Estou a poucos dias com um Pajero GLS-B 99/00 e a mesma estava com as lâmpadas do eixo dianteiro piscando no painel. Resolvido após a troca das solenoides do vácuo.
Antes e após a troca dos solenoides, o teste foi o mesmo e também o resultado. Suspendi o eixo dianteiro e com o motor desligado, girei uma roda e a outra também se moveu, o que atesta que as rodas-livres estão acopladas. Com a alavanca em 2H (4x2) e as rodas suspensas, verifiquei que ao girar uma roda, a outra gira e o cardã também gira. Com a alavanca em 4H (4x4 com diferencial central aberto), ocorre a mesma situação do 2H. Com 4HH (4x4 com dif. central bloqueado) ao girar uma roda, a outra gira, mas o cardã não gira, o mesmo ocorre quando a alavanca está em 4HLC (4x4 reduzido com dif. central bloqueado).
Com o motor ligado, pra fazer vácuo no sistema, efetuei os mesmos testes e nada mudou, exatamente o mesmo resultado.
A duvida principal é: Quando movimento a roda dianteira suspensa, o cardã dianteiro gira solidário ao diferencial dianteiro, quando o dif. central está aberto por conta das rodas-livres acopladas ou por conta de supostamente o 4x4 não estar sendo "desacionado" quando a alavanca está em 2h (4x2)??
A minha conclusão é que o problema está no atuador das rodas livres que não está desacoplando fazendo os semi-eixos girarem e o cardão solidário gira tbem??
Estou errado?