidas
    Largura: -40 mm (-15,69%)
    Altura de Parede: -19,25 mm (-10,07%)
    Diâmetro de Fora: -38,5 mm (-4,88%)
    Circunferência: -120,95 mm (-4,88%)
    Revoluções por Quilômetro: 20,7 (5,13%)



    Diferença na Leitura do Velocímetro
    Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual
    20 kmh 18,97 kmh 70 kmh 66,41 kmh 120 kmh 113,84 kmh 170 kmh 161,28 kmh
    30 kmh 28,46 kmh 80 kmh 75,9 kmh 130 kmh 123,33 kmh 180 kmh 170,76 kmh
    40 kmh 37,95 kmh 90 kmh 85,38 kmh 140 kmh 132,82 kmh 190 kmh 180,25 kmh
    50 kmh 47,43 kmh 100 kmh 94,87 kmh 150 kmh 142,3 kmh 200 kmh 189,74 kmh
    60 kmh 56,92 kmh 110 kmh 104,36 kmh 160 kmh 151,79 kmh 210 kmh 199,23 kmh


    Minha opinião:

    A mínima redução de consumo que poderia gerar estreitando o pneu, é anulada reduzindo o tamanho(quase 5% menor), sem falar na diminuição de área de aderência.

    Pneus mais estreitos em pickups pioram a estética. Eu prefiro pneus mais largos, pois os 255 já são bem finos.

    A outra coisa é trocar um ATR por um MTR, que somente é justificado com maior uso em terra do que asfalto.
    Tem gente que decide pelos MTR por apelo estéticos (eu tambem gosto muito de pneus borrachudos. Parece que valoriza a camionete).

    Em resumo,
    - Prefira sempre a medida original
    - A alteraçao proposta vai fazer com que o velocimetro tenha erro de uns 5% além da margem de fábrica.
    - A relação das marchas vai ficar mais reduzida (quase imperceptivel)
    - Só mude para MTR se rodar em mais terra do que asfalto (pneu mud em asfalto é uma bos...)

    Conclusão, só vejo contras.

    Minha opinião.

    Abraço,

    Samuel Feitosa
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  • #5119
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    Citação Postado originalmente por SFeitosa Ver Post
    Caro colega,

    Vamos aos números:


    ATUAL:

    Detalhes da Medida 255/75R16
    Largura: 255 mm
    Altura da Parede: 191,25 mm
    Perfil: 75%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 788,9 mm
    Circunferência: 2478,4 mm
    Revoluções por Quilômetro: 403,48

    PRETENDIDO:

    Detalhes da Medida 215/80R16
    Largura: 215 mm
    Altura da Parede: 172 mm
    Perfil: 80%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 750,4 mm
    Circunferência: 2357,45 mm
    Revoluções por Quilômetro: 424,18



    Diferença Entre Medidas
    Largura: -40 mm (-15,69%)
    Altura de Parede: -19,25 mm (-10,07%)
    Diâmetro de Fora: -38,5 mm (-4,88%)
    Circunferência: -120,95 mm (-4,88%)
    Revoluções por Quilômetro: 20,7 (5,13%)



    Diferença na Leitura do Velocímetro
    Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual
    20 kmh 18,97 kmh 70 kmh 66,41 kmh 120 kmh 113,84 kmh 170 kmh 161,28 kmh
    30 kmh 28,46 kmh 80 kmh 75,9 kmh 130 kmh 123,33 kmh 180 kmh 170,76 kmh
    40 kmh 37,95 kmh 90 kmh 85,38 kmh 140 kmh 132,82 kmh 190 kmh 180,25 kmh
    50 kmh 47,43 kmh 100 kmh 94,87 kmh 150 kmh 142,3 kmh 200 kmh 189,74 kmh
    60 kmh 56,92 kmh 110 kmh 104,36 kmh 160 kmh 151,79 kmh 210 kmh 199,23 kmh


    Minha opinião:

    A mínima redução de consumo que poderia gerar estreitando o pneu, é anulada reduzindo o tamanho(quase 5% menor), sem falar na diminuição de área de aderência.

    Pneus mais estreitos em pickups pioram a estética. Eu prefiro pneus mais largos, pois os 255 já são bem finos.

    A outra coisa é trocar um ATR por um MTR, que somente é justificado com maior uso em terra do que asfalto.
    Tem gente que decide pelos MTR por apelo estéticos (eu tambem gosto muito de pneus borrachudos. Parece que valoriza a camionete).

    Em resumo,
    - Prefira sempre a medida original
    - A alteraçao proposta vai fazer com que o velocimetro tenha erro de uns 5% além da margem de fábrica.
    - A relação das marchas vai ficar mais reduzida (quase imperceptivel)
    - Só mude para MTR se rodar em mais terra do que asfalto (pneu mud em asfalto é uma bos...)

    Conclusão, só vejo contras.

    Minha opinião.

    Abraço,

    Samuel Feitosa
    ola Samuel muito boa mesmo sua explicação .
    mas o pneu original é 225 75 16

    se vc puder calcular novamente pra mim ficarei muito grato
    Flávio.

  • #5120
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    Ôpa, desculpa!

    Lá vai:

    Detalhes da Medida 225/75R16
    Largura: 225 mm
    Altura da Parede: 168,75 mm
    Perfil: 75%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 743,9 mm
    Circunferência: 2337,03 mm
    Revoluções por Quilômetro: 427,89



    Detalhes da Medida 215/80R16
    Largura: 215 mm
    Altura da Parede: 172 mm
    Perfil: 80%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 750,4 mm
    Circunferência: 2357,45 mm
    Revoluções por Quilômetro: 424,18

    Diferença Entre Medidas
    Largura: -10 mm (-4,44%)
    Altura de Parede: 3,25 mm (1,93%)
    Diâmetro de Fora: 6,5 mm (0,87%)
    Circunferência: 20,42 mm (0,87%)
    Revoluções por Quilômetro: -3,71 (-0,87%)



    Diferença na Leitura do Velocímetro
    Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual
    20 kmh 20,17 kmh 70 kmh 70,61 kmh 120 kmh 121,04 kmh 170 kmh 171,47 kmh
    30 kmh 30,26 kmh 80 kmh 80,69 kmh 130 kmh 131,13 kmh 180 kmh 181,56 kmh
    40 kmh 40,35 kmh 90 kmh 90,78 kmh 140 kmh 141,21 kmh 190 kmh 191,65 kmh
    50 kmh 50,43 kmh 100 kmh 100,87 kmh 150 kmh 151,3 kmh 200 kmh 201,73 kmh
    60 kmh 60,52 kmh 110 kmh 110,95 kmh 160 kmh 161,39 kmh 210 kmh 211,82 kmh



    Fonte do calculo: pneusfacil

    Neste caso somente quem foi afetado foi a largura do pneu(4,5% mais fino).

    Continuo com a mesma oponião a respeito de pneus estreitos em pickups.
    L200 05/06 SAVANA 2.5 turbo - Recruta
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  • #5121
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    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    Amigo SFeitosa, acho que vc está equivocado quanto a função da EGR na L200!!
    Esta tem por objetivo apenas o melhor aproveitamento dos gases de escape que possuem combustível ainda não aproveitado (fumaça preta).
    Esta EGR não tem e nunca teve função de refrigerar a câmara de combustão, até porque ela pega os gases diretamente do coletor de escape e os joga direto na admissão, então como pode isso refrigerar a câmara sendo que os gases estão em temperatura altíssima??
    Essa EGR da L200 não tem radiador como na Pajero Sport, ela só é pra aproveitar os gases e diminuir emissões mesmo, não deixando sair aquele excesso de fumaça preta característica em motores Diesel mais antigos!!
    Essa EGR da L200 Sport/Outdoor( estou sendo específico pra esses modelos..ok?) além de AUMENTAR a temperatura da câmara de combustão acaba por anular a função do intercooler, que na L200 já não é dos mais funcionais pois está sempre quente devido ao calor irradiado do motor!!
    E digo mais, essa EGR além de aumentar a temperatura da câmara e consumir com alguma potência do motor, ela ainda joga fuligem que sairia pelo escape pra dentro do motor!!
    Eu tenho a EGR da minha Outdoor isolada desde que comprei pois ela esta ali só pra proteger o meio ambiente e nada mais!!
    Fora isso ela só DETONA com o motor do carro!!
    Como já tenho Unichip na minha, ando so pisando de leve e além de ter melhorado o consumo ela não fumaceia preto como antes, pois não preciso ficar atolando o pé pra ter mais rendimento...o unichip já faz ela ter uma queima melhor e melhor aproveitamento do combustível junto da pressão da turbina!!
    Nos outros veículos sim há um radiador na EGR que resfria os gases antes de jogá-los na admissão, mas infelizmente nas L200 Sport e Outdoor não tem isso!!
    Ah e por ultimo, eu tenho a EGR isolada e não sou Zé Turbininha, cuidado com suas palavras pra não generalizar!!

    Grande abraço!
    Pelo q me parece, isolar a EGR tem seu lado positivo somente nas L200 Sport/Outdoor, logo, válido o procedimento, certo?

    Mais alguém gostaria de comentar o procedimento abaixo?

    https://www.youtube.com/watch?v=A6x5WKSSfzE

    Abçs do Sam!
    Suzuki, Grand Vitara, 4WD, 2.0, AT, GNV - Vitória
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  • #5122
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    Qual o aditivo de radiador que deve ser usado na minha vtr... o recomendado no manual não consigo achar, até porque não especifica o tipo, e sim apenas um long life da mit mesmo.

    qual vcs usamm...
    L200 outdoor gl 4x4 2010/2011 (atual) 265/75/R16
    ex- Ford Pampa 1.8 4x2 1995

  • #5123
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    Citação Postado originalmente por SFeitosa Ver Post
    Ôpa, desculpa!

    Lá vai:

    Detalhes da Medida 225/75R16
    Largura: 225 mm
    Altura da Parede: 168,75 mm
    Perfil: 75%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 743,9 mm
    Circunferência: 2337,03 mm
    Revoluções por Quilômetro: 427,89



    Detalhes da Medida 215/80R16
    Largura: 215 mm
    Altura da Parede: 172 mm
    Perfil: 80%
    Aro: 16" (406,4 mm)
    Diâmetro de Fora: 750,4 mm
    Circunferência: 2357,45 mm
    Revoluções por Quilômetro: 424,18

    Diferença Entre Medidas
    Largura: -10 mm (-4,44%)
    Altura de Parede: 3,25 mm (1,93%)
    Diâmetro de Fora: 6,5 mm (0,87%)
    Circunferência: 20,42 mm (0,87%)
    Revoluções por Quilômetro: -3,71 (-0,87%)



    Diferença na Leitura do Velocímetro
    Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual Velocidade Atual
    20 kmh 20,17 kmh 70 kmh 70,61 kmh 120 kmh 121,04 kmh 170 kmh 171,47 kmh
    30 kmh 30,26 kmh 80 kmh 80,69 kmh 130 kmh 131,13 kmh 180 kmh 181,56 kmh
    40 kmh 40,35 kmh 90 kmh 90,78 kmh 140 kmh 141,21 kmh 190 kmh 191,65 kmh
    50 kmh 50,43 kmh 100 kmh 100,87 kmh 150 kmh 151,3 kmh 200 kmh 201,73 kmh
    60 kmh 60,52 kmh 110 kmh 110,95 kmh 160 kmh 161,39 kmh 210 kmh 211,82 kmh



    Fonte do calculo: pneusfacil

    Neste caso somente quem foi afetado foi a largura do pneu(4,5% mais fino).

    Continuo com a mesma oponião a respeito de pneus estreitos em pickups.
    Oi Samuel muito obrigado pela atenção e pelas informações
    acho que vou optar pelo 215 mesmo por ser um pneu fácil de encontrar e ao preço , o 225 tá a 730,00 e o 215 R$ 520,00
    A

  • #5124
    Usuário Avatar de SFeitosa
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    Citação Postado originalmente por Lucas melo Ver Post
    Qual o aditivo de radiador que deve ser usado na minha vtr... o recomendado no manual não consigo achar, até porque não especifica o tipo, e sim apenas um long life da mit mesmo.

    qual vcs usamm...
    Lucas, os long life são também a base de monoetilenoglicol, porém com uma carga de aditivos orgânicos maior, é uma melhor geração dos aditivos com glicol.
    Pode usar qualquer um do mercado a base de MONOETILENOGLICOL do tipo LONG LIFE, na proporção de 50/50

    Vais perceber que são bem mais caros.

    Hoje a Mit está usando somente lubrificantes e aditivos PETROBRAS.

    Recomendo:

    1-PETRONAS COOLANTE UP (Antigo Paraflu UP) - Laranja (atual aditivo da Fiat)
    2-KOUBE LONG LIFE
    3-BARDAHL RAD COOL LONG LIFE (muito caro)


    Abraço,

    Samuel Feitosa.
    L200 05/06 SAVANA 2.5 turbo - Recruta
    Ex. F-1000 96/97 HSD 2.5 turbo intercooler
    - Hullk

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