Agora em fevereiro sai de um troller bem equipado (nao era um monstro nao), mas tinha guincho, pneus mud 33, lift de 2" e outras coisas. Bem no trecho entre Humaita e Labrea estavamos em 5 viaturas e todas muito bem preparadas uns até com pneus 38", e em determinada situacao estavam os 5 atolados onde os guinchos, pranchas, pneus etc nao puderam fazer nada, estavamos mais ou menos a uns 70 metros um do outro e sem ponto de ancoragem. Resumindo. Passamos a noite atolados na lama. Quando chegamos em Labrea um camioneiro deu a ideia de levarmos juntos uma ponta de eixo de caminhao que serveria de ancora a qualquer momento. É claro que foi uma situacao extrema, mas essa simples ferramenta me trouxe para casa.
Hoje estou com uma pajero full, e de fato nao quero mexer muito nela, e nem vou por ela em situacoes extremas como descrevi acima, portanto esse guincho portatil ( 1500 kg) e a ponta de eixo acredito que deva ser sim uma solucao. Afinal nao tenho a intensao de atolar o carro onde meia duzia de pessoas empurrando nao tiraria. E acho que esses guincho fazem a forca de meia duzia ou mais.