Postado originalmente por
Mil@
Pessoal.....venho aqui desabafar meu drama com minha L200 GLS 2003/2004 mecânica........
Gosto muito dela, porém começou com este problema de esquentar o ano passado. Lembro que a primeira vez que percebi foi num dia muito quente, e que eu estava com pressa, precisava percorrer algumas cidades antes que a noite caisse, foi então que andei com ela a 140/160 km/hr e o ponteiro encostou lá no vermelho.
Depois disto ela passou a esquentar somente às vezes, não era sempre, trabalho a 70 km de distância da cidade onde moro, e geralmente ela não esquentava neste trajeto, mas sempre esquentava qdo eu andava uma distância superior a 200km, e é importante resgistrar que eu nunca andava (e continuo nao andando) acima de 110km/hr, por motivo de economia de diesel e por amor a vida.
DAi começou a minha "via crucis".....percorri diversas oficinas de radiadores, e todos diziam para eu fazer o varetamento. Fiz a limpeza do radiador e nada adiantou. Voltei lá, e me falaram que era a tampa do radiador. Comprei a tampa paralela e nada adiantou novamente.
Então levei em uma oficina, resultado: cabeçote trincado. Comprei um cabeçote paralelo, paguei R$ 1350,00, pois o original era R$3000,00!! Comprei a junta paralela tbm....no total gastei uns R$ 2.500,00. Na concessionária não sairia por menos que cinco mil reais, acredito.
ENTRETANTO, ela continuou a esquentar
SEm mais saber o que fazer levei até a concessionária. Até então eu nunca tinha procurado este tema em algum forum, e perguntei, sei lá,por instinto talvez, se este problema de esquentar seria um problema cronico em L200. E o mecanico lá da MIT gaguejou e deu uma resposta vaga, dizendo : "bem, é, hmm, entao, talvez sim......" e mudou de assunto. Dai ele me disse que era a tampa do radiador, e acabei comprando a tampa original e............funcionou!!!!!!
Simmmm ela parou de esquentar!!
Fui feliz por uns 4 meses e de repente......voltou a esquentar numa viagem de 350 km de distância, e eu andando a 90/100km, e eu percebia q qto + eu pisasse + o ponteiro subia.
Em dezembro levei até uma oficina especializada (outra, não a mesma que já tinha trocado o cabeçote), e me disseram que "se o ponteiro subir até o meio é normal....", mesmo eu insistindo que o ponteiro não passava do meio pq eu não deixava, pq eu tirava o pé.
Atualmente, eu não posso nem andar dez quadras que o ponteiro já sobe e começa a borbulhar a agua do reservatório. É bom ressaltar que eu sempre notei que havia agua no reservatório,mas eu tinha que completar a agua do radiador.
Hj a deixei na oficina, disseram que o fato de borbulhar a agua é sintoma de problema na junta do cabeçote, e que talvez o cabeçote pode estar trincado

Depois que ela sair de lá, vou mandar varetar o radiador, e o cara me disse que vai modificar o radiador dela, e tbm mandei colocar o gel no ventilador, pois me disseram que ele está com muita folga....
Estou torcendo para o problema desta vez ser só a junta, e o orçamento de hj está em mil reais.....isto se não tiver problema algum no cabeçote!!
o mecanico me disse que NUNCA NUNCA se deve utilizar a junta de cabeçote paralela, pois somente a original é que dá certo no cabeçote, e eu li alguém postando lá no começo que realmente a junta só deve ser a original. Por isto estou deixando aqui o alerta.
Tirando isto, a minha está inteirona, sou a segunda proprietária, ela está com 146.000km rodados, e pretendo vende-la, traumatizei, não quero + L200! E pior que não tenho idéia de que carro comprar....
Depois eu posto aqui para dizer o resultado da oficina