Postado originalmente por
Clezar
Bom pessoal, passados dois meses e 2.400 km acho que agora estou apto para falar da TR4.
Conforme o post 1416, peguei uma TR4 zero automática 4X4 em abril.
Até agora só alegria. Gostei muito do carro.
Ótima posição de dirigir apesar do banco que não ajuda muito. Meus dois últimos carros foram um New Civic 2008 e um i30 2010. Ambos tem bancos pra lá de confortáveis. Mas já sabia que o banco não era muito confortável então a adaptação foi tranquila. Tinha feito dois test drive, mas é no dia a dia que pude avaliar corretamente.
Realmente espaço interno não é sua virtude mas, como praticamente ando sozinho nela, pra mim não é problema. Temos uma CRV para viajar e andar com a família.
Gostei bastante da relação de marchas do cambio automático. Primeira marcha bem curta, o que dá agilidade no anda e para do transito. Como a velocidade média do transito de SP é muito baixa, o cambio se sai muito bem. Junte a isso o motor com grande torque em baixa rotação…. Na minha opnião muito gostosa de andar no transito!
Embora não tenha tido oportunidade ainda de pegar uma trilha, acho que a relação cambio x motor vai se mostrar muito boa nessas condições também.
Já na estrada, a conversa é outra. Apesar de ter pego somente uns 60 km de estrada já deu pra avaliar um pouco.
Realmente uma quinta marcha seria muito bem vinda. Mas também não estranhei muito. O i30 automático também é de 4 marchas. O comportamento do cambio foi bem semelhante.
Já na questão estabilidade não vou nem comentar. Quem compra uma TR4 deve ter em mente que está em um Jipe! Com desempenho e estabilidade de Jipe. Não tem cabimento comparar com outro carro. Ciente disso, na minha opinião, a questão de estabilidade acima de 100 Km/h foi satisfatória. Apesar de ser um Jipe, e de ser projetado para outro uso.
Embora já sabendo sobre o consumo elevado, nos primeiros tanques me assustei um pouco.
A recomendação que recebi quanto tirei da Mit era de usar gasolina BR Podium, mas devido ao Jipe ser flex poderia usar qualquer combustível, em qualquer proporção.
Nos dois primeiros tanques não consegui abastecer com a Podium, coloquei Shell VPower. Consumo no transito caótico de São Paulo ficou em 7,4 no primeiro tanque e 6,68 no segundo tanque. Nada animador. Ainda mais que estava com pé bem leve por conta do motor amaciando.
Culpa do trajeto que faço. Para escapar um pouco das grandes avenidas, circulo pelas ruas de bairro. Dai é um anda, para, farol, lombada, cruzamento e subida que não acaba mais. Com certeza isso não ajuda nada no consumo.
No terceiro tanque consegui colocar a Podium. Doeu no bolso! Se não me engano 3,70 o litro!
Mas o desempenho do carro mudou de água pra vinho! Parecia outro carro! Mais esperto pra acelerar e nas retomadas.
Fez 7,58 Km por litro no transito de SP.
Mas por esse preço e no transito de SP não dá pra rodar com Podim.
Li bastante a respeito e descobri um lance bacana. Nos EUA o pessoal usa uma mistura chamada E85. É basicamente 85% de etanol na gasolina. E por lá eles não usam o tanquinho de gasolina nas partidas a frio. Decidi experimentar. Coloquei 10 litros de Podim e completei o tanque com etanol. Novamente senti uma melhora significativa no desempenho.
Na minha opinião ela anda melhor no etanol do que na gasolina.
Saio sempre muito cedo de casa, e tem feito bastante frio ultimamente. Só ejetou gasolina em um dia que estava 9 graus! E pegou na primeira, sem nenhuma dificuldade. Nos outros dias não ejetou e pegou na primeira tentativa também. Com essa mistura tenho feito uma média de 7,30 Km litro de E85. Meu antigo i30 fazia 8,5 / 9 com gasolina!
Então na questão consumo estou satisfeito também.
É isso pessoal.
São as minhas primeiras impressões. Quando tiver novidade compartilho com vocês.
Abraço!