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  • #157

    Alteração do Sistema de Arrefecimento.




    Bom, hoje a tarde resolvi aparecer na concessionária para ver o que estavam fazendo no meu carro. Quando cheguei os técnicos estavam saindo com o carro para fazer um teste e me chamaram para ir com eles.

    Foi o técnico da fábrica dirigindo o carro, o mecânico no banco da frente com o laptop monitorando o funcionamento do motor e eu muito bem acomodado no banco de trás (afinal, vocês podem imaginar um cara com apenas 104 kg muito bem distribuídos em 1,94 m de altura).

    Bom, brincadeiras a parte, logo que sairam com o carro eu pude perceber que ele esta andando melhor. As retomadas estavam mais rápidas e a aceleração também. O carro estava parecendo outro. A velocidade subia muito rápido (ou então eu é que tenho o pé meio leve).

    Entramos na rodovia Anchieta com destino ao litoral. Comecei a perguntar o que havia sido feito no carro. Me disseram que revisaram pressão do turbo, bomba injetora, etc etc etc e que instalaram o tal de sistema de arrefecimento selado, que explicarei mais a frente o que é e como funciona.

    A grande alteração que aconteceu no carro (sem contar a performance) foi a temperatura de funcionamento do motor. Com o sistema original e sem forçar, o motor trabalha na temperatura de 93 a 95 graus. Agora ele está trabalhando entre 86 e 88.

    Descemos a serra e começamos a subir. Durante a subida, o técnico pisava no freio e no acelerador para tentar simular o carro carregado. Em nenhum momento a temperatura passou dos 95 graus. Ou seja, sem carregar o reboque, o ponteiro nem mexeu na subida da serra. Temos q levar em consideração que o tempo estva nublado e não estava quente aqui em SP hoje. Um fato curioso é que quando o carro estava com o giro baixo, a temperatura começava a passar dos 88. Quando reduzia a marcha e consequentemente subia-se o giro, a temperatura voltava rapidamente para os 88 graus. Isso ocorre devido ao sistema selado que foi instalado no meu carro.

    Neste primeiro teste, considero que o problema foi resolvido. Mas vamos ver amanhã, pois irei fazer o mesmo percurso puxando o reboque. Quero ver o que vai dar (não tirei fotos do motor pois o carro ainda está na concessionária)

    SISTEMA SELADO DE ARREFECIMENTO:
    Vou tentar explicar como funciona e depois vcs verão as fotos do motor do carro.
    No sistema selado, a medida que a agua do motor aquece, aumenta-se a pressão do sistema como um todo e isso traz duas consequências:
    1- a água circula com mais velocidade e mais pressão pelo motor/radiador; e
    2- aumenta-se o ponto de ebulição da agua, devido a pressão que se encontra no sistema.
    Estes dois fatores, aliado às regulagens que foram feitas no motor do carro fizeram com que temperaturda de funcionamento do motor ficasse num nível mais baixo e com isso o problema foi "supostamente" solucionado.
    - O reservatório onde colocamos a água no motor do carro foi removido, pois ele é um reservatório de expansão do sistema. Tanto que vc pode abri-lo com o motor quente que não existe problema. No lugar onde ele estava agora não tem mais nada. Só um espaço vazio.
    - Foi instalado um novo reservatório próximo ao filtro de ar e este reservatório tem uma entrada e uma saida para a água. A saída está ligada no motor, próxima a bomba de água e a entrada está ligada na tampa do radiador (que também foi substituida).
    Agora, a água do motor circula também por este reservatório. Ou seja, a agua esquenta, sai pela parte de cima do radiador, vai para este reservatório e entra novamente na parte de baixo do motor. Tudo isso sob pressão do próprio sistema. E tudo mais rapido do que no sistema convencional.
    Não foram feitas alterações na bomba d'água e nem em outras mangueiras do motor. O técnico me disse q não seriam necessárias estas alterações pois o sistema convencional já prevê este tipo de funcionamento.

    Não sei se consegui explicar direito pois o técnico não pôde me falar tudo direito. Acho q amanhã, se o teste puxando o reboque der certo, ele deve me passar maiores informações.

    Se eu pegar o carro amanhã, eu tiro as fotos e coloco tudo aqui.

    Um abraço,
    4X4 Brasil
    Alexandre K
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  • #158
    Essa estória ta mau explicada.
    Todo veículo hoje ou das ultimas duas ou três décadas, tem o sistema de arrefecimento selado. O de todas L200 com certeza é. Se eles trocaram o vazo de expansão por outro de outro tipo foi porque o antigo não estava funcionando direito, mas que o antigo também era selado.
    Pra fazer o motor trabalhar em temperatura mais baixa é só trocar a válvula termostática por outra com a faixa de temperatura mais baixa, mas isso não resolveria o problema do super aquecimento. Só retardaria o superaquecimento...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #159
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Essa estória ta mau explicada.
    Todo veículo hoje ou das ultimas duas ou três décadas, tem o sistema de arrefecimento selado. O de todas L200 com certeza é. Se eles trocaram o vazo de expansão por outro de outro tipo foi porque o antigo não estava funcionando direito, mas que o antigo também era selado.
    Pra fazer o motor trabalhar em temperatura mais baixa é só trocar a válvula termostática por outra com a faixa de temperatura mais baixa, mas isso não resolveria o problema do super aquecimento. Só retardaria o superaquecimento...
    Pois é Walter. Vamos ver o que vai rolar durante o dia de hoje.
    Mas o que posso de garantir é que no reservatório antigo que estava instalado na L200, a tampa dele era apenas de encaixe. Ou seja, ela não segurava nenhum tipo de pressão. Com isso, a água circulava no sistema estava na mesma pressão que a atmosfera.
    Agora, este novo reservatório tem uma tampa rosqueada, que "literalmente" veda todo o sistema. Por isso é que a água fica com uma pressão maior do que a pressão externa.

    Mas concordo com vc. Tá parecendo coisa do "além"!!!!

    Aguardem os próximos capítulos.
    Alexandre K
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  • #160
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    A minha válvula termostática foi trocada por uma que aciona mais cedo, o que melhorou foi que a temperatura não sobe de uma vez só, ela vai subindo aos poucos e a recuperação de temperatura ficou mais rápida. Dá para ir controlando o pé tentando ventilar o motor que a temperatura baixa mais rapidamente em alguns casos, em subidas muito longas não adianta nada.
    Alexandre
    quando puder me passe com detalhes o que fizeram no seu carro, pois tenho que levar o meu na concessionária e já quero chegar com a "solução" que deram para o seu caso.
    Agora uma coisa é certa, realmente existe erro de projeto, se estão trocando peças de um carro 0KM é por que sabem que existe este problema e o correto seria trocarem de todas.
    Vamos esperar...

  • #161
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Será que este sistema selado tem alguma coisa a ver com o da L200 RS de competição?
    Pela foto ela não tem tampa no radiador.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Aquecimento L200 Aut.-l200-rs-4g.jpg  

  • #162
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    texto achado na internet:

    Radiador selado - É o sistema de arrefecimento em que a água, quando se expande em razão do calor, é armazenada em um reservatório, evitando desperdícios do líquido. Resfriada, ela é reinserida no sistema. Nos sistemas antigos, a água que se expandia era eliminada por meio de um "ladrão", daí a necessidade de completar constantemente o nível da água em carros mais velhos.

  • #163
    Alexandre estranho demais sua história... sempre temos de ter um pé atras com estas concessionárias... uma pergunta bem interessante para ser feita: Se assim é melhor porque o carro já não vem de fábrica assim? Será que este pessoal tem a resposta?

    []'s,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #164
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Devem ter feito mais ou menos isso no seu carro.
    Concordo com nosso amigo Marcelo, porque já não vem assim de fábrica????
    Tá bem estranho essa história
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Aquecimento L200 Aut.-arrefecimento1.jpg  

  • #165
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Pois é Walter. Vamos ver o que vai rolar durante o dia de hoje.
    Mas o que posso de garantir é que no reservatório antigo que estava instalado na L200, a tampa dele era apenas de encaixe. Ou seja, ela não segurava nenhum tipo de pressão. Com isso, a água circulava no sistema estava na mesma pressão que a atmosfera.
    Agora, este novo reservatório tem uma tampa rosqueada, que "literalmente" veda todo o sistema. Por isso é que a água fica com uma pressão maior do que a pressão externa.

    Mas concordo com vc. Tá parecendo coisa do "além"!!!!

    Aguardem os próximos capítulos.
    Esse sistema também é selado, só que o reservatório não faz parte dele. Existe uma válvula que separa a parte de alta pressão do reservatório. Essa válvula deixa passar a água pro reservatória quando a pressão sobe e também permite o retorno da água quando a pressão fica negativa dentro do motor.
    Esse sistema tem uma desvantagem. Quando a água do reservatório acaba tem que completar no radiador também, mas o princípio de funcionamento é igual em todos...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #166
    Devem ter regulado o cambio e trocado a válvula juntamente com o reservatório de pressão, o câmbio deve estar mais direto (não sei se expliquei direito)

  • #167
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Esse sistema também é selado, só que o reservatório não faz parte dele. Existe uma válvula que separa a parte de alta pressão do reservatório. Essa válvula deixa passar a água pro reservatória quando a pressão sobe e também permite o retorno da água quando a pressão fica negativa dentro do motor.
    Esse sistema tem uma desvantagem. Quando a água do reservatório acaba tem que completar no radiador também, mas o princípio de funcionamento é igual em todos...
    Este é o sistema antigo, me parece que colocaram no carro do Alexandre o sistema igual da ranger, colocando apenas uma tampa p/ vedar o radiado e deixar passar a água livremente p/ o reservatório, reservatório esse que agora deve ser selado e com tampa de alta pressão assim como da ranger.

    Ferramenteiro, deve ser parecido c/ o da RS, porem vale ressaltar o tamanho do intercooler.
    4X4 Brasil
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #168
    Exatamente! O sistema antigo não é menos eficiente, mas o novo é mais confiavel.
    L200 Triton AT 3.2 2010

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