Postado originalmente por
Cadü Smith
Eis os problemas de câmbio automático que eu conheço ( não desmerecendo de forma alguma este modelo ou a marca, que sou fã ) :
- Se a bateria morrer, pifar, estragar, senta e chora, câmbio automático não pega no tranco ( leve uma bateria extra ou conte com amigos e um cabo-chupeta. Se for uma região isolada, tá ferrado.. hehe ) ;
- Na maioria dos casos o câmbio automático não auxilia na redução da velocidade, a não ser que selecione isso (câmbios mais novos?) , mas até acionar o botão na posição certa e esperar o sistema agir, se o freio falhar, reza com muito fervor, já foi a colisão ;
- Não há como forçar um pouco na arrancada, a força em que as rodas começam a girar é sempre a mesma, e as vezes isso não é o suficiente, daí tem que fuçar no conversor de torque. Alguns modelos tem conversor de torque variável, mas não é um carro que alguém jogaria na lama .. hehe ( $$$$$ ) ;
- Algumas técnicas de pilotagem são apenas possíveis usando a embreagem, o cambio AT limita um pouco as ações do motorista em situações não planejadas pelo fabricante ( pilotagem esportiva on e off road tem que ser calculada e selecionada, no manual seleciono isso segundo minha vontade e necessidade instantaneamente ) ;
- Manutenção geralmente mais cara quando comparado ao MT ( envolve muitos sensores, que são geralmente frágeis e caros, e quase sempre ficam expostos à lama, areia, água, etc ) ;
- O combustível no Brasil é um dos piores do mundo, ou seja, dependendo da região e honestidade do posto, o motor varia demais o seu desempenho e durabilidade ( com a embreagem vc se adapta a isso, apesar do motor sofrer desgaste nos dois casos nessa situação do combustível ) ;
Resumindo, com um câmbio AT vc tem que ter a máquina zerada em todos os aspectos, freios, instalações elétricas, motor em ordem sem falhas, e além disso tudo planejar com extrema cautela qualquer modificação por mais simples que suponha . Por sobrecarregar o sist. elétrico com luzes auxiliares e guincho, pode-se ficar sem arranque !
Leve tudo isso em consideração na hora de escolher entre um AT ou MT . Seu nível de cuidado e preocupação com o veículo, disponibilidade financeira pra mantê-lo todo em ordem, tempo , etc . Daí opte pelo melhor PRA VOCÊ.
Eu sempre gostei da liberdade dos 3 pedais. fico mais conectado com o carro. Dirijo como se estivesse caminhando, se precisar dar um pulo e sair correndo, não preciso nem planejar muito, basta fazer. Manual pra mim funciona desse jeito..
[]s