
Bem ,primeiramente vou me apresentar , meu nome e Fabricio Covre ( SARDA) tenho uma pequena oficina automotiva ( Agendacar Automotors
quem tiver entere-se da uma olhada no face e aproveite para dar um joinha..rs) atendemos em geral apenas carros pequenos, a 2 semanas adquiri uma pajero gls-b, onde encontrei varios problemas, um deles era esta luz da tracao piscando o tempo todo,pelo menos eu nao encontrei muito material detalhado sobre o caso apenas informativos sobre possiveis defeitos, mau contato, solenoide..... pois bem mesmo nao tendo conhecimento algum com as mit resolvi verificar o sistema , a partir de uma chave de polaridade verifiquei todo o sistema de interruptores em todos os modos (2h,4h,4hlc,4llc) com cambio em posicao neutra e chave contato ligada(motor desligado) notei que todos os interruptores trabalham com pulso negativo ,sendo assim quando á pulso negativo(-) significa circuito fechado e pulso positivo(+) circuito aberto(no geral os com pulso (-) estao funcionando perfeitamente ja que quando defeituoso indicam circuito aberto o tempo todo) abaixo um esquema com á localizacao e polaridades que devem ser encontradas c tudo estiver correto (Obs este esquema foi feito por mim, baseado em uma pajero gls-b ano 99 automatica,nao sei informar c todas sao iguais )

No meu caso o interruptor de nr 1 estava com problemas indicando circuito aberto(+) no 2h , e neutro no 4h/4hlc
retirei o interruptor passei wd no pino de acionamento e o movimentei varias vezes ,testei com um multimetro no modo ohms e algumas vezes o sinal falhava passei mais wd conectei uma furadeira de baixa rotacao (para nao aquecer demais) a ponta do pino e acionava e desacionava com o pino girando por alguns segundos, testei novamente e tudo certo , refiz o teste de polaridade estando conforme o desenho, fiz o teste de volante , com a chave ligada em modo 2H as luzes de tracao continuaram a piscar , acionando o 4H a luz ficou acesa indicando tracionando , voltei para baixo do veiculo e testei o interruptor de numero 6 localizado na caixa de tracao dianteira , indicando circuito fechado (rodas dianteiras tracionando ) com as rodas dianteiras suspensas liguei o veiculo em 2H ( esta acao se torna nescessario devido o acionamento ser a vacuo) rodei as rodas para ajudar no desacoplamento mas nao desacoplo ( nao retirei o interruptor pois ao rodar as rodas estava claro que realmente as mesmas nao estavam livres , retirei a mangueira de vacuo do servo acionador que fica ao lado do diferencial dianteiro) onde constatei que nao tinha vacuo.


apos verificar as mangueiras cheguei ao solenoide que fica ao lado do filtro , com a ignicao ligada e motor desligado desconectei as mesma ouvindo um estalo de uma delas ,mesmo com alimentacao chegando normalmente(12v) uma delas nao estalava , apos teste de resistencia ohms com o multimetro constatou defeito da solenoide , troquei por outra ,no meu caso utilizei a do fiat uno era o que tinha, mais ja ouvi falar que a do gol fica mais original, refiz o teste do vacuo tudo certo ,conectei ao servo onde visualmente foi acionado apos algumas giradas nas rodas desacoplou aliviando as mesmas de cargas o int deu circuito aberto e tudo funciono como deveria...( obs Aqui mesmo no forum vi relatos de pessoas com este problema da luz , fizeram os testes e a tracao funcionava perfeitamente e chegaram ao cumulo de retirar as lampadas do painel , o problema e que caso o servo nao desacople o diferencial dianteiro o dispositivo de roda livre nao funcionara e as rodas ficarao conectadas direto,causando desgaste no sistema e consumo elevado de combustivel).
Aproveitando a deixa outro problema que me incomodou foi a bucha da alavanca da caixa de tracao , sintomas 4H normal ,para conectar 4HLC a alavanca ficava louca hora ia para esquerda hora para a direita mais engatava, 4LLC dificilmente engatava e as vezez quando engatava custava a desengatar travava, dica caso sua pajero engate a 4HLC sem ter que colocar a lavanca para esquerda conforme mostra o desendo da manopla , sua bucha ja era...mas fique tranquilo e bem facil ,apenas desmonte o console central , retire os parafusos da coifa da alavanca e finalmente 3 miseros parafusos da tampa da alavanca puxe para cima e verifique o estado da bucha ou o que sobrou dela,retire o maximo que puder dos destrocos da bucha antiga retire o pino que fica na horizontal ( com o uso de um saca pino ou um pocao bata no pino que ele sai ), va a um torneiro com este desenho tecnico (abaixo) retirado de um outro forum ( creditos ao autor na imagem) e faca o processo inverso e so alegria com passagens suaves e precisas...


Bem ja que a patroa brigou comigo por estar no pc ate esta hora , ja vi que nao vai ter jogo mesmo,entao vai mais uma rapidinha
para aqueles que tem o retrovisor externo solto ou batendo , para retirar o mecanismo interno existe apenas um unico parafuso na parte de baixo , olhe de baixo para cima e vera um furo que da direto a um parafuso philipis , solteo empurre o espelho para cima e puxe pronto agora ficou mais facil de resolver o problema(ao remontar de dois pingos de silicone no encaixe superior ajuda a evitar ruidos indesejáveis.
Galera peco desculpas antecipadamente pelos erros de portugues e por possiveis equivocos , lembrando que nao tenho experiencia alguma com estas maravilhas da mit ,caso alguem visualize algo que esteja em desconformidade fique a vontade para corrigir , caso tambem tenha alguma dica para enrriquecer o topico seja bem vindo att fabricio covre