x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Paulista VM
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    Dourados/MS
    Agradecimento: 1

Leobnaval
    Na Strada existem umas entradas na coluna, próximas ao vidro traseiro "super bem vedadas" com uma espuma porcaria, fora a janela traseira que eh igualmente "bem" vedada, a poeira entra de qqr modo, mas com o ar recirculano consegue ser pior ainda.

Quanto ao cheiro, eh só tirar o filtro e bater a poeira, não eh recomendado passar ar, pq abre os pororoca do filtro, diminuindo a capacidade de filtrar as partículas... Mas soh batendo mesmo o cheiro diminui bastante, quando não ajudar mais, Luana do o filtro estiver "pegando" aí soh trocando mesmo...

Walter Como chama esse spray?
    F-1000 94 3.9 CE S. Série - Mud KM2 - cab lights
    Ex-Triton 11/12 HPE 3.2 MT (230cv) s/ EGR
    Caminhonete em asfalto é que nem submarino conversível

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Amigo, não deve-se cria pressão positiva ou negativa no interior de cabine seja o veiculo que for, pois no projeto deles existem válvulas na cabine que é justamente para evitar a pressão positiva ou negativa, se ocorria isso em seu veiculo ele esta com defeito em algum componente.

Além do que no modo recirculo como estaria gerando diferença de pressão? se cria-se pressão positiva a tendência seria a saída de ar, se cria-se pressão positiva a tendência é entrada de ar, mas se a cabine é tão vedada a ponto de gerar diferença de pressão, não teria por onde entrar poeira ou sair ar, o que na prática é muito dificil de ocorrer.

Ou seja a chance é muito maior de estar entrando poeira pelo circulação de ar do veiculo, que como eu disse não tem vedação 100% até porque seria perigoso para os ocupantes respirarem o "mesmo ar" por um certo período de tempo.

A melhor suloção, é usar o filtro de cabine, embora a poeira fique retida no filtro o cheiro de poeira ainda entra no habitáculo, assim como ocorre na fumaça do diesel ao ser aspirada pelo sistema, que retem uma certa parte do material particulado o que diminue o "cheiro" de fumaça de diesel.

[]s
    Na verdade existe sim essa diferença de pressão, pequena mais existe, lembre-se que o ar é um fluido compressível.
    Faz muitos anos que cursei a matéria de "Fenômenos dos Transportes/Mecânica dos Fluidos", mas me lembro de um trabalho que apresentei justamente sobre esse assunto, no resumo na posição de recírculo a pressão interna é inferior a externa e na posição de entrada externa a pressão interna é superior que a externa, a função das válvulas da cabine (normalmente na parte traseira da cabine, e que se fecham no momento que a pressão interna é menor) tem a função de equalizar quando a pressão interna é maior, mas como o ar é compressível existe esse diferencial.

Agora a cabine é vedada e se entra poeira em qualquer das posições do A/C há algum defeito ou falha de projeto.
    Eu, em meu carro, em estrada de terra, com poeira ou fumaça a frente sempre utilizo a função de recírculo e não entra poeira.
    Nas situações acima utilizando a entrada de ar externa o que vai acontecer é saturar o filtro mais rapidamente e talvez sentir alguns odores.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Citação Postado originalmente por Paulista VM Ver Post
    Leobnaval
    Na Strada existem umas entradas na coluna, próximas ao vidro traseiro "super bem vedadas" com uma espuma porcaria, fora a janela traseira que eh igualmente "bem" vedada, a poeira entra de qqr modo, mas com o ar recirculano consegue ser pior ainda.

Quanto ao cheiro, eh só tirar o filtro e bater a poeira, não eh recomendado passar ar, pq abre os pororoca do filtro, diminuindo a capacidade de filtrar as partículas... Mas soh batendo mesmo o cheiro diminui bastante, quando não ajudar mais, Luana do o filtro estiver "pegando" aí soh trocando mesmo...

Walter Como chama esse spray?
    O úlltimo que usei foi o Mundial Prime, mas eu prefiro queles em spray comum que dá pra usar mais de uma vez...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Agora a cabine é vedada e se entra poeira em qualquer das posições do A/C há algum defeito ou falha de projeto.
    Eu, em meu carro, em estrada de terra, com poeira ou fumaça a frente sempre utilizo a função de recírculo e não entra poeira.
    Nas situações acima utilizando a entrada de ar externa o que vai acontecer é saturar o filtro mais rapidamente e talvez sentir alguns odores.
    X2, em tudo...

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de NOTLE
    Entrada
    08/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Sobre circular ar quente após utilizar o ar condicionado era recomendação dos manuais dos GM´s que tive. Estava indicado que antes de desligar o ar deveria deixar por um tempo (não lembro exatamente) acho que 10 a 15 minutos funcionando em temperatura máxima para evitar odores. Nunca lembrava disso!! rsrsrsrs
    PAJERO DAKAR HPE 2015
    EX RANGER LIMITED 3.2 2015, EX AMAROK HL AT 2013, EX AMAROK HL AT 2012, EX TRITON 3.5 V6 FLEX 2010/11

Usuário
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    Belém/PA
    Agradecimentos: 0
    Normalmente os veículos tem uma válvula de alívio de pressão que mais parece com um diafragma de borracha, pois se a cabine fosse completamente vedada, ficaria difícil fechar as portas com os vidros levantados, causaria desconforto nos ouvidos dos ocupantes. Então de forma alguma consegue-se gerar pressão positiva ou negativa no interior da cabine, a não ser que, o volume de ar que entra, seja muito maior do que o volume de ar que sai.
    Abs.
    TRITON 3.2 DIESEL AT 11/12 - 240Cv - 48kgfm Powered by SFI CHIPS

Citação Postado originalmente por NOTLE Ver Post
    Sobre circular ar quente após utilizar o ar condicionado era recomendação dos manuais dos GM´s que tive. Estava indicado que antes de desligar o ar deveria deixar por um tempo (não lembro exatamente) acho que 10 a 15 minutos funcionando em temperatura máxima para evitar odores. Nunca lembrava disso!! rsrsrsrs
    Esse é um procedimento inviável independente do tempo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de marciomeurer
    Entrada
    27/08/2011
    Local
    Dourados/
    Citação Postado originalmente por NOTLE Ver Post
    no manual da minha antiga strada tinha de uma vez por dia ligar o ar quente por 5 a 10 minutos... quando peguei ela eu fazia isso... ate o segundo dia depois nunca mais hahaha
    Ranger XLT 2.8 4x4

Entrada
    23/09/2011
    Local
    Dourados/MS
    Citação Postado originalmente por marciomeurer Ver Post
    no manual da minha antiga strada tinha de uma vez por dia ligar o ar quente por 5 a 10 minutos... quando peguei ela eu fazia isso... ate o segundo dia depois nunca mais hahaha
    Eu invejo (?) quem da conta de seguir todas as recomendações do manual por mais tempo que isso kkk....
    Rapaz depois que perde a barda de carro novo, eu fico soh nas revisões e manutenções normais... Os preciosismos e detalhezinhos vão tudo pras cucuias hehehe.
    Na FIAT falavam que se eu colocasse os BF ia arrebentar o diferencial... Eu me segurei ate a 2a troca de pneu, depois coloquei os Mud, marretei as bandeja da suspensão, recortei aquele monte de plástico que ficava pegando no pneu e dexei a câmbagem zerada...
    Ela rodou mais 40.000 km antes de vender e NUNCA deu um motivo de arrependimento!

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Heraldo4x4 Ver Post
    Normalmente os veículos tem uma válvula de alívio de pressão que mais parece com um diafragma de borracha, pois se a cabine fosse completamente vedada, ficaria difícil fechar as portas com os vidros levantados, causaria desconforto nos ouvidos dos ocupantes. Então de forma alguma consegue-se gerar pressão positiva ou negativa no interior da cabine, a não ser que, o volume de ar que entra, seja muito maior do que o volume de ar que sai.
    Abs.
    O volume de ar que entra é exatamente o mesmo que sai, porem num momento infinitesimal ocorre uma compressão do ar e isso é mantido fazendo com que a pressão interna seja maior.
    Outro exemplo é ao abrir as janelas, existem um volume dentro da cabine com pressão maior que outras, pelo principio de Venturi.

Para aprofundar mais no assunto precisamos de um professor de Mec. Flu., quem tiver mais interesse talvez ache algo no Google.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Heraldo4x4 Ver Post
    Abs.
    É exatamente o que escrevi, pode até ser que por um curto espaço de tempo seja gerada uma dif. de pressão, mas após um momento já é normalizada ou mantida numa faixa tolerada pelo ser humano, caso do recirculo ou ventilação forçada e os vidros fechados.

Como o Thiago escreveu quando se abre uma janela é gerada a pressão e o efeito venturi, mas isso causaria a entrada de poeira do mesmo jeito, e é gerada uma dif. de pressão que se mantem num padrão aceitável e tem a entrada de ar mas tambem tem saída até porque se não chegaria num ponto que a pressão interna seria tão alta que o ar externo não conseguiria entrar e isso nós sabemos que não ocorre nas cabines automotivas.

Quanto a ligar o ar quente para limpeza do sistema de ar cond. isso não existe, o que vêm escrito nos manuais e realmente é o correto é após usar o ar condicionado ligar o ar quente para secar todo o sistema do vaporador, caixa e saídas do sistema do ar cond. porém isso só é válido se a pessoa realmente seguir este procedimento religiosamente e desde o carro 0km.
    Caso não seja feito alguma vez ou o tempo de utilização do ar quente não seja o suficiente para secar todo o sistema não adianta fazer mais, pois geralmente já tem-se bacterias e fungos no sistema (isso é normal) e com o ar quente sendo jogado num ambiente úmido que já possui fungos e bacterias eles apenas se proliferam mais facilmente fazendo totalmente o contrário do proposto.

Traduzindo até hoje eu não conheci ninguém que faça isso.

E quem estiver fazendo a apenas durante alguns certos período, só esta se prejudicando. Ainda mais se juntar água no sistema de ar condicionado, que já estará com fungos e bactérias, aí percebe-se o cheiro de mofo logo que aciona o ar.

Quanto a limpeza do sistema, a única e eficiente limpeza seria desmontar todo o sistema e lava-lo com sabão neutro as peças e seca-las muito bem, coisa que tambem ninguem faz, pois teria que desmontar todo o painel do veiculo e o custo seria altissimo, fora a possibilidade de aparecer ruidos após a montagem.

Portanto o segredo do ar condicionado e usá-lo normalmente, usar (se tiver a opção) o filtro de cabine, de preferencia o que tiver carvão ativado, fazendo trocas períodicas de acordo com o uso do veiculo, pois depende de aonde é utilizado, pode ser que dure 1 dia como pode durar 6 meses. E usar este higenizadores em spray que são desinfetantes que matam as bacterias e fungos, além de perfumarem o sistema.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Entrada
    23/09/2011
    Local
    Dourados/MS
    eu gostaria da ajuda de vcs em relação a uma duvida: afinal, aquele tal de angel eyes, tem finalidade alem da estética?
    e alguem sabe o tamanho que caberia na Triton? tem que comprar o conjunto todo ou da pra desmontar o farol e instalar?

outra coisa: o biquinho que joga água no vidro, tem como trocar? o carro da minha mulher (kia soul), tem um muuuito mais interessante que o da Triton, ao inves dele jogar um jato reto, ele faz como um bico em leque de pulverizador (pra quem esta familiarizado com lavoura), cobrindo uma area maior, sem a necessidade das palhetas correrem em uma parte ainda seca do vidro, riscando ele.
    e pra quem (como eu) coloca detergente no reservatorio de agua, a agua jah sai mais espumada, tirando os bixinhos do vidro melhor, e na lama tb eh muuuito melhor que o da triton..
    eu tentei arrancar o dela, mai a xarope não deixou... =(

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem