Esta tem por objetivo apenas o melhor aproveitamento dos gases de escape que possuem combustível ainda não aproveitado (fumaça preta).
Esta EGR não tem e nunca teve função de refrigerar a câmara de combustão, até porque ela pega os gases diretamente do coletor de escape e os joga direto na admissão, então como pode isso refrigerar a câmara sendo que os gases estão em temperatura altíssima??
Essa EGR da L200 não tem radiador como na Pajero Sport, ela só é pra aproveitar os gases e diminuir emissões mesmo, não deixando sair aquele excesso de fumaça preta característica em motores Diesel mais antigos!!
Essa EGR da L200 Sport/Outdoor( estou sendo específico pra esses modelos..ok?) além de AUMENTAR a temperatura da câmara de combustão acaba por anular a função do intercooler, que na L200 já não é dos mais funcionais pois está sempre quente devido ao calor irradiado do motor!!
E digo mais, essa EGR além de aumentar a temperatura da câmara e consumir com alguma potência do motor, ela ainda joga fuligem que sairia pelo escape pra dentro do motor!!
Eu tenho a EGR da minha Outdoor isolada desde que comprei pois ela esta ali só pra proteger o meio ambiente e nada mais!!
Fora isso ela só DETONA com o motor do carro!!
Como já tenho Unichip na minha, ando so pisando de leve e além de ter melhorado o consumo ela não fumaceia preto como antes, pois não preciso ficar atolando o pé pra ter mais rendimento...o unichip já faz ela ter uma queima melhor e melhor aproveitamento do combustível junto da pressão da turbina!!
Nos outros veículos sim há um radiador na EGR que resfria os gases antes de jogá-los na admissão, mas infelizmente nas L200 Sport e Outdoor não tem isso!!
Ah e por ultimo, eu tenho a EGR isolada e não sou Zé Turbininha, cuidado com suas palavras pra não generalizar!!
Grande abraço!