Postado originalmente por
humberto74
muito estranha essa estória (ou história).
O fato de o modelo k99w ser recondicionado no japão não garante, por si só e necessariamente, que suas peças estão sendo importadas e utilizadas nas pajeros brasileiras.
Do mesmo modo, se existem pajeros nacionais com problemas de desalinhamento das peças, é muito mais factível que tal situação decorra de problemas na linha de montagem do que de suposta utilização de peças recondicionadas.
Outra coisa: Se o "esquema" é tão grande como se aponta (importação de peças sucateadas, utilização dessas peças na linha de montagem e homologação do veículo pelos órgão competentes), não acredito, a princípio, que pelo tamanho da fraude e pelo número de pessoas que, em tese, estão envolvidas nessa situação, nenhum prejudicado ou ex-beneficiado pelo esquema (ou mesmo ex-funcionário da mit) se mantivesse em silêncio por tanto tempo. Além disso, estranho, no mínimo, que durante todos esses anos nenhum mecânico ou funileiro tenha percebido esse "detalhe".
Desse modo, parece-me que a "aparência de verdade" contida na denúncia decorre mais do "pé-atrás" que muitos têm com mit (inclusive eu), em função de sua fama (que não é boa), do que da razoabilidade dos fatos que estão sendo afirmados. Não quero dizer com isso que não acredito na denúncia; quero dizer apenas que tenho muitas reservas...
finalmente, é importante destacar que o acatamento da denúncia pelo mpf não significa que os fatos imputados à mit efetivamente aconteceram; significa, sim, que os fatos denunciados serão investigados, podendo os procuradores oficiantes, após instruírem os inquéritos, entenderem pelo arquivamento das denúncias, caso constatem que os fatos não ocorreram.
antes de conclusões precipitadas, devemos retomar o bom-senso e aguardar com muita serenidade as investigações.
Abço a todos.
Humberto.