Viajei de Brasilia para o Rio (Macaé) 110/120 Km/h e tudo bem sempre controlando a temperatura (quando dava uma esticada a 140 e principalmente em subidas) o ponteio chegava até 1/4 do marcador ai era só tirar o pé e ele abaixava para o primeiro tracinho. No final da viajem me empolguei para chegar mais cedo, e segurei o pé (140 Km/h) em uma ultrapassagem 10 minutos depois o motor parou a tampa do vaso expansor pulou fora, enfim o motor ferveu sem marcar nada no painel.
quando desmontei o motor, havia detonado aneis e cilindos passando a compressão para o sistema de refrigeração mas não danificou o cabeçote.
O meu sistema de refrigeração foi todo modificado radiador gande de aliminio de 4 linha de dutos selado, vaso expansor de 4 litros e helice maoir de 10 pas com spool (sem embeagem viscosa) sistema esse que funcionou muito bem até o pesente momento.
Só por curiosidade será que alguem tem alguma esplicação para o ocorrido.