x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de MIT4FUN
    Entrada
    28/01/2011
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    vcs viram o acidente do comediante shaolin?!?!?! bateu meio de frente, meio de lado em um caminhão. ele só está vivo pq ele estava em um pajero full. se fosse um automóvel teria pedaços dele pelo asfalto.
    e uma vez peguei carona no guincho da seguradora. o motorista me disse q a picape q ele mais pega em acidente é a hilux. mas sempre o motorista ou os passageiros estão vivos. ele disse q a picape fica destruida mas o pessoal sobrevive. e nos automoveis ele disse q batida de frente sempre morre alguem. infelizmente....
    Tem toda razão, a probabilidade de se machucar em um acidente em uma pick-ups ou SUV são bem menores que em um automóvel de passeio.

Abç

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Puxa vida, as opiniões se dividem. Tem aqueles que defendem picapes fielmente em dados momentos, e de repente nos vimos bombardeados de críticas às mesmas picapes...

Bom, respeitemos as críticas...mas as características de uma camioneta (picape ou SUV) se aproximam muito em aspectos de criarem um invólucro seguro ao condutor. No entanto, o que vemos nas estradas é uma total imprudência e a falta de respeito com o próximo. Então, de nada adiantará estar de Fusca ou com um Volvo se o condutor se comportar agressivamente, não respeitando a precária sinalização que temos.

Quanto ao comportamento das MIT em curva, confesso que nunca testei, já que não sou piloto de provas, etc. Apenas, como já relatei no tópico da Amarok, que seu desempenho e controle de estabilidade são realmente incríveis, mas não a exime de capotar. Quero dizer que estes recursos podem salvar vidas se você, por exemplo, se deparar com alguém ultrapassando numa curva e sua picape terá que sair da trajetória segura. Nestes momentos, esses recursos de segurança, como o ESP que a equipa, podem te salvar...

Saudações

Marco
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

As cosas nem sempre são o que parecem ser...

Detesto o copy/paste no fórum mas,...

O aparecimento dos SUV´s (sport utility vehicles) data de 1980, altura em que a indústria automóvel norte americana, face a um longo período de recessão, optou por uma estratégia de redução de custos na produção.

A fórmula era simples: encaixar uma cabine com interiores de luxo num chassi leve e de baixo custo com o formato de uma carrinha ou de um todo o terreno.

Esta estratégia permitiu às marcas manter as linhas de produção já existentes, bem como as peças de chassi utilizadas noutros modelos, reduzindo os custos drasticamente. Em pouco tempo, estes híbridos tornaram-se veículos extremamente populares, com especial incidência nos Estados Unidos, onde os grandes carros sempre tiveram muita aceitação.

Visto como um automóvel cosmopolita, desportivo e seguro, o SUV atingiu em 2002, nos EUA, uma quota de 22 por cento do mercado automóvel. Já na Europa, o caso muda de figura, onde a legislação penaliza os automóveis mais poluentes e com consumos elevados e o escoamento deste segmento no mercado apresenta valores bastante mais reduzidos.

Para além das questões ambientais e, apesar da sua popularidade, os SUV´s geraram nos EUA uma polémica em torno da sua segurança que chegou inclusivamente ao congresso. A robustez característica do SUV´s, naturalmente associada a uma sensação de segurança, faz com que as pessoas se sintam mais seguras ao volante destes familiares com carácter agressivo. Contudo, só em 2002 morreram nos Estados Unidos 42.850 pessoas em acidentes rodoviários. Os SUV e as Pick-up são responsáveis por mais de metade do aumento deste número em relação a 2001 (mais 734 fatalidades). Feitas as contas, este tipo de veículo representa uma fatia de 32% da mortalidade verificada, o que representa mais de 10.000 ocorrências por ano.

O perigo está do lado de fora...

Um dos principais perigos destes automóveis reside do lado de fora. Qualquer veículo de passageiros normal - para não falar em peões - que colida com um SUV, mesmo que ambos circulem a uma velocidade legal, corre sérios riscos de não voltar a pousar os pneus na estrada e os seus passageiros podem ficar em muito más condições. Neste acidente, é provável que o SUV sofra apenas algumas amolgadelas na chapa, ou pouco mais que isso. Por este motivo muitos americanos sentem-se protegidos ao volante destes automóveis. A compra de SUV´s tornou-se numa espécie de "corrida ao armamento" na estrada, em que se procura sempre um carro maior, para maior protecção.

SUV´s dão mais "cambalhotas"

A estatura alta que caracteriza os SUV´s potencia o perigo, para os outros veículos, em caso de colisão. No entanto, esta característica constitui um risco também, para os próprios passageiros e é uma das principais causas da insegurança dos SUV´s. O seu elevado centro de gravidade faz com que sejam muito mais susceptíveis ao capotamento. Nesta situação as estatísticas são também inequívocas: 35,2 por cento dos acidentes, nos EUA que envolvem capotamento envolveram SUV´s.

A facilidade de capotamento dos SUV´s com a agravante de que o seu tejadilho cede muito mais facilmente, devido ao seu peso – bastante superior ao de um veículo de passageiros normal - e ao material de construção - muitas vezes igual ao dos carros mais leves –, faz com que as consequências de um acidente num destes veículos sejam muito mais graves.

Apesar de tudo, na Europa a questão da insegurança nos SUV´s não é, de todo, preocupante. A legislação aplicada no Velho Continente é muito mais rígida em função da ergonomia dos automóveis e os modelos SUV que são, aqui, comercializados não têm a proporção dos modelos americanos - tanto a nível de dimensões como na quota de mercado.

A médio prazo, tendo em conta a crescente convergência de conceitos na construção automóvel a nível mundial, a tendência será a proliferação de SUV´s cada vez mais compactos com um carácter mais urbano, mais económicos e seguros: o Crossover. Este conceito tem sido amplamente defendido em muitos dos salões auto do novo milénio e, a ver pelas propostas das marcas (nomeadamente no salão de Genebra no passado mês de Março e no de Lisboa) será um adversário, com menos altura, à altura do SUV.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de leo_gontijo
    Entrada
    13/09/2007
    Local
    Divinópolis/MG
    Amigos,

Agradeço a todos pela solidariedade demonstrada com o ocorrido, mas graças a Deus ninguém teve nada e agora é bola pra frente.

Quanto a idéia do Volvo, acho o carro fantástico, é provavalmente uma das melhores opções. Quanto a Full, tem este vídeo abaixo que mostra bem o que quiz dizer sobre o carro.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=6Bpgs0tCPFw[/ame]

Como disse o amigo, no caso do acidente do Shaolin, acho q se fosse outro carro ao invés de uma Full o kra ja era. O Shaolin ainda deu o azar do caminhão pegar bem na porta dele, mas o carro se comportou bem na colisão. Segue abaixo um vídeo pra quem não viu o estado que ficou a Full dele:

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=lW33e_aO78Q[/ame]

Ontem a patroa pegou o City e está adorando o carrinho. Agora me resta comprar uma carroça veia por enquanto, até ajuntar a grana pra comprar uma viatura, que espero poder pegar até o meio do próximo ano.

Abraços

LEONARDO GONTIJO

Muito boa a discussão, mostra que os participantes estão conscientes dos riscos e estão abertos para novas idéias.
    Sobre o acidente do Shaolin, me pareceu estranho uma coisa : o caminhão está muito pouco destruído, apenas um pouco do para-choque esquerdo e cabine, mas em comparação com a full...
    Uma pergunta : esse carro tinha o airbag de proteção lateral? Mas dizer que teria sido pior com um carro de passeio eu não faria, porque não dá para saber qual seria o comportamento na hora (talvez ele saísse da frente, talvez o primeiro impacto poderia jogar o carro meio pro lado, rodopiando, e a pajeiro ficou firme com seu enorme peso contribuíndo para aumentar o estrago).
    Mas, de forma semelhante ao que aconteceu com o Fábio Barreto no Rio, a coluna lateral (aquela que na triton me deixava com uma pulga atrás da orelha), pegou na cabeça dos motoristas e acabou com ela.
    Infelizmente, no caso do Shaolin, tenho informações de dentro do Hc e parece que é MUITO difícil uma recuperação. Ou ele vai ficar em estado vegetativo ou vai entrar em óbito. Espero que estejam erradas, e que ele se recupere.
    Pelo jeito que minha triton amassou batendo de ré numa árvore, imagino o quanto ela iria amassar numa porrada forte. Precisamos ficar todos muito atentos, tentar resistir à tentação de andar rápido e rezar, torcer, para que nossos caminhos estejam sempre abertos, independentemente de qual veículo nos transporta. BOA VIAGEM !

Estou meio que redescobrindo o prazer de dirigir. Também, com um V6 na mão, ou você muda o hábito ou compra um posto, hehe.

Mas nas últimas semanas tenho viajado cumprindo a meta de manter 2500rpm, andando na pista da direita e deixando rolar.

A primeira vantagem óbvia é o consumo, tenho feito 9 a 10km/l de gasolina, dependendo do tipo de pista (se duplicada ou não).

A segunda grande vantagem é que agora ninguém mais tenta me cortar pela direita!
    TR4 2010 MT Lift 2”/Proteções/Rancho RS9000XL/Mangels Trópico/BF KM2/AVM/Totem/Garmin 60CSX
    Equiped by 4WD Brasil Powered by SFI Chips

Citação Postado originalmente por FDeotti Ver Post
    Estou meio que redescobrindo o prazer de dirigir. Também, com um V6 na mão, ou você muda o hábito ou compra um posto, hehe.

Mas nas últimas semanas tenho viajado cumprindo a meta de manter 2500rpm, andando na pista da direita e deixando rolar.

A primeira vantagem óbvia é o consumo, tenho feito 9 a 10km/l de gasolina, dependendo do tipo de pista (se duplicada ou não).

A segunda grande vantagem é que agora ninguém mais tenta me cortar pela direita!
    X2.: Essa é a melhor receita...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Milton C.
    Entrada
    25/10/2009
    Local
    Boracéia/SP
    No início, quando adquiri a picape, demorei um certo tempo pra conter a ansiedade de pisar fundo no acelerador. O carro parecia não ir, e é uma questão de costume.

Hoje, com mais tranquilidade e respeitando o carro, ando nessa faixa também, o consumo é excelente e as viajens ficaram mais prazerosas.

Abraços!

Já que o assunto é a segurança da Triton, no video abaixo tem uma imagem de uma triton capotada. Alguem acima fiocu em dúvida quanto a resistência da coluna do carro em relação ao seu peso no caso de um capotamento. Vendo o vídeo, e sem saber como foi o acidente, até que parece que a coluna resistiu bem....

O detalhe engraçado da reportagem é o reporter informado que o acidente foi entre um Marea e uma "Hilux L200"....

Segue o video

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=h8hud5pj9Pc&NR=1[/ame]
    DALTON PALHARES
    Triton/09 aut diesel - ex Tracker 07
    http://www.youtube.com/user/daltonpalhares?feature=mhw4

Eu não acho que a chamada célula de sobrevivência foi bem prezervada nesse acidente. Acabou com praticamente todo o espaço acima do volante, ou estou errado?

Acho que é difícil fazer uma avaliação mais apurada sem ter conhecimento do acidente e saber quantas vezes capotou, sua velocidade, etc. De qualquer forma, tem um tópico aqui no forum com imagens de uma dodge que capotou que me impressionou pela fragilidade, apesar de não saber também detalhes do acidente. Veja no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=83699&page=3

Vi ainda no youtube outro video de uma hilux cujo teto aparentou estar tão amassado quanto este da triton. Veja video abaixo:

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=yfSYx5eRERM[/ame]

E vale lembra ainda que o peso de uma pickup vai sempre fazer um bom estrago. Portanto, até achei que não foi muito, considerando ser uma pickup.
    DALTON PALHARES
    Triton/09 aut diesel - ex Tracker 07
    http://www.youtube.com/user/daltonpalhares?feature=mhw4

EXISTEM OUTROS FATORES IMPORTANTES NO CAPOTAMENTO.

TRABALHO COM EXAMES MÉDICOS RADIOLÓGICOS, INCLUSIVE EM TRAUMA, E PERCEBEMOS AO CONVERSAR COM OS PACIENTES QUE REALMENTE OS AIRBAS FAZEM DIFERENÇA EM COLISÕES FRONTAIS E LATERAIS.

MAS NO CAPOTAMENTO IMPORTA ÓBVIO O USO DO CINTO, SE AS COLUNAS SUPORTAM O PESO DO CARRO, EX - NA HILUX PICKUP SÃO TRES COLUNAS DE CADA LADO, NA SW4 QUATRO, TALVEZ ISSO FAÇA DIFERENÇA.

OUTRA QUESTÃO É A ALTURA DOS OCUPANTES, OS ALTOS(>1,80M) SE FERRAM NESSA HORA E UM IMPACTO AXIAL SOBRE A COLUNA É QUASE CERTO PARA OU TETRAPLEGIA, INFELIZMENTE NESSA HORA OS BAIXINHOS SAEM MELHOR

ENTÃO GIGANTÕES DO FORUM MAIS CUIDADO AINDA, SE CAPOTAR FERROU COM A VIDA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem