Postado originalmente por
Cadü Smith
Já ouvi histórias sobre combustíveis de tudo que é jeito . Um posto em Alagoas ou Sergipe, não lembro. O dono tinha um cano de descarga que ligava o excesso da fossa séptica direto no reservatório de diesel . O clássico é misturar com água, com esgoto foi novidade na época.
De qualquer forma escutei mais uma, pode ser lenda urbana, mas que eu desconfio de tudo um pouco , isso sim . Dizem por aí que existe uma diferenciação nos combustíveis vendidos dentro e fora das grandes cidades.
Meu carro é chato pra caramba com gasolina ruim. Motor japonês sem tropicalização, importação independente tem dessas mesmo , portanto tento aliviar pro coitado abastecendo com gasolina aditivada SEMPRE . O fato é que até em bons postos que abasteço por aqui em SP a diferença é brutal se comparado quando abasteço em outras cidades. Quando no interior ( Sorocaba/Itu ) , sempre postos de confiança, o carro anda que parece um jato . Melhora muito o torque e elasticidade, o motor fica mais redondo e mesmo em marcha lenta a gente percebe a diferença do barulho, o motor parece sofrer menos , fica mais regular . Em Ubatuba a mesma coisa, mas é ainda melhor a gasolina, anda DEMAIS, parece outro carro .
Em postos urbanos , também de confiança , o carro fica uma porcaria, meio travado, gastão, com menos força, tem que atolar mais o pé pra andar quase igual, mas não consegue nem assim. Lembrando que o motor é totalmente calibrado pra combustível japonês, 100% gasolina de qualidade , alta octanagem, sem álcool nem outras porcarias como as daqui . Dizem que existe uma malandragem que permite-se uma taxa maior de álcool, até 30%, em postos urbanos que é uma medida " ecologicamente" amigável . Levando em consideração o aumento da frota de carros flex , principalmente nas grandes cidade, o que seria um absurdo . Acaba gastando muito mais, e o carro estraga muito mais, e por aí vai .
Agora leia essa, acredite ou não, essa idéia do combustível urbano deu mais ou menos certo pq na verdade ninguém sabe nada, nem mecânicos, nem proprietários de veículos, a maioria das pessoas são leigas nesses assuntos mais detalhados, e fica fácil do governo fazer essas pilantragens sem que a população geral perceba. Sendo assim a mistura de álcool chegou ao óleo diesel , descobriu-se um aditivo que faz com que o álcool consiga se misturar com o diesel . Se reparar bem, todos aqueles ônibus ecológicos , a tal eco frota por aqui , todos eles fazem um barulho muito estranho e o cheiro é de diesel, mas é diferente , normal é que não é.
Meu pai tem uma Ranger 2.8 diesel, toda mecânica, bomba mecânica, etc... ele abastece nos mesmos lugares que eu, e sente os mesmos sintomas, quando comentei o fato com ele, ficou surpreso. " você também percebeu isso, filho ?!? " hehehe
Se for tomar esse caminho, sem chance dos carros europeus a diesel um dia andarem por aqui. Soube que por lá o diesel é tão refinado que chega a ser claro, quase como um querosene, e quem já " envenenou" um motorzão diesel usando metade do tanque com querosene sabe do que to falando, anda muito, e não faz quase nada de fumaça .
Se fosse depender do " bom censo " do governo eu não precisava pagar plano de saúde particular, nem faculdade e escola particular, tampouco advogado particular. Alguém aí confia neles ?
Como eu disse antes, desconfio um pouco de tudo .
Grato pelo tempo dedicado